A revista da Escola Bíblica Dominical e as contribuições para o ensino e aprendizagem da leitura.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
Texto Completo: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4281 |
Resumo: | A presente pesquisa buscou analisar a revista do 4º trimestre da Escola Bíblica Dominical da classe dos juniores em uma igreja da Assembleia de Deus, em relação ao Eixo Leitura do ensino da Língua Portuguesa. O trabalho está baseado teoricamente na compreensão de leitura e letramento segundo Boff (1997) e Soares (2002), nas concepções de Gadotti (2005), Gohn (2006 e 2014) e Libâneo (2001) a respeito de educação não-formal, e nas orientações para o ensino da leitura presentes na BNCC (2017). Trata-se de uma pesquisa documental de perspectiva qualitativa de acordo com Chizzotti (1998). Utilizamos um conjunto de instrumentos metodológicos pertinentes à metodologia da análise de conteúdo de acordo com Moraes (1999) e Bardin (2010). Tivemos por objetivos: descrever a estrutura da revista e sua utilização; identificar, categorizar e analisar o conteúdo das parábolas contidas na lição “As histórias de Jesus”, e sua relação com o Eixo Leitura da Língua Portuguesa presente na BNCC; e indicar como a linguagem utilizada nos textos pode auxiliar na compreensão e/ou utilização metáforas. Ao final da investigação foi possível perceber os aspectos da revista que ajudam a desenvolver habilidades para a formação de bons leitores. |
id |
UFRPE_9922dfde68533674a15cce7dcea382d3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace:123456789/4281 |
network_acronym_str |
UFRPE |
network_name_str |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
repository_id_str |
https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612 |
spelling |
A revista da Escola Bíblica Dominical e as contribuições para o ensino e aprendizagem da leitura.Educação não-formalLeitura - Estudo e ensinoA presente pesquisa buscou analisar a revista do 4º trimestre da Escola Bíblica Dominical da classe dos juniores em uma igreja da Assembleia de Deus, em relação ao Eixo Leitura do ensino da Língua Portuguesa. O trabalho está baseado teoricamente na compreensão de leitura e letramento segundo Boff (1997) e Soares (2002), nas concepções de Gadotti (2005), Gohn (2006 e 2014) e Libâneo (2001) a respeito de educação não-formal, e nas orientações para o ensino da leitura presentes na BNCC (2017). Trata-se de uma pesquisa documental de perspectiva qualitativa de acordo com Chizzotti (1998). Utilizamos um conjunto de instrumentos metodológicos pertinentes à metodologia da análise de conteúdo de acordo com Moraes (1999) e Bardin (2010). Tivemos por objetivos: descrever a estrutura da revista e sua utilização; identificar, categorizar e analisar o conteúdo das parábolas contidas na lição “As histórias de Jesus”, e sua relação com o Eixo Leitura da Língua Portuguesa presente na BNCC; e indicar como a linguagem utilizada nos textos pode auxiliar na compreensão e/ou utilização metáforas. Ao final da investigação foi possível perceber os aspectos da revista que ajudam a desenvolver habilidades para a formação de bons leitores.This research aimed to analyze the magazine of the 4th trimester of the Sunday School of the Juniors class in an Assembly of God church, in relation to the Reading Axis of the teaching of the Portuguese Language. The work is theoretically based on reading and literacy comprehension according to Boff (1997) and Soares (2002), Gadotti (2005), Gohn (2006 and 2014) and Libiliar (2001) conceptions about non-formal education, and in the guidelines for teaching reading in the BNCC (2017). This is a documentary research from a qualitative perspective according to Chizzotti (1998). We used a set of methodological tools pertinent to the content analysis methodology according to Moraes (1999) and Bardin (2010). We sought to: describe the journal's structure and its use; identify, categorize and analyze the content of the parables contained in the lesson “The Stories of Jesus”, and their relationship with the Portuguese Language Reading Axis present in the BNCC; and indicate how language used in texts can assist in understanding and / or using metaphors. So that at the end of the investigation it was possible to understand the aspects of the magazine that help to develop skills for the formation of good readers.BrasilSilva, Fabiana Cristina dahttp://lattes.cnpq.br/5376731502521919http://lattes.cnpq.br/6908776370908653Beserra, Hadassa dos Santos2023-03-30T20:51:31Z2023-03-30T20:51:31Z2019-12-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis46 f.application/pdfBeserra, Hadassa dos Santos. A revista da Escola Bíblica Dominical e as contribuições para o ensino e aprendizagem da leitura. 