A ludicidade em estudos que abordam a natação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavalcanti, Catarina Gusmão Ferraz
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1422
Resumo: Com o objetivo de estudar a ludicidade como recurso facilitador do ensino da natação infantil e identificar esta forma de abordagem em publicações científicas que tratam a natação infantil, o presente estudo foi realizado tomando como base, textos publicados no período entre os anos de 2000 e 2017 em bases de dados reconhecidas da literatura científica. Selecionadas 16 obras dentre os critérios previamente determinados, foi elaborado um quadro contendo dados referentes a cada documento como, o tipo do trabalho, seus objetivos e os resultados obtidos. Diante da análise de tais resultados, pôde-se perceber que os estudos que tratam a ludicidade na natação infantil, são de extrema importância para o meio acadêmico e para profissionais da Educação Física já que os métodos que fazem uso da ludicidade na natação infantil obtiveram melhores resultados nesta pesquisa. Em sendo assim, é proposto pelos autores deste trabalho que o material resultante desta pesquisa possa servir como base teórica para profissionais voltados ao ensino da natação infantil.
id UFRPE_9dff7187f38de75649d69116a1a9c493
oai_identifier_str oai:dspace:123456789/1422
network_acronym_str UFRPE
network_name_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository_id_str https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612
spelling A ludicidade em estudos que abordam a natação infantilNatação para crianças - Ensino e estudoEstratégias de aprendizagemPsicomotricidadeCom o objetivo de estudar a ludicidade como recurso facilitador do ensino da natação infantil e identificar esta forma de abordagem em publicações científicas que tratam a natação infantil, o presente estudo foi realizado tomando como base, textos publicados no período entre os anos de 2000 e 2017 em bases de dados reconhecidas da literatura científica. Selecionadas 16 obras dentre os critérios previamente determinados, foi elaborado um quadro contendo dados referentes a cada documento como, o tipo do trabalho, seus objetivos e os resultados obtidos. Diante da análise de tais resultados, pôde-se perceber que os estudos que tratam a ludicidade na natação infantil, são de extrema importância para o meio acadêmico e para profissionais da Educação Física já que os métodos que fazem uso da ludicidade na natação infantil obtiveram melhores resultados nesta pesquisa. Em sendo assim, é proposto pelos autores deste trabalho que o material resultante desta pesquisa possa servir como base teórica para profissionais voltados ao ensino da natação infantil.With the objective of studying playfulness as a facilitating resource for children's swimming teaching and to identify this approach in scientific publications dealing with children's swimming, this study was carried out based on texts published between 2000 and 2017 in databases recognized by the scientific literature. After selecting 16 works among the previously determined criteria, a table was prepared containing data referring to each document as the type of work, its objectives and the results obtained. Before the evaluation of these results, it was possible to perceive that the studies that deal with playfulness in children's swimming are extremely important for the academic environment and for Physical Education professionals since the methods that make use of playfulness in children's swimming have obtained better results in this research. Therefore, it is proposed by the authors of this work that the material resulting from this research can serve as a theoretical basis for professionals focused on teaching children's swimming.BrasilLindoso, Rosângela Cely Brancohttp://lattes.cnpq.br/4809577755948075http://lattes.cnpq.br/3076590717855221Cavalcanti, Catarina Gusmão Ferraz2019-09-03T13:11:18Z2019-09-03T13:11:18Z2019-07-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis41 f.application/pdfCAVALCANTI, Catarina Gusmão Ferraz. A ludicidade em estudos que abordam a natação infantil. 2019. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1422porAtribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-AS 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2019-09-03T13:11:19Zoai:dspace:123456789/1422Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122019-09-03T13:11:19Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
dc.title.none.fl_str_mv A ludicidade em estudos que abordam a natação infantil
title A ludicidade em estudos que abordam a natação infantil
spellingShingle A ludicidade em estudos que abordam a natação infantil
Cavalcanti, Catarina Gusmão Ferraz
Natação para crianças - Ensino e estudo
Estratégias de aprendizagem
Psicomotricidade
title_short A ludicidade em estudos que abordam a natação infantil
title_full A ludicidade em estudos que abordam a natação infantil
title_fullStr A ludicidade em estudos que abordam a natação infantil
title_full_unstemmed A ludicidade em estudos que abordam a natação infantil
title_sort A ludicidade em estudos que abordam a natação infantil
author Cavalcanti, Catarina Gusmão Ferraz
author_facet Cavalcanti, Catarina Gusmão Ferraz
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lindoso, Rosângela Cely Branco
http://lattes.cnpq.br/4809577755948075
http://lattes.cnpq.br/3076590717855221
dc.contributor.author.fl_str_mv Cavalcanti, Catarina Gusmão Ferraz
dc.subject.por.fl_str_mv Natação para crianças - Ensino e estudo
Estratégias de aprendizagem
Psicomotricidade
topic Natação para crianças - Ensino e estudo
Estratégias de aprendizagem
Psicomotricidade
description Com o objetivo de estudar a ludicidade como recurso facilitador do ensino da natação infantil e identificar esta forma de abordagem em publicações científicas que tratam a natação infantil, o presente estudo foi realizado tomando como base, textos publicados no período entre os anos de 2000 e 2017 em bases de dados reconhecidas da literatura científica. Selecionadas 16 obras dentre os critérios previamente determinados, foi elaborado um quadro contendo dados referentes a cada documento como, o tipo do trabalho, seus objetivos e os resultados obtidos. Diante da análise de tais resultados, pôde-se perceber que os estudos que tratam a ludicidade na natação infantil, são de extrema importância para o meio acadêmico e para profissionais da Educação Física já que os métodos que fazem uso da ludicidade na natação infantil obtiveram melhores resultados nesta pesquisa. Em sendo assim, é proposto pelos autores deste trabalho que o material resultante desta pesquisa possa servir como base teórica para profissionais voltados ao ensino da natação infantil.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-03T13:11:18Z
2019-09-03T13:11:18Z
2019-07-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CAVALCANTI, Catarina Gusmão Ferraz. A ludicidade em estudos que abordam a natação infantil. 2019. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1422
identifier_str_mv CAVALCANTI, Catarina Gusmão Ferraz. A ludicidade em estudos que abordam a natação infantil. 2019. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
url https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1422
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-AS 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
openAccess
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-AS 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 41 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron:UFRPE
instname_str Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron_str UFRPE
institution UFRPE
reponame_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
collection Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository.name.fl_str_mv Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.sib@ufrpe.br
_version_ 1809277147397750784