Utilização do iodo-131 na iodoterapia: uma proposta de ensino de Química sobre as aplicações da radioatividade numa perspectiva CTS.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavalcante, Mayara Maria de Lima
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5201
Resumo: Este trabalho teve como finalidade elaborar uma proposta de ensino sobre o conteúdo de radioatividade, focando em suas aplicações na medicina, particularmente a utilização do Iodo-131 na iodoterapia, fazendo uso de uma abordagem CTS. A pesquisa foi desenvolvida com 16 alunos do 3° ano do Ensino Médio que possuía entre 16 e 19 anos, de uma escola localizada no município de Ribeirão-PE. Para a metodologia, foi aplicado uma sequência didática, envolvendo quatro momentos, onde ocorreu debates, estudo de caso e questionários. As perguntas foram pensadas e organizadas de maneira que trouxesse respostas sobre o nível de conhecimento prévio dos alunos, onde esse conhecimento foi adquirido e a evolução do conhecimento do aluno após um estudo de caso. Por meio dessa pesquisa em sala de aula, o resultado mostrou que boa parte dos estudantes tinha um conhecimento insatisfatório sobre os conceitos científicos e um conhecimento moderado sobre as aplicações da radioatividade, este último adquirido fora no âmbito escolar, através da internet, filmes e séries. Com a aplicação da sequência didática os alunos tiveram o primeiro contato mais aprofundado com o conteúdo, passando a conhecer os diversos conceitos, aplicações e relações com a ciência, tecnologia e com a sociedade, mostrando-se mais motivado e interessado na temática.
id UFRPE_b3dc7595637849a3db8c1d798f742235
oai_identifier_str oai:dspace:123456789/5201
network_acronym_str UFRPE
network_name_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository_id_str https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612
spelling Utilização do iodo-131 na iodoterapia: uma proposta de ensino de Química sobre as aplicações da radioatividade numa perspectiva CTS.Ensino de químicaCiência, tecnologia e sociedade (CTS)RadioatividadeIodo - Uso terapêuticoEste trabalho teve como finalidade elaborar uma proposta de ensino sobre o conteúdo de radioatividade, focando em suas aplicações na medicina, particularmente a utilização do Iodo-131 na iodoterapia, fazendo uso de uma abordagem CTS. A pesquisa foi desenvolvida com 16 alunos do 3° ano do Ensino Médio que possuía entre 16 e 19 anos, de uma escola localizada no município de Ribeirão-PE. Para a metodologia, foi aplicado uma sequência didática, envolvendo quatro momentos, onde ocorreu debates, estudo de caso e questionários. As perguntas foram pensadas e organizadas de maneira que trouxesse respostas sobre o nível de conhecimento prévio dos alunos, onde esse conhecimento foi adquirido e a evolução do conhecimento do aluno após um estudo de caso. Por meio dessa pesquisa em sala de aula, o resultado mostrou que boa parte dos estudantes tinha um conhecimento insatisfatório sobre os conceitos científicos e um conhecimento moderado sobre as aplicações da radioatividade, este último adquirido fora no âmbito escolar, através da internet, filmes e séries. Com a aplicação da sequência didática os alunos tiveram o primeiro contato mais aprofundado com o conteúdo, passando a conhecer os diversos conceitos, aplicações e relações com a ciência, tecnologia e com a sociedade, mostrando-se mais motivado e interessado na temática.This work aimed to develop a teaching proposal on the content of radioactivity, focusing on its applications in medicine, particularly the use of Iodine-131 in radioiodine therapy, using a CTS approach. The research was developed with 16 students from the 3rd year of high school who were between 16 and 19 years old, from a school located in the city of Ribeirão-PE. For the methodology, a didactic sequence was applied, involving four moments, where debates, case studies and questionnaires took place. The questions were thought and organized in a way that brought answers about the level of previous knowledge of the students, where this knowledge was acquired and the evolution of the student's knowledge after a case study. Through this classroom research, the result showed that a good part of the students had an unsatisfactory knowledge about scientific concepts and a moderate knowledge about the applications of radioactivity, the latter acquired outside the school environment, through the internet, movies and series. With the application of the didactic sequence, the students had the first deeper contact with the content, getting to know the different concepts, applications and relationships with science, technology and society, showing themselves to be more motivated and interested in the theme.BrasilAmaral, Edenia Maria Ribeiro dohttp://lattes.cnpq.br/4312115966085661http://lattes.cnpq.br/5241130686153506Cavalcante, Mayara Maria de Lima2023-11-10T21:33:58Z2023-11-10T21:33:58Z2022-10-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis63 f.application/pdfCAVALCANTE, Mayara Maria de Lima. Utilização do iodo-131 na iodoterapia: uma proposta de ensino de Química sobre as aplicações da radioatividade numa perspectiva CTS. 2022. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5201porAtribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/deed.pt_BRopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2023-11-10T21:34:02Zoai:dspace:123456789/5201Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122023-11-10T21:34:02Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
dc.title.none.fl_str_mv Utilização do iodo-131 na iodoterapia: uma proposta de ensino de Química sobre as aplicações da radioatividade numa perspectiva CTS.
