Gestão prisional: ressocialização através da educação e profissionalização do preso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rêgo, Carlos André de Barros
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4608
Resumo: Este trabalho teve o objetivo de analisar a realidade de uma Penitenciária de Segurança Máxima do Estado da Paraíba, demonstrando a necessidade de promover a ressocialização do preso ou apenado, denominado por humanistas como reeducando, através do ensino formal, capacitação, profissionalização e cidadania. Ao Governo cabe promover os mais variados mecanismos visando ressocializar os reclusos, desenvolvendo sua moralidade e profissionalismo para que estes possam retornar a sociedade e não reincidir, demonstrando que as prisões não são escolas do crime, mas sim, de cumprimento de pena com promoção de evolução pessoal. Pode-se perceber que a realidade vivenciada nesta pesquisa não é a totalidade existente neste Estado muito menos no Brasil. O estudo esteve fundamentado em Leis, Decretos, doutrina, documentos de referência, bem como observação da realidade. Observou-se que a ressocialização do apenado é possível e traz pontos positivos, tendo em vista todo o processo de inclusão social realizado dentro da Unidade Prisional.
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