Gestão prisional: ressocialização através da educação e profissionalização do preso
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
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Texto Completo: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4608 |
Resumo: | Este trabalho teve o objetivo de analisar a realidade de uma Penitenciária de Segurança Máxima do Estado da Paraíba, demonstrando a necessidade de promover a ressocialização do preso ou apenado, denominado por humanistas como reeducando, através do ensino formal, capacitação, profissionalização e cidadania. Ao Governo cabe promover os mais variados mecanismos visando ressocializar os reclusos, desenvolvendo sua moralidade e profissionalismo para que estes possam retornar a sociedade e não reincidir, demonstrando que as prisões não são escolas do crime, mas sim, de cumprimento de pena com promoção de evolução pessoal. Pode-se perceber que a realidade vivenciada nesta pesquisa não é a totalidade existente neste Estado muito menos no Brasil. O estudo esteve fundamentado em Leis, Decretos, doutrina, documentos de referência, bem como observação da realidade. Observou-se que a ressocialização do apenado é possível e traz pontos positivos, tendo em vista todo o processo de inclusão social realizado dentro da Unidade Prisional. |
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Gestão prisional: ressocialização através da educação e profissionalização do presoRessocializaçãoSistema penitenciárioPrisioneirosEducaçãoEste trabalho teve o objetivo de analisar a realidade de uma Penitenciária de Segurança Máxima do Estado da Paraíba, demonstrando a necessidade de promover a ressocialização do preso ou apenado, denominado por humanistas como reeducando, através do ensino formal, capacitação, profissionalização e cidadania. Ao Governo cabe promover os mais variados mecanismos visando ressocializar os reclusos, desenvolvendo sua moralidade e profissionalismo para que estes possam retornar a sociedade e não reincidir, demonstrando que as prisões não são escolas do crime, mas sim, de cumprimento de pena com promoção de evolução pessoal. Pode-se perceber que a realidade vivenciada nesta pesquisa não é a totalidade existente neste Estado muito menos no Brasil. O estudo esteve fundamentado em Leis, Decretos, doutrina, documentos de referência, bem como observação da realidade. Observou-se que a ressocialização do apenado é possível e traz pontos positivos, tendo em vista todo o processo de inclusão social realizado dentro da Unidade Prisional.This study aimed to analyze the reality of a Paraíba State Maximum Security Penitentiary, demonstrating the need to promote the resocialization of the prisoner or convicted, termed by humanists as re-educating through formal education, training, professionalization and citizenship. The Government is responsible for promoting the most varied mechanisms in order to resocialize prisoners, developing their morality and professionalism so they can return to society and not relapse, demonstrating that prisons are not schools of crime, but a place where the convicted is to fulfill his sentence and to improve his character through personal promotion. It can be seen that the reality shown in this research does not represent the total reality of the Brazilian prison system nor the Estate of Paraíba. The study was based on Laws, Decrees, doctrine, reference documents, as well as observation of reality. It was observed that the resocialization of the inmate is possible. The entire process of social inclusion carried out within the Prison Unit brings great benefits to society.BrasilMoura, Ana Carla Paiva dehttp://lattes.cnpq.br/9976593931192519http://lattes.cnpq.br/5199273241058354Rêgo, Carlos André de Barros2023-06-01T18:55:03Z2023-06-01T18:55:03Z2019-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis17 f.application/pdfRÊGO, Carlos André de Barros. Gestão prisional: ressocialização através da educação e profissionalização do preso. 2019. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4608ark:/57462/00130000042q0porAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2023-06-01T18:55:28Zoai:dspace:123456789/4608Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122023-06-01T18:55:28Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false |
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