Poluição luminosa: conscientização sobre os seus impactos através do ensino de astronomia e ciências afins

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Érica Diniz Abrantes
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Santos, Maria Lucivânia Souza dos
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4593
Resumo: A poluição luminosa e seus impactos negativos nos mais diversos âmbitos ainda é um tema desconhecido pela maioria das pessoas e pouco discutido na literatura acadêmica. Isso é um problema uma vez que, a maneira como convivemos com a iluminação artificial hoje é insustentável, sendo necessária a conscientização urgente sobre tal problemática. Pensando nisso, buscamos nesta pesquisa discutir a problemática da poluição luminosa, propondo atividades de conscientização sobre os impactos da mesma para serem desenvolvidas com estudantes do ensino fundamental II (8º e 9º anos) e do ensino médio. Também construímos um guia didático para educadores de Astronomia e áreas afins, com informações, sugestões de atividades, experimentos e ações sobre a temática da poluição luminosa. A pesquisa aqui apresentada se enquadra no campo da pesquisa qualitativa, uma vez que buscamos analisar que efeitos a conscientização sobre os impactos da poluição luminosa pode causar em ambientes de educação formal e não-formal. Os instrumentos de coleta de dados foram: questionário inicial, diário de campo e materiais construídos para utilização em palestras, oficinas e encontros que ocorreram no decorrer da pesquisa de campo. A análise dos dados coletados a partir desses instrumentos demostrou que a poluição luminosa e seus impactos ainda é um tema desconhecido pela maioria das pessoas, sendo necessário a ampliação das discussões sobre a temática, especialmente nos espaços educativos, de forma a estimular a conscientização sobre os seus impactos negativos e mostrar de que maneiras podemos contribuir para minimizar o problema.
id UFRPE_ab046a9d2ac0fabab441e44b688232ca
oai_identifier_str oai:dspace:123456789/4593
network_acronym_str UFRPE
network_name_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository_id_str https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612
spelling Poluição luminosa: conscientização sobre os seus impactos através do ensino de astronomia e ciências afinsAstronomiaPoluição luminosaFotometria astronômicaCéuA poluição luminosa e seus impactos negativos nos mais diversos âmbitos ainda é um tema desconhecido pela maioria das pessoas e pouco discutido na literatura acadêmica. Isso é um problema uma vez que, a maneira como convivemos com a iluminação artificial hoje é insustentável, sendo necessária a conscientização urgente sobre tal problemática. Pensando nisso, buscamos nesta pesquisa discutir a problemática da poluição luminosa, propondo atividades de conscientização sobre os impactos da mesma para serem desenvolvidas com estudantes do ensino fundamental II (8º e 9º anos) e do ensino médio. Também construímos um guia didático para educadores de Astronomia e áreas afins, com informações, sugestões de atividades, experimentos e ações sobre a temática da poluição luminosa. A pesquisa aqui apresentada se enquadra no campo da pesquisa qualitativa, uma vez que buscamos analisar que efeitos a conscientização sobre os impactos da poluição luminosa pode causar em ambientes de educação formal e não-formal. Os instrumentos de coleta de dados foram: questionário inicial, diário de campo e materiais construídos para utilização em palestras, oficinas e encontros que ocorreram no decorrer da pesquisa de campo. A análise dos dados coletados a partir desses instrumentos demostrou que a poluição luminosa e seus impactos ainda é um tema desconhecido pela maioria das pessoas, sendo necessário a ampliação das discussões sobre a temática, especialmente nos espaços educativos, de forma a estimular a conscientização sobre os seus impactos negativos e mostrar de que maneiras podemos contribuir para minimizar o problema.Light pollution and its negative impacts in the most diverse areas is still a topic unknown to most people and little discussed in the academic literature. This is a problem as the way we live with artificial lighting today is unsustainable, requiring urgent awareness of this problem. With this in mind, we sought in this research to discuss the problem of light pollution, proposing awareness activities about its impacts to be developed with elementary school students II (8th and 9th grades) and high school. We also built a didactic guide for educators in Astronomy and related areas, with information, suggestions for activities, experiments and actions on the subject of light pollution. The research presented here falls within the field of qualitative research, since we seek to analyze what effects awareness about the impacts of light pollution can cause in formal and non-formal education environments. The data collection instruments were: initial questionnaire, a field diary and materials constructed for use in lectures, workshops and meetings that took place during the field research. The analysis of the data collected from these instruments showed that light pollution and its impacts is still an unknown topic for most people, and it is necessary to expand discussions on the subject, especially in educational spaces, in order to stimulate awareness about their negative impacts and show how we can contribute to minimizing the problem.BrasilDominici, Tânia Pereirahttp://lattes.cnpq.br/0559225106640337http://lattes.cnpq.br/3530135265961814http://lattes.cnpq.br/0202840339575079Gonçalves, Érica Diniz AbrantesSantos, Maria Lucivânia Souza dos2023-05-30T22:58:38Z2023-05-30T22:58:38Z2022-06-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis87 f.application/pdfGONÇALVES, Érica Diniz Abrantes; SANTOS, Maria Lucivânia Souza dos. Poluição luminosa: conscientização sobre os seus impactos através do ensino de astronomia e ciências afins. 2022. 87 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Astronomia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2022.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4593porAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2023-05-30T22:58:42Zoai:dspace:123456789/4593Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122023-05-30T22:58:42Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
