A formação de professores diante da educação inclusiva: uma análise curricular dos cursos de licenciatura em educação física das Universidades Públicas de Pernambuco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Jéssica Pryscila Oliveira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1420
Resumo: O Presente estudo discorre sobre o currículo no contexto da perspectiva inclusiva nos cursos de licenciatura em Educação física. Teve por objetivo geral: analisar de que forma a perspectiva inclusiva se apresenta nos currículos das Universidades Públicas do Estado de Pernambuco e como objetivos específicos: a)compreender os aspectos conceituais e históricos da Educação Física Inclusiva; b)Problematizar a Educação Física Inclusiva enquanto componente curricular; c)Identificar aproximações e distanciamentos das disciplinas nas matrizes curriculares com a temática Educação Física Inclusiva. A pesquisa tomou por referências norteadoras para sua produção a Declaração de Salamanca (1994), Stainback e Stainback (1999), entre outros autores e documentos, bem como, o Projeto Político Pedagógico de cada instituição aqui estudada. Para tratar das questões relacionadas ao histórico das pessoas com deficiência, trazemos Sassaki (2003), Amiralian (2000), entre outros, questões relativas ao contexto histórico do currículo, trazemos Goodson (1995), Moreira (1999), entre outros. E questões ligadas à educação, Garcia (1999), entre outros. Baseou-se na abordagem metodológica de pesquisa de natureza qualitativa, do tipo exploratória. Para tanto a técnica de coleta de dados utilizada como instrumento foi: a análise documental. Onde foram analisados programas de disciplinas que tem como eixo temático, a inclusão e para compreensão e tratamentos dos dados, usou-se a análise de conteúdo. Conclui-se que currículo das universidades de Pernambuco nos cursos de Licenciatura em Educação Física apesar de constar em sua matriz curricular constar disciplinas voltadas para a inclusão, isto não se evidencia no contexto educacional para o ensino no contexto educacional inclusivo, onde requer que seja oferecido maior suporte para a materialização dos conhecimentos da Educação Física. Sendo importante ampliar e aperfeiçoar a perspectiva da Inclusão no curso, para que assim os discentes e futuros professores, sintam-se aptos e habilitados para atuação educacional na perspectiva da inclusão. O trabalho apresenta de modo sucinto, aspectos relacionados á formação acadêmica para professores do curso de Educação Física, ofertada pelas Universidades Públicas de Pernambuco por meio da grade curricular.
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A pesquisa tomou por referências norteadoras para sua produção a Declaração de Salamanca (1994), Stainback e Stainback (1999), entre outros autores e documentos, bem como, o Projeto Político Pedagógico de cada instituição aqui estudada. Para tratar das questões relacionadas ao histórico das pessoas com deficiência, trazemos Sassaki (2003), Amiralian (2000), entre outros, questões relativas ao contexto histórico do currículo, trazemos Goodson (1995), Moreira (1999), entre outros. E questões ligadas à educação, Garcia (1999), entre outros. Baseou-se na abordagem metodológica de pesquisa de natureza qualitativa, do tipo exploratória. Para tanto a técnica de coleta de dados utilizada como instrumento foi: a análise documental. Onde foram analisados programas de disciplinas que tem como eixo temático, a inclusão e para compreensão e tratamentos dos dados, usou-se a análise de conteúdo. Conclui-se que currículo das universidades de Pernambuco nos cursos de Licenciatura em Educação Física apesar de constar em sua matriz curricular constar disciplinas voltadas para a inclusão, isto não se evidencia no contexto educacional para o ensino no contexto educacional inclusivo, onde requer que seja oferecido maior suporte para a materialização dos conhecimentos da Educação Física. Sendo importante ampliar e aperfeiçoar a perspectiva da Inclusão no curso, para que assim os discentes e futuros professores, sintam-se aptos e habilitados para atuação educacional na perspectiva da inclusão. O trabalho apresenta de modo sucinto, aspectos relacionados á formação acadêmica para professores do curso de Educação Física, ofertada pelas Universidades Públicas de Pernambuco por meio da grade curricular.The present study discusses the curriculum in the context of the inclusive perspective in undergraduate courses in Physical Education. It had as a general objective: to analyze how the inclusive perspective is presented in the curricula of the Public Universities of the State of Pernambuco and as specific objectives: a) to understand the conceptual and historical aspects of Inclusive Physical Education; b) To problematize Inclusive Physical Education as a curricular component; c) To identify approximations and distances of the disciplines in the curricular matrices with the theme of Inclusive Physical Education. The research took as guiding references for its production the Declaration of Salamanca (1994), Stainback and Stainback (1999), among other authors and documents, as well as, the Political Pedagogical Project of each institution studied here. To address the issues related to the history of people with disabilities, we bring Sassaki (2003), Amiralian (2000), among others, questions related to the historical context of the curriculum, we bring Goodson (1995), Moreira (1999), among others. And issues related to education, Garcia (1999), among others. It was based on the methodological approach of research of qualitative nature, of the exploratory type. For this, the technique of data collection used as an instrument was: the documentary analysis. Where subjects' programs were analyzed that have thematic axis, the inclusion and for the understanding and treatment of the data, the content analysis was used. It is concluded that the curriculum of the universities of Pernambuco in the undergraduate courses in Physical Education, despite the inclusion in their curricular matrix of disciplines focused on i nclusion, this is not evident in the educational context, where it requires that greater support be provided for the materialization of the knowledge of the PE. It is important to broaden and perfect the perspective of Inclusion in the course, so that the students and future teachers, feel apt and qualified for educational action in the perspective of inclusion. The paper presents succinctly aspects related to the academic formation for teachers of the Physical Education course, offered by the Public Universities of Pernambuco through the curriculum.BrasilLindoso, Rosângela Cely Brancohttp://lattes.cnpq.br/4539543104902351http://lattes.cnpq.br/3076590717855221Martins, Jéssica Pryscila Oliveira2019-09-03T13:11:01Z2019-09-03T13:11:01Z2019-07-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis65 f.application/pdfMARTINS, Jéssica Pryscila Oliveira. A formação de professores diante da educação inclusiva: uma análise curricular dos cursos de licenciatura em educação física das Universidades Públicas de Pernambuco. 2019. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1420porAtribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-AS 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2019-09-03T13:11:02Zoai:dspace:123456789/1420Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122019-09-03T13:11:02Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
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