A Contação de Histórias e o desenvolvimento do sujeito leitor no Projeto Brincarte em uma perspectiva artística

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Cláudia Magalhães Rodrigues dos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3470
Resumo: A contação de histórias nos proporciona esse viajar além do tempo, de reviver momentos que nos levam a sentir cheiros e sabores, sensações e emoções. Esta pesquisa objetiva apresentar as contribuições do Projeto Brincarte UFRPE com as atividades com as contações de histórias desenvolvidas nas escolas e ONGs da Prefeitura do Recife. Nesse contexto, relatar as contribuições da contação de histórias do Projeto Brincarte para o desenvolvimento do sujeito leitor em uma perspectiva artística. Esta pesquisa tem como objetivo analisar as contribuições da atividade de contação de história para o desenvolvimento da criança no Projeto Brincarte. Trata-se de um projeto de extensão para a arte-educação na concepção que envolve o lúdico em suas diversas facetas, como forma de impulsionar uma aprendizagem a partir do resgate das contações de histórias, antigas brincadeiras, da produção artística, da confecção de brinquedos com material reciclável e diversas ações que remetem o desenvolvimento infantil de forma holística e divertida. E ainda, a autora desta pesquisa atua como monitora buscando incentivar a leitura para as crianças, para o desenvolvimento, criatividade e ludicidade da criança. O referencial teórico contempla procedimentos metodológicos a serem adotados, consistem em fazer uma entrevista com um roteiro com perguntas, onde as monitoras do Projeto Brincarte, revelam informações sobre as experiências vividas pelas crianças na hora da contação de histórias, o que elas percebem nas crianças nesse universo do sonho, da imaginação, da fantasia e de forma lúdica. Portanto, espera-se que os dados obtidos e as discussões propostas, a partir deles contribuam para que as crianças se tornem um sujeito leitor. Sendo assim, todo o percurso busca traçar as diferentes formas de ver, sentir, pensar e constituir-se no mundo da arte. Nesse sentido, propondo uma reflexão da contação de histórias em uma perspectiva artística.
id UFRPE_bb1bf7d207e5bad16401bc86b7bbc61f
oai_identifier_str oai:dspace:123456789/3470
network_acronym_str UFRPE
network_name_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository_id_str https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612
spelling A Contação de Histórias e o desenvolvimento do sujeito leitor no Projeto Brincarte em uma perspectiva artísticaArte de contar história na educaçãoIncentivo à leituraBrincadeirasA contação de histórias nos proporciona esse viajar além do tempo, de reviver momentos que nos levam a sentir cheiros e sabores, sensações e emoções. Esta pesquisa objetiva apresentar as contribuições do Projeto Brincarte UFRPE com as atividades com as contações de histórias desenvolvidas nas escolas e ONGs da Prefeitura do Recife. Nesse contexto, relatar as contribuições da contação de histórias do Projeto Brincarte para o desenvolvimento do sujeito leitor em uma perspectiva artística. Esta pesquisa tem como objetivo analisar as contribuições da atividade de contação de história para o desenvolvimento da criança no Projeto Brincarte. Trata-se de um projeto de extensão para a arte-educação na concepção que envolve o lúdico em suas diversas facetas, como forma de impulsionar uma aprendizagem a partir do resgate das contações de histórias, antigas brincadeiras, da produção artística, da confecção de brinquedos com material reciclável e diversas ações que remetem o desenvolvimento infantil de forma holística e divertida. E ainda, a autora desta pesquisa atua como monitora buscando incentivar a leitura para as crianças, para o desenvolvimento, criatividade e ludicidade da criança. O referencial teórico contempla procedimentos metodológicos a serem adotados, consistem em fazer uma entrevista com um roteiro com perguntas, onde as monitoras do Projeto Brincarte, revelam informações sobre as experiências vividas pelas crianças na hora da contação de histórias, o que elas percebem nas crianças nesse universo do sonho, da imaginação, da fantasia e de forma lúdica. Portanto, espera-se que os dados obtidos e as discussões propostas, a partir deles contribuam para que as crianças se tornem um sujeito leitor. Sendo assim, todo o percurso busca traçar as diferentes formas de ver, sentir, pensar e constituir-se no mundo da arte. Nesse sentido, propondo uma reflexão da contação de histórias em uma perspectiva artística.Storytelling allows us to travel beyond time, to relive moments that lead us to feel smells and tastes, sensations and emotions. This research aims to present the contributions of Projeto Brincarte UFRPE with activities with storytelling developed in schools and NGOs of Recife City Hall. In this context, report the contributions of the Brincarte Project’s storytelling to the development of the subject reader in an artistic perspective. This research aims to understand the contributions of the storytelling activity to the child’s development in the Brincarte Project. This is an extension project for art education in the design that involves playfulness in its various facets, as a way to boost learning from the rescue of storytelling, old games, artistic production, making toys with recyclable material and various actions that address child development in a holistic and fun way. And yet, the author of this research works as a monitor, seeking to encourage reading for children, for the