2019. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4281porAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2023-03-30T20:51:58Zoai:dspace:123456789/4281Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122023-03-30T20:51:58Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A revista da Escola Bíblica Dominical e as contribuições para o ensino e aprendizagem da leitura. |
title |
A revista da Escola Bíblica Dominical e as contribuições para o ensino e aprendizagem da leitura. |
spellingShingle |
A revista da Escola Bíblica Dominical e as contribuições para o ensino e aprendizagem da leitura. Beserra, Hadassa dos Santos Educação não-formal Leitura - Estudo e ensino |
title_short |
A revista da Escola Bíblica Dominical e as contribuições para o ensino e aprendizagem da leitura. |
title_full |
A revista da Escola Bíblica Dominical e as contribuições para o ensino e aprendizagem da leitura. |
title_fullStr |
A revista da Escola Bíblica Dominical e as contribuições para o ensino e aprendizagem da leitura. |
title_full_unstemmed |
A revista da Escola Bíblica Dominical e as contribuições para o ensino e aprendizagem da leitura. |
title_sort |
A revista da Escola Bíblica Dominical e as contribuições para o ensino e aprendizagem da leitura. |
author |
Beserra, Hadassa dos Santos |
author_facet |
Beserra, Hadassa dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Fabiana Cristina da http://lattes.cnpq.br/5376731502521919 http://lattes.cnpq.br/6908776370908653 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Beserra, Hadassa dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação não-formal Leitura - Estudo e ensino |
topic |
Educação não-formal Leitura - Estudo e ensino |
description |
A presente pesquisa buscou analisar a revista do 4º trimestre da Escola Bíblica Dominical da classe dos juniores em uma igreja da Assembleia de Deus, em relação ao Eixo Leitura do ensino da Língua Portuguesa. O trabalho está baseado teoricamente na compreensão de leitura e letramento segundo Boff (1997) e Soares (2002), nas concepções de Gadotti (2005), Gohn (2006 e 2014) e Libâneo (2001) a respeito de educação não-formal, e nas orientações para o ensino da leitura presentes na BNCC (2017). Trata-se de uma pesquisa documental de perspectiva qualitativa de acordo com Chizzotti (1998). Utilizamos um conjunto de instrumentos metodológicos pertinentes à metodologia da análise de conteúdo de acordo com Moraes (1999) e Bardin (2010). Tivemos por objetivos: descrever a estrutura da revista e sua utilização; identificar, categorizar e analisar o conteúdo das parábolas contidas na lição “As histórias de Jesus”, e sua relação com o Eixo Leitura da Língua Portuguesa presente na BNCC; e indicar como a linguagem utilizada nos textos pode auxiliar na compreensão e/ou utilização metáforas. Ao final da investigação foi possível perceber os aspectos da revista que ajudam a desenvolver habilidades para a formação de bons leitores. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-19 2023-03-30T20:51:31Z 2023-03-30T20:51:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Beserra, Hadassa dos Santos. A revista da Escola Bíblica Dominical e as contribuições para o ensino e aprendizagem da leitura. 2019. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019. https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4281 |
identifier_str_mv |
Beserra, Hadassa dos Santos. A revista da Escola Bíblica Dominical e as contribuições para o ensino e aprendizagem da leitura. 2019. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019. |
url |
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4281 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR openAccess info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
46 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) instacron:UFRPE |
instname_str |
Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) |
instacron_str |
UFRPE |
institution |
UFRPE |
reponame_str |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
collection |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio.sib@ufrpe.br |
_version_ |
1802120148370325504 |