O zumbi e o distópico: uma análise sociopolítica na trilogia Apocalipse Z

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Rafael Barbosa dos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1855
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar o utópico/distópico na trilogia Apocalipse Z, de autoria de Manel Loureiro Doval (2010; 2011), a partir dos estudos de Marques (2014) e Claeyes (2010). Desta forma, busca-se abranger os três romances que compõem a trilogia, analisando aspectos diferentes em cada obra. No primeiro romance, apresenta-se o utópico/distópico apocalíptico zumbi; enquanto os demais, o distópico ligado ao político-social. A presença do zumbi proporcionou, na obra, uma reflexão sobre o comportamento humano em situações caóticas, possibilitando observar que o monstruoso, na trilogia, manifesta-se em outras dimensões. A análise da trilogia contribuiu para uma melhor reflexão acerca do zumbi, distanciando-o da figura non grata para uma importante reflexão político-social, investigando aspectos como: o machismo, o religioso, e as organizações sociais apresentadas no corpus. Os estudos sobre o pós-humano possibilitaram uma nova visão sobre o personagem zumbi, pois este deixa de ser visto à margem e passa a ser entendido como símbolo importante para diversas metáforas, desde o manipulado/escravo à negação humana. É característico das distopias serem ambientadas em um cenário pós-apocalíptico, porém na trilogia analisada temos um acréscimo a este cenário: o apocalipse zumbi. Foi possível constatar que a trilogia se configura como utópica/distópica por apresentar em sua narrativa sociedades controladoras e opressivas que surgem em meio ao caos do apocalipse zumbi.
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