Redação ou produção textual? Desafios para o ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Cláudia Gabriella de Lima
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2252
Resumo: Sabe-se que para a realização de bons textos é necessária muita leitura. No que diz respeito à redação e produção de textos no ensino médio, acaba sendo um desafio, para os professores e estudantes, uma vez que alguns professores impõem ao aluno determinado conteúdo para a redação e passa apenas a avaliar aquela produção. A produção de textos, que vai além de nota, leva o aluno a uma interação entre os sujeitos, um olhar crítico acerca do mundo e do que ele busca repassar naquelas palavras, embora muitos não estejam sendo ensinados a isso. Este estudo tem por finalidade entender a forma de ensino que está orientando os jovens, esses que em sua maioria não apresentam muito interesse pela leitura e pela produção de textos. Conhecer os alunos, os seus gostos pessoais, suas ideias, pode levá-los a uma ideia de transpassar, por meio das palavras, aquilo que ele gostaria de falar, logo, a importância da escrita será reconhecida por professores e por alunos, não apenas em tempo de ENEM ou Vestibulares, em que muitos passam a aprender as técnicas de uma boa redação. É importante entender e estudar a situação “professor e aluno”, condições de ensino, estímulo a ambos e efeitos de uma boa leitura e consequentemente ótima escrita a esses jovens. Portanto, este artigo tem por objetivo analisar produções textuais, tendo em vista o ensino médio e os desafios para os estudantes.
id UFRPE_aba0134eafcdbff8a243ec359bd8446c
oai_identifier_str oai:dspace:123456789/2252
network_acronym_str UFRPE
network_name_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository_id_str https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612
spelling Redação ou produção textual? Desafios para o ensino médioRedação técnicaTextosEnsino médioSabe-se que para a realização de bons textos é necessária muita leitura. No que diz respeito à redação e produção de textos no ensino médio, acaba sendo um desafio, para os professores e estudantes, uma vez que alguns professores impõem ao aluno determinado conteúdo para a redação e passa apenas a avaliar aquela produção. A produção de textos, que vai além de nota, leva o aluno a uma interação entre os sujeitos, um olhar crítico acerca do mundo e do que ele busca repassar naquelas palavras, embora muitos não estejam sendo ensinados a isso. Este estudo tem por finalidade entender a forma de ensino que está orientando os jovens, esses que em sua maioria não apresentam muito interesse pela leitura e pela produção de textos. Conhecer os alunos, os seus gostos pessoais, suas ideias, pode levá-los a uma ideia de transpassar, por meio das palavras, aquilo que ele gostaria de falar, logo, a importância da escrita será reconhecida por professores e por alunos, não apenas em tempo de ENEM ou Vestibulares, em que muitos passam a aprender as técnicas de uma boa redação. É importante entender e estudar a situação “professor e aluno”, condições de ensino, estímulo a ambos e efeitos de uma boa leitura e consequentemente ótima escrita a esses jovens. Portanto, este artigo tem por objetivo analisar produções textuais, tendo em vista o ensino médio e os desafios para os estudantes.BrasilLuna, Ewerton Avila dos Anjoshttp://lattes.cnpq.br/6472201820211149http://lattes.cnpq.br/0502123155013190Oliveira, Cláudia Gabriella de Lima2020-04-28T18:29:10Z2020-04-28T18:29:10Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis12 f.application/pdfOLIVEIRA, Cláudia Gabriella de Lima. Redação ou produção textual? Desafios para o ensino médio. 2018. 12 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras)- Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2018.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2252porAtribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2022-05-04T20:41:40Zoai:dspace:123456789/2252Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122022-05-04T20:41:40Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
dc.title.none.fl_str_mv Redação ou produção textual? Desafios para o ensino médio
title Redação ou produção textual? Desafios para o ensino médio
spellingShingle Redação ou produção textual? Desafios para o ensino médio
Oliveira, Cláudia Gabriella de Lima
Redação técnica
Textos
Ensino médio
title_short Redação ou produção textual? Desafios para o ensino médio
title_full Redação ou produção textual? Desafios para o ensino médio
title_fullStr Redação ou produção textual? Desafios para o ensino médio
title_full_unstemmed Redação ou produção textual? Desafios para o ensino médio
title_sort Redação ou produção textual? Desafios para o ensino médio
author Oliveira, Cláudia Gabriella de Lima
author_facet Oliveira, Cláudia Gabriella de Lima
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Luna, Ewerton Avila dos Anjos
http://lattes.cnpq.br/6472201820211149
http://lattes.cnpq.br/0502123155013190
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Cláudia Gabriella de Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Redação técnica
Textos
Ensino médio
topic Redação técnica
Textos
Ensino médio
description Sabe-se que para a realização de bons textos é necessária muita leitura. No que diz respeito à redação e produção de textos no ensino médio, acaba sendo um desafio, para os professores e estudantes, uma vez que alguns professores impõem ao aluno determinado conteúdo para a redação e passa apenas a avaliar aquela produção. A produção de textos, que vai além de nota, leva o aluno a uma interação entre os sujeitos, um olhar crítico acerca do mundo e do que ele busca repassar naquelas palavras, embora muitos não estejam sendo ensinados a isso. Este estudo tem por finalidade entender a forma de ensino que está orientando os jovens, esses que em sua maioria não apresentam muito interesse pela leitura e pela produção de textos. Conhecer os alunos, os seus gostos pessoais, suas ideias, pode levá-los a uma ideia de transpassar, por meio das palavras, aquilo que ele gostaria de falar, logo, a importância da escrita será reconhecida por professores e por alunos, não apenas em tempo de ENEM ou Vestibulares, em que muitos passam a aprender as técnicas de uma boa redação. É importante entender e estudar a situação “professor e aluno”, condições de ensino, estímulo a ambos e efeitos de uma boa leitura e consequentemente ótima escrita a esses jovens. Portanto, este artigo tem por objetivo analisar produções textuais, tendo em vista o ensino médio e os desafios para os estudantes.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2020-04-28T18:29:10Z
2020-04-28T18:29:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Cláudia Gabriella de Lima. Redação ou produção textual? Desafios para o ensino médio. 2018. 12 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras)- Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2018.
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2252
identifier_str_mv OLIVEIRA, Cláudia Gabriella de Lima. Redação ou produção textual? Desafios para o ensino médio. 2018. 12 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras)- Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2018.
url https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2252
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
openAccess
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 12 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron:UFRPE
instname_str Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron_str UFRPE
institution UFRPE
reponame_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
collection Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository.name.fl_str_mv Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.sib@ufrpe.br
_version_ 1809277165909311488