child’s development, creativity and playfulness. The theoretical framework includes methodological procedures to be adopted, consisting of conducting an interview with a script with questions, where the monitors of the Brincarte Project reveal information about the experiences lived by the children at the time of storytelling, what they perceive in the children in this universe of dream, imagination, fantasy and in a playful way. Therefore, it is expected that the data obtained and the proposed discussions, based on them, contribute to the children becoming a reading subject. Thus, the entire path seeks to trace the different ways of seeing, feeling, thinking and constituting the art world. In this sense, proposing a reflection on storytelling from an artistic perspective.BrasilTorres, Niedja Ferreira dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/0447878806420974http://lattes.cnpq.br/3501803097646190Santos, Cláudia Magalhães Rodrigues dos2022-11-16T19:59:48Z2022-11-16T19:59:48Z2021-07-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis41 f.application/pdfSANTOS, Cláudia Magalhães Rodrigues dos. A Contação de Histórias e o desenvolvimento do sujeito leitor no Projeto Brincarte em uma perspectiva artística. 2021. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3470porAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.ptopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2022-11-16T20:00:04Zoai:dspace:123456789/3470Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122022-11-16T20:00:04Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
dc.title.none.fl_str_mv A Contação de Histórias e o desenvolvimento do sujeito leitor no Projeto Brincarte em uma perspectiva artística
title A Contação de Histórias e o desenvolvimento do sujeito leitor no Projeto Brincarte em uma perspectiva artística
spellingShingle A Contação de Histórias e o desenvolvimento do sujeito leitor no Projeto Brincarte em uma perspectiva artística
Santos, Cláudia Magalhães Rodrigues dos
Arte de contar história na educação
Incentivo à leitura
Brincadeiras
title_short A Contação de Histórias e o desenvolvimento do sujeito leitor no Projeto Brincarte em uma perspectiva artística
title_full A Contação de Histórias e o desenvolvimento do sujeito leitor no Projeto Brincarte em uma perspectiva artística
title_fullStr A Contação de Histórias e o desenvolvimento do sujeito leitor no Projeto Brincarte em uma perspectiva artística
title_full_unstemmed A Contação de Histórias e o desenvolvimento do sujeito leitor no Projeto Brincarte em uma perspectiva artística
title_sort A Contação de Histórias e o desenvolvimento do sujeito leitor no Projeto Brincarte em uma perspectiva artística
author Santos, Cláudia Magalhães Rodrigues dos
author_facet Santos, Cláudia Magalhães Rodrigues dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Torres, Niedja Ferreira dos Santos
http://lattes.cnpq.br/0447878806420974
http://lattes.cnpq.br/3501803097646190
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Cláudia Magalhães Rodrigues dos
dc.subject.por.fl_str_mv Arte de contar história na educação
Incentivo à leitura
Brincadeiras
topic Arte de contar história na educação
Incentivo à leitura
Brincadeiras
description A contação de histórias nos proporciona esse viajar além do tempo, de reviver momentos que nos levam a sentir cheiros e sabores, sensações e emoções. Esta pesquisa objetiva apresentar as contribuições do Projeto Brincarte UFRPE com as atividades com as contações de histórias desenvolvidas nas escolas e ONGs da Prefeitura do Recife. Nesse contexto, relatar as contribuições da contação de histórias do Projeto Brincarte para o desenvolvimento do sujeito leitor em uma perspectiva artística. Esta pesquisa tem como objetivo analisar as contribuições da atividade de contação de história para o desenvolvimento da criança no Projeto Brincarte. Trata-se de um projeto de extensão para a arte-educação na concepção que envolve o lúdico em suas diversas facetas, como forma de impulsionar uma aprendizagem a partir do resgate das contações de histórias, antigas brincadeiras, da produção artística, da confecção de brinquedos com material reciclável e diversas ações que remetem o desenvolvimento infantil de forma holística e divertida. E ainda, a autora desta pesquisa atua como monitora buscando incentivar a leitura para as crianças, para o desenvolvimento, criatividade e ludicidade da criança. O referencial teórico contempla procedimentos metodológicos a serem adotados, consistem em fazer uma entrevista com um roteiro com perguntas, onde as monitoras do Projeto Brincarte, revelam informações sobre as experiências vividas pelas crianças na hora da contação de histórias, o que elas percebem nas crianças nesse universo do sonho, da imaginação, da fantasia e de forma lúdica. Portanto, espera-se que os dados obtidos e as discussões propostas, a partir deles contribuam para que as crianças se tornem um sujeito leitor. Sendo assim, todo o percurso busca traçar as diferentes formas de ver, sentir, pensar e constituir-se no mundo da arte. Nesse sentido, propondo uma reflexão da contação de histórias em uma perspectiva artística.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-31
2022-11-16T19:59:48Z
2022-11-16T19:59:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Cláudia Magalhães Rodrigues dos. A Contação de Histórias e o desenvolvimento do sujeito leitor no Projeto Brincarte em uma perspectiva artística. 2021. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3470
identifier_str_mv SANTOS, Cláudia Magalhães Rodrