Poluição luminosa: conscientização sobre os seus impactos através do ensino de astronomia e ciências afins
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
Texto Completo: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4593 |
Resumo: | A poluição luminosa e seus impactos negativos nos mais diversos âmbitos ainda é um tema desconhecido pela maioria das pessoas e pouco discutido na literatura acadêmica. Isso é um problema uma vez que, a maneira como convivemos com a iluminação artificial hoje é insustentável, sendo necessária a conscientização urgente sobre tal problemática. Pensando nisso, buscamos nesta pesquisa discutir a problemática da poluição luminosa, propondo atividades de conscientização sobre os impactos da mesma para serem desenvolvidas com estudantes do ensino fundamental II (8º e 9º anos) e do ensino médio. Também construímos um guia didático para educadores de Astronomia e áreas afins, com informações, sugestões de atividades, experimentos e ações sobre a temática da poluição luminosa. A pesquisa aqui apresentada se enquadra no campo da pesquisa qualitativa, uma vez que buscamos analisar que efeitos a conscientização sobre os impactos da poluição luminosa pode causar em ambientes de educação formal e não-formal. Os instrumentos de coleta de dados foram: questionário inicial, diário de campo e materiais construídos para utilização em palestras, oficinas e encontros que ocorreram no decorrer da pesquisa de campo. A análise dos dados coletados a partir desses instrumentos demostrou que a poluição luminosa e seus impactos ainda é um tema desconhecido pela maioria das pessoas, sendo necessário a ampliação das discussões sobre a temática, especialmente nos espaços educativos, de forma a estimular a conscientização sobre os seus impactos negativos e mostrar de que maneiras podemos contribuir para minimizar o problema. |
id |
UFRPE_ab046a9d2ac0fabab441e44b688232ca |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace:123456789/4593 |
network_acronym_str |
UFRPE |
network_name_str |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
repository_id_str |
https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612 |
spelling |
Poluição luminosa: conscientização sobre os seus impactos através do ensino de astronomia e ciências afinsAstronomiaPoluição luminosaFotometria astronômicaCéuA poluição luminosa e seus impactos negativos nos mais diversos âmbitos ainda é um tema desconhecido pela maioria das pessoas e pouco discutido na literatura acadêmica. Isso é um problema uma vez que, a maneira como convivemos com a iluminação artificial hoje é insustentável, sendo necessária a conscientização urgente sobre tal problemática. Pensando nisso, buscamos nesta pesquisa discutir a problemática da poluição luminosa, propondo atividades de conscientização sobre os impactos da mesma para serem desenvolvidas com estudantes do ensino fundamental II (8º e 9º anos) e do ensino médio. Também construímos um guia didático para educadores de Astronomia e áreas afins, com informações, sugestões de atividades, experimentos e ações sobre a temática da poluição luminosa. A pesquisa aqui apresentada se enquadra no campo da pesquisa qualitativa, uma vez que buscamos analisar que efeitos a conscientização sobre os impactos da poluição luminosa pode causar em ambientes de educação formal e não-formal. Os instrumentos de coleta de dados foram: questionário inicial, diário de campo e materiais construídos para utilização em palestras, oficinas e encontros que ocorreram no decorrer da pesquisa de campo. A análise dos dados coletados a partir desses instrumentos demostrou que a poluição luminosa e seus impactos ainda é um tema desconhecido pela maioria das pessoas, sendo necessário a ampliação das discussões sobre a temática, especialmente nos espaços educativos, de forma a estimular a conscientização sobre os seus impactos negativos e mostrar de que maneiras podemos contribuir para minimizar o problema.Light pollution and its negative impacts in the most diverse areas is still a topic unknown to most people and little discussed in the academic literature. This is a problem as the way we live with artificial lighting today is unsustainable, requiring urgent awareness of this problem. With this in mind, we sought in this research to discuss the problem of light pollution, proposing awareness activities about its impacts to be developed with elementary school students II (8th and 9th grades) and high school. We also built a didactic guide for educators in Astronomy and related areas, with information, suggestions for activities, experiments and actions on the subject of light pollution. The research presented here falls within the field of qualitative research, since we seek to analyze what effects awareness about the impacts of light pollution can cause in formal and non-formal education environments. The data collection instruments were: initial questionnaire, a field diary and materials constructed for use in lectures, workshops and meetings that took place during the field research. The analysis of the data collected from these instruments showed that light pollution and its impacts is still an unknown topic for most people, and it is necessary to expand discussions on the subject, especially in educational spaces, in order to stimulate awareness about their negative impacts and show how we can contribute to minimizing the problem.BrasilDominici, Tânia Pereirahttp://lattes.cnpq.br/0559225106640337http://lattes.cnpq.br/3530135265961814http://lattes.cnpq.br/0202840339575079Gonçalves, Érica Diniz AbrantesSantos, Maria Lucivânia Souza dos2023-05-30T22:58:38Z2023-05-30T22:58:38Z2022-06-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis87 f.application/pdfGONÇALVES, Érica Diniz Abrantes; SANTOS, Maria Lucivânia Souza dos. Poluição luminosa: conscientização sobre os seus impactos através do ensino de astronomia e ciências afins. 2022. 87 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Astronomia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2022.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4593porAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2023-05-30T22:58:42Zoai:dspace:123456789/4593Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122023-05-30T22:58:42Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Poluição luminosa: conscientização sobre os seus impactos através do ensino de astronomia e ciências afins |
title |
Poluição luminosa: conscientização sobre os seus impactos através do ensino de astronomia e ciências afins |
spellingShingle |
Poluição luminosa: conscientização sobre os seus impactos através do ensino de astronomia e ciências afins Gonçalves, Érica Diniz Abrantes Astronomia Poluição luminosa Fotometria astronômica Céu |
title_short |
Poluição luminosa: conscientização sobre os seus impactos através do ensino de astronomia e ciências afins |
title_full |
Poluição luminosa: conscientização sobre os seus impactos através do ensino de astronomia e ciências afins |
title_fullStr |
Poluição luminosa: conscientização sobre os seus impactos através do ensino de astronomia e ciências afins |
title_full_unstemmed |
Poluição luminosa: conscientização sobre os seus impactos através do ensino de astronomia e ciências afins |
title_sort |
Poluição luminosa: conscientização sobre os seus impactos através do ensino de astronomia e ciências afins |
author |
Gonçalves, Érica Diniz Abrantes |
author_facet |
Gonçalves, Érica Diniz Abrantes Santos, Maria Lucivânia Souza dos |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Maria Lucivânia Souza dos |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Dominici, Tânia Pereira http://lattes.cnpq.br/0559225106640337 http://lattes.cnpq.br/3530135265961814 http://lattes.cnpq.br/0202840339575079 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Érica Diniz Abrantes Santos, Maria Lucivânia Souza dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Astronomia Poluição luminosa Fotometria astronômica Céu |
topic |
Astronomia Poluição luminosa Fotometria astronômica Céu |
description |
A poluição luminosa e seus impactos negativos nos mais diversos âmbitos ainda é um tema desconhecido pela maioria das pessoas e pouco discutido na literatura acadêmica. Isso é um problema uma vez que, a maneira como convivemos com a iluminação artificial hoje é insustentável, sendo necessária a conscientização urgente sobre tal problemática. Pensando nisso, buscamos nesta pesquisa discutir a problemática da poluição luminosa, propondo atividades de conscientização sobre os impactos da mesma para serem desenvolvidas com estudantes do ensino fundamental II (8º e 9º anos) e do ensino médio. Também construímos um guia didático para educadores de Astronomia e áreas afins, com informações, sugestões de atividades, experimentos e ações sobre a temática da poluição luminosa. A pesquisa aqui apresentada se enquadra no campo da pesquisa qualitativa, uma vez que buscamos analisar que efeitos a conscientização sobre os impactos da poluição luminosa pode causar em ambientes de educação formal e não-formal. Os instrumentos de coleta de dados foram: questionário inicial, diário de campo e materiais construídos para utilização em palestras, oficinas e encontros que ocorreram no decorrer da pesquisa de campo. A análise dos dados coletados a partir desses instrumentos demostrou que a poluição luminosa e seus impactos ainda é um tema desconhecido pela maioria das pessoas, sendo necessário a ampliação das discussões sobre a temática, especialmente nos espaços educativos, de forma a estimular a conscientização sobre os seus impactos negativos e mostrar de que maneiras podemos contribuir para minimizar o problema. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-18 2023-05-30T22:58:38Z 2023-05-30T22:58:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
GONÇALVES, Érica Diniz Abrantes; SANTOS, Maria Lucivânia Souza dos. Poluição luminosa: conscientização sobre os seus impactos através do ensino de astronomia e ciências afins. 2022. 87 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Astronomia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2022. https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4593 |
identifier_str_mv |
GONÇALVES, Érica Diniz Abrantes; SANTOS, Maria Lucivânia Souza dos. Poluição luminosa: conscientização sobre os seus impactos através do ensino de astronomia e ciências afins. 2022. 87 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Astronomia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2022. |
url |
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4593 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR openAccess info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
87 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) instacron:UFRPE |
instname_str |
Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) |
instacron_str |
UFRPE |
institution |
UFRPE |
reponame_str |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
collection |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio.sib@ufrpe.br |
_version_ |
1809277161172893696 |