dc.title.none.fl_str_mv Poluição luminosa: conscientização sobre os seus impactos através do ensino de astronomia e ciências afins
title Poluição luminosa: conscientização sobre os seus impactos através do ensino de astronomia e ciências afins
spellingShingle Poluição luminosa: conscientização sobre os seus impactos através do ensino de astronomia e ciências afins
Gonçalves, Érica Diniz Abrantes
Astronomia
Poluição luminosa
Fotometria astronômica
Céu
title_short Poluição luminosa: conscientização sobre os seus impactos através do ensino de astronomia e ciências afins
title_full Poluição luminosa: conscientização sobre os seus impactos através do ensino de astronomia e ciências afins
title_fullStr Poluição luminosa: conscientização sobre os seus impactos através do ensino de astronomia e ciências afins
title_full_unstemmed Poluição luminosa: conscientização sobre os seus impactos através do ensino de astronomia e ciências afins
title_sort Poluição luminosa: conscientização sobre os seus impactos através do ensino de astronomia e ciências afins
author Gonçalves, Érica Diniz Abrantes
author_facet Gonçalves, Érica Diniz Abrantes
Santos, Maria Lucivânia Souza dos
author_role author
author2 Santos, Maria Lucivânia Souza dos
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dominici, Tânia Pereira
http://lattes.cnpq.br/0559225106640337
http://lattes.cnpq.br/3530135265961814
http://lattes.cnpq.br/0202840339575079
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Érica Diniz Abrantes
Santos, Maria Lucivânia Souza dos
dc.subject.por.fl_str_mv Astronomia
Poluição luminosa
Fotometria astronômica
Céu
topic Astronomia
Poluição luminosa
Fotometria astronômica
Céu
description A poluição luminosa e seus impactos negativos nos mais diversos âmbitos ainda é um tema desconhecido pela maioria das pessoas e pouco discutido na literatura acadêmica. Isso é um problema uma vez que, a maneira como convivemos com a iluminação artificial hoje é insustentável, sendo necessária a conscientização urgente sobre tal problemática. Pensando nisso, buscamos nesta pesquisa discutir a problemática da poluição luminosa, propondo atividades de conscientização sobre os impactos da mesma para serem desenvolvidas com estudantes do ensino fundamental II (8º e 9º anos) e do ensino médio. Também construímos um guia didático para educadores de Astronomia e áreas afins, com informações, sugestões de atividades, experimentos e ações sobre a temática da poluição luminosa. A pesquisa aqui apresentada se enquadra no campo da pesquisa qualitativa, uma vez que buscamos analisar que efeitos a conscientização sobre os impactos da poluição luminosa pode causar em ambientes de educação formal e não-formal. Os instrumentos de coleta de dados foram: questionário inicial, diário de campo e materiais construídos para utilização em palestras, oficinas e encontros que ocorreram no decorrer da pesquisa de campo. A análise dos dados coletados a partir desses instrumentos demostrou que a poluição luminosa e seus impactos ainda é um tema desconhecido pela maioria das pessoas, sendo necessário a ampliação das discussões sobre a temática, especialmente nos espaços educativos, de forma a estimular a conscientização sobre os seus impactos negativos e mostrar de que maneiras podemos contribuir para minimizar o problema.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-18
2023-05-30T22:58:38Z
2023-05-30T22:58:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GONÇALVES, Érica Diniz Abrantes; SANTOS, Maria Lucivânia Souza dos. Poluição luminosa: conscientização sobre os seus impactos através do ensino de astronomia e ciências afins. 2022. 87 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Astronomia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2022.
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4593
identifier_str_mv GONÇALVES, Érica Diniz Abrantes; SANTOS, Maria Lucivânia Souza dos. Poluição luminosa: conscientização sobre os seus impactos através do ensino de astronomia e ciências afins. 2022. 87 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Astronomia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2022.
url https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4593
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR
openAccess
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR
openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 87 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron:UFRPE
instname_str Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron_str UFRPE
institution UFRPE
reponame_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
collection Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository.name.fl_str_mv Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.sib@ufrpe.br
_version_ 1809277161172893696