Guia didático para iniciantes em astronomia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
Texto Completo: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4594 |
Resumo: | O guia didático “Guia didático para iniciantes em astronomia” trata-se de um material instrucional cujo objetivo é servir como material de apoio para aulas do ensino médio, como também servir de manual para uso amador astronômico. De modo que qualquer leitor, ao ter acesso, possa ler e compreender facilmente os conhecimentos trazidos e a realização de suas atividades. Sua proposta também está atrelada a oferecer um material de baixo custo e acessível a todas as pessoas independente de classes socioeconômicas. O guia é composto por orientações de observação do céu a olho nu, leitura de materiais externos e questionamentos provenientes da temática acerca da compreensão do universo, informações sobre localização geográfica na esfera terrestre, características e diferenças entre astros e estrelas, posição das constelações e etc. No processo de elaboração do guia foram realizadas as seguintes etapas: fichamento dos temas, pesquisa textual, design gráfico, ilustrações, recursos pedagógicos e recursos tecnológicos. Pode-se concluir que o guia pode ser utilizado como um material pedagógico, no contexto escolar devido ao seu caráter interdisciplinar e crítico, estando alinhado às novas propostas da BNCC e do Novo Ensino Médio em relação ao ensino das ciências da natureza. Também apresenta uma leitura simples e fluida, com recursos tecnológicos mais atuais e utilização de imagens de aplicativos com a intenção de atrair seus leitores. |
id |
UFRPE_a39455ee822710b5af73ef910918f6d8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace:123456789/4594 |
network_acronym_str |
UFRPE |
network_name_str |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
repository_id_str |
https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612 |
spelling |
Guia didático para iniciantes em astronomiaAstronomiaGuiasMaterial didáticoEnsino médioO guia didático “Guia didático para iniciantes em astronomia” trata-se de um material instrucional cujo objetivo é servir como material de apoio para aulas do ensino médio, como também servir de manual para uso amador astronômico. De modo que qualquer leitor, ao ter acesso, possa ler e compreender facilmente os conhecimentos trazidos e a realização de suas atividades. Sua proposta também está atrelada a oferecer um material de baixo custo e acessível a todas as pessoas independente de classes socioeconômicas. O guia é composto por orientações de observação do céu a olho nu, leitura de materiais externos e questionamentos provenientes da temática acerca da compreensão do universo, informações sobre localização geográfica na esfera terrestre, características e diferenças entre astros e estrelas, posição das constelações e etc. No processo de elaboração do guia foram realizadas as seguintes etapas: fichamento dos temas, pesquisa textual, design gráfico, ilustrações, recursos pedagógicos e recursos tecnológicos. Pode-se concluir que o guia pode ser utilizado como um material pedagógico, no contexto escolar devido ao seu caráter interdisciplinar e crítico, estando alinhado às novas propostas da BNCC e do Novo Ensino Médio em relação ao ensino das ciências da natureza. Também apresenta uma leitura simples e fluida, com recursos tecnológicos mais atuais e utilização de imagens de aplicativos com a intenção de atrair seus leitores.The didatic guide "A Beginner's Guide to Astronomy: First Steps to Observing the Constellations" is an instructional material that aims to serve as support material for high school classes, as well as a manual for astronomical amateur use. Though any reader, having access, can easily read and understand the knowledge brought and perform their activities. Its proposal is also linked to offering low-cost material to be accessible to all people, regardless of socioeconomic class. The guide consists of orientations for observing the sky with the naked eye, reading external materials and questions arising from the theme about understanding the universe, information about geographic location in the terrestrial sphere, characteristics and differences between stars and stars, position of the constellations, etc. In the process of elaborating the guide, the following steps were carried out: recording the themes, textual research, graphic design, illustrations, pedagogical resources and technological resources. It can be concluded that the guide can be used as a pedagogical material in the school context due to its interdisciplinary character and critical thinking, being aligned with the new proposals of the BNCC (Base Nacional Comum Curricular) and the new model of school, the New High School, in relation to the teaching of natural sciences. It also presents a simple and fluid reading, with the most current technological resources and the use of application images with the intention of attracting its readers.BrasilMiranda, Antônio Carlos da Silvahttp://lattes.cnpq.br/1237022223714693http://lattes.cnpq.br/3236324734090101Silva, Erika Gracyele daAraújo, Matheus Levy Costa Viana de2023-05-31T16:12:24Z2023-05-31T16:12:24Z2022-06-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis91 f.application/pdfSILVA, Erika Gracyele da; ARAÚJO, Matheus Levy Costa Viana de. Guia didático para iniciantes em astronomia. 2022. 91 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Astronomia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4594porAtribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BRopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2023-05-31T16:12:27Zoai:dspace:123456789/4594Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122023-05-31T16:12:27Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Guia didático para iniciantes em astronomia |
title |
Guia didático para iniciantes em astronomia |
spellingShingle |
Guia didático para iniciantes em astronomia Silva, Erika Gracyele da Astronomia Guias Material didático Ensino médio |
title_short |
Guia didático para iniciantes em astronomia |
title_full |
Guia didático para iniciantes em astronomia |
title_fullStr |
Guia didático para iniciantes em astronomia |
title_full_unstemmed |
Guia didático para iniciantes em astronomia |
title_sort |
Guia didático para iniciantes em astronomia |
author |
Silva, Erika Gracyele da |
author_facet |
Silva, Erika Gracyele da Araújo, Matheus Levy Costa Viana de |
author_role |
author |
author2 |
Araújo, Matheus Levy Costa Viana de |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Miranda, Antônio Carlos da Silva http://lattes.cnpq.br/1237022223714693 http://lattes.cnpq.br/3236324734090101 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Erika Gracyele da Araújo, Matheus Levy Costa Viana de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Astronomia Guias Material didático Ensino médio |
topic |
Astronomia Guias Material didático Ensino médio |
description |
O guia didático “Guia didático para iniciantes em astronomia” trata-se de um material instrucional cujo objetivo é servir como material de apoio para aulas do ensino médio, como também servir de manual para uso amador astronômico. De modo que qualquer leitor, ao ter acesso, possa ler e compreender facilmente os conhecimentos trazidos e a realização de suas atividades. Sua proposta também está atrelada a oferecer um material de baixo custo e acessível a todas as pessoas independente de classes socioeconômicas. O guia é composto por orientações de observação do céu a olho nu, leitura de materiais externos e questionamentos provenientes da temática acerca da compreensão do universo, informações sobre localização geográfica na esfera terrestre, características e diferenças entre astros e estrelas, posição das constelações e etc. No processo de elaboração do guia foram realizadas as seguintes etapas: fichamento dos temas, pesquisa textual, design gráfico, ilustrações, recursos pedagógicos e recursos tecnológicos. Pode-se concluir que o guia pode ser utilizado como um material pedagógico, no contexto escolar devido ao seu caráter interdisciplinar e crítico, estando alinhado às novas propostas da BNCC e do Novo Ensino Médio em relação ao ensino das ciências da natureza. Também apresenta uma leitura simples e fluida, com recursos tecnológicos mais atuais e utilização de imagens de aplicativos com a intenção de atrair seus leitores. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-11 2023-05-31T16:12:24Z 2023-05-31T16:12:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Erika Gracyele da; ARAÚJO, Matheus Levy Costa Viana de. Guia didático para iniciantes em astronomia. 2022. 91 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Astronomia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022. https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4594 |
identifier_str_mv |
SILVA, Erika Gracyele da; ARAÚJO, Matheus Levy Costa Viana de. Guia didático para iniciantes em astronomia. 2022. 91 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Astronomia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022. |
url |
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4594 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR openAccess info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
91 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) instacron:UFRPE |
instname_str |
Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) |
instacron_str |
UFRPE |
institution |
UFRPE |
reponame_str |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
collection |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio.sib@ufrpe.br |
_version_ |
1809277150388289536 |