title Utilização do iodo-131 na iodoterapia: uma proposta de ensino de Química sobre as aplicações da radioatividade numa perspectiva CTS.
spellingShingle Utilização do iodo-131 na iodoterapia: uma proposta de ensino de Química sobre as aplicações da radioatividade numa perspectiva CTS.
Cavalcante, Mayara Maria de Lima
Ensino de química
Ciência, tecnologia e sociedade (CTS)
Radioatividade
Iodo - Uso terapêutico
title_short Utilização do iodo-131 na iodoterapia: uma proposta de ensino de Química sobre as aplicações da radioatividade numa perspectiva CTS.
title_full Utilização do iodo-131 na iodoterapia: uma proposta de ensino de Química sobre as aplicações da radioatividade numa perspectiva CTS.
title_fullStr Utilização do iodo-131 na iodoterapia: uma proposta de ensino de Química sobre as aplicações da radioatividade numa perspectiva CTS.
title_full_unstemmed Utilização do iodo-131 na iodoterapia: uma proposta de ensino de Química sobre as aplicações da radioatividade numa perspectiva CTS.
title_sort Utilização do iodo-131 na iodoterapia: uma proposta de ensino de Química sobre as aplicações da radioatividade numa perspectiva CTS.
author Cavalcante, Mayara Maria de Lima
author_facet Cavalcante, Mayara Maria de Lima
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Amaral, Edenia Maria Ribeiro do
http://lattes.cnpq.br/4312115966085661
http://lattes.cnpq.br/5241130686153506
dc.contributor.author.fl_str_mv Cavalcante, Mayara Maria de Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de química
Ciência, tecnologia e sociedade (CTS)
Radioatividade
Iodo - Uso terapêutico
topic Ensino de química
Ciência, tecnologia e sociedade (CTS)
Radioatividade
Iodo - Uso terapêutico
description Este trabalho teve como finalidade elaborar uma proposta de ensino sobre o conteúdo de radioatividade, focando em suas aplicações na medicina, particularmente a utilização do Iodo-131 na iodoterapia, fazendo uso de uma abordagem CTS. A pesquisa foi desenvolvida com 16 alunos do 3° ano do Ensino Médio que possuía entre 16 e 19 anos, de uma escola localizada no município de Ribeirão-PE. Para a metodologia, foi aplicado uma sequência didática, envolvendo quatro momentos, onde ocorreu debates, estudo de caso e questionários. As perguntas foram pensadas e organizadas de maneira que trouxesse respostas sobre o nível de conhecimento prévio dos alunos, onde esse conhecimento foi adquirido e a evolução do conhecimento do aluno após um estudo de caso. Por meio dessa pesquisa em sala de aula, o resultado mostrou que boa parte dos estudantes tinha um conhecimento insatisfatório sobre os conceitos científicos e um conhecimento moderado sobre as aplicações da radioatividade, este último adquirido fora no âmbito escolar, através da internet, filmes e séries. Com a aplicação da sequência didática os alunos tiveram o primeiro contato mais aprofundado com o conteúdo, passando a conhecer os diversos conceitos, aplicações e relações com a ciência, tecnologia e com a sociedade, mostrando-se mais motivado e interessado na temática.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-13
2023-11-10T21:33:58Z
2023-11-10T21:33:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CAVALCANTE, Mayara Maria de Lima. Utilização do iodo-131 na iodoterapia: uma proposta de ensino de Química sobre as aplicações da radioatividade numa perspectiva CTS. 2022. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5201
identifier_str_mv CAVALCANTE, Mayara Maria de Lima. Utilização do iodo-131 na iodoterapia: uma proposta de ensino de Química sobre as aplicações da radioatividade numa perspectiva CTS. 2022. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.
url https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5201
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/deed.pt_BR
openAccess
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/deed.pt_BR
openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 63 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron:UFRPE
instname_str Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron_str UFRPE
institution UFRPE
reponame_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
collection Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository.name.fl_str_mv Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.sib@ufrpe.br
_version_ 1809277152889143296