Aspectos socioculturais da variação linguística em produções textuais escritas de alunos do ensino fundamental II: possibilidades de abordagens da variação no ensino de língua

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Mônica Santos da Costa
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2272
Resumo: O objetivo deste trabalho é fazer algumas reflexões a respeito dos pressupostos sociolinguísticos relacionados à variação linguística, abordando os aspectos culturais,geográficos e situacionais (contextuais) em produções textuais de alunos do oitavo ano do ensino fundamental a partir da relação entre oralidade e escrita, situadas em um contínuo relacionado aos usos formais e informais da língua.O trabalhoapresentará como respaldo os estudos de Marcuschi(2001), Bagno (1999), Passarelli (2012), Koch e Elias (2009), Neves (2009) e os trabalhos de Deus (2017), Gonçalves (2001)e Coelho,IzeteLehmkuhl (2010).A partir dacoleta de dados foram solicitadas produções textuais escritas dos educandos e aplicado questionário para análise e relação entre oralidade e escrita, relacionadas à variação linguística. Com isso, foram avaliadas variações na dimensão interna e externa da língua,tendo conhecimento de que retomar a prática a que se refere é resultado dos dialetos culturais que acompanham a vida das crianças enquanto educação “doméstica” e dos adultos, uma vez que são hábitos peculiares de diversificação dos sistemas de uma língua e, os alunos acabam acostumando-se com essas expressões, se distanciando das regras gramaticais próprias ao texto sugerido. Logo, a análise trouxe dados significativos em relação aos aspetos socioculturais da variação linguística com a presença de variantes na escrita dos discentes. Nossas discussões mostram queas escolas como instituições responsáveis pela formação crítica e autônoma desses estudantes precisam trabalhar em sala de aula a existência das variações linguísticas, bem como a importância do uso da norma culta em situações em que se exige a utilização da norma culta da língua. O fato é que no dia a dia nos deparamos com os dois tipos de situações e tanto a língua falada como a língua escrita são modalidades de representação da língua e precisam ser discutidas como duas práticas sociais de manifestação textual-discursiva enão de forma dicotômica,com a supremacia de apenas uma norma linguística
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