As significações de uma pessoa com deficiência física sobre as barreiras atitudinais: um olhar a partir da psicologia sóciohistórica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
Texto Completo: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2093 |
Resumo: | O presente estudo se objetiva em analisar as significações da participante da pesquisa, uma aluna do Ensino Superior com deficiência física, no que diz respeito à temática da acessibilidade atitudinal e, compreender as determinações sociais que medeiam à existência das barreiras atitudinais. Com a pretensão de alcançar o objetivo proposto, foi utilizado nesta pesquisa qualitativa o método materialista histórico e dialético, tendo por fundamento a Psicologia Sócio-Histórica consubstanciada nas ideias de Vigotski, especificadamente a categoria de análise: sentidos e significados, também conhecida como significações. A análise da entrevista reflexiva, instrumento de coleta de dados próprio da Psicológia Sócio-Histórica, resultou em dois núcleos de significações. O primeiro discute as implicações da barreira atitudinal da superproteção e o segundo apreende as barreiras atitudinais no processo educacional da participante da pesquisa. |
id |
UFRPE_b0cc022f0a6422f01e9d5b467f905be2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace:123456789/2093 |
network_acronym_str |
UFRPE |
network_name_str |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
repository_id_str |
https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612 |
spelling |
As significações de uma pessoa com deficiência física sobre as barreiras atitudinais: um olhar a partir da psicologia sóciohistóricaProjeto de acessibilidade para estudantes com deficiênciaPessoas com deficiência físicaEducaçãoO presente estudo se objetiva em analisar as significações da participante da pesquisa, uma aluna do Ensino Superior com deficiência física, no que diz respeito à temática da acessibilidade atitudinal e, compreender as determinações sociais que medeiam à existência das barreiras atitudinais. Com a pretensão de alcançar o objetivo proposto, foi utilizado nesta pesquisa qualitativa o método materialista histórico e dialético, tendo por fundamento a Psicologia Sócio-Histórica consubstanciada nas ideias de Vigotski, especificadamente a categoria de análise: sentidos e significados, também conhecida como significações. A análise da entrevista reflexiva, instrumento de coleta de dados próprio da Psicológia Sócio-Histórica, resultou em dois núcleos de significações. O primeiro discute as implicações da barreira atitudinal da superproteção e o segundo apreende as barreiras atitudinais no processo educacional da participante da pesquisa.BrasilSarmento, Viviane Nuneshttp://lattes.cnpq.br/5435262364991272http://lattes.cnpq.br/3585393100374728Santos, Nathalia de Siqueira2020-03-17T19:13:13Z2020-03-17T19:13:13Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis23 f.application/pdfSANTOS, Nathalia de Siqueira. As significações de uma pessoa com deficiência física sobre as barreiras atitudinais: um olhar a partir da psicologia sóciohistórica. 2019. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2019.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2093porAtribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2022-05-19T14:42:07Zoai:dspace:123456789/2093Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122022-05-19T14:42:07Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As significações de uma pessoa com deficiência física sobre as barreiras atitudinais: um olhar a partir da psicologia sóciohistórica |
title |
As significações de uma pessoa com deficiência física sobre as barreiras atitudinais: um olhar a partir da psicologia sóciohistórica |
spellingShingle |
As significações de uma pessoa com deficiência física sobre as barreiras atitudinais: um olhar a partir da psicologia sóciohistórica Santos, Nathalia de Siqueira Projeto de acessibilidade para estudantes com deficiência Pessoas com deficiência física Educação |
title_short |
As significações de uma pessoa com deficiência física sobre as barreiras atitudinais: um olhar a partir da psicologia sóciohistórica |
title_full |
As significações de uma pessoa com deficiência física sobre as barreiras atitudinais: um olhar a partir da psicologia sóciohistórica |
title_fullStr |
As significações de uma pessoa com deficiência física sobre as barreiras atitudinais: um olhar a partir da psicologia sóciohistórica |
title_full_unstemmed |
As significações de uma pessoa com deficiência física sobre as barreiras atitudinais: um olhar a partir da psicologia sóciohistórica |
title_sort |
As significações de uma pessoa com deficiência física sobre as barreiras atitudinais: um olhar a partir da psicologia sóciohistórica |
author |
Santos, Nathalia de Siqueira |
author_facet |
Santos, Nathalia de Siqueira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sarmento, Viviane Nunes http://lattes.cnpq.br/5435262364991272 http://lattes.cnpq.br/3585393100374728 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Nathalia de Siqueira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Projeto de acessibilidade para estudantes com deficiência Pessoas com deficiência física Educação |
topic |
Projeto de acessibilidade para estudantes com deficiência Pessoas com deficiência física Educação |
description |
O presente estudo se objetiva em analisar as significações da participante da pesquisa, uma aluna do Ensino Superior com deficiência física, no que diz respeito à temática da acessibilidade atitudinal e, compreender as determinações sociais que medeiam à existência das barreiras atitudinais. Com a pretensão de alcançar o objetivo proposto, foi utilizado nesta pesquisa qualitativa o método materialista histórico e dialético, tendo por fundamento a Psicologia Sócio-Histórica consubstanciada nas ideias de Vigotski, especificadamente a categoria de análise: sentidos e significados, também conhecida como significações. A análise da entrevista reflexiva, instrumento de coleta de dados próprio da Psicológia Sócio-Histórica, resultou em dois núcleos de significações. O primeiro discute as implicações da barreira atitudinal da superproteção e o segundo apreende as barreiras atitudinais no processo educacional da participante da pesquisa. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2020-03-17T19:13:13Z 2020-03-17T19:13:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SANTOS, Nathalia de Siqueira. As significações de uma pessoa com deficiência física sobre as barreiras atitudinais: um olhar a partir da psicologia sóciohistórica. 2019. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2019. https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2093 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Nathalia de Siqueira. As significações de uma pessoa com deficiência física sobre as barreiras atitudinais: um olhar a partir da psicologia sóciohistórica. 2019. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2019. |
url |
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2093 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR openAccess info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
23 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) instacron:UFRPE |
instname_str |
Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) |
instacron_str |
UFRPE |
institution |
UFRPE |
reponame_str |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
collection |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio.sib@ufrpe.br |
_version_ |
1802120130596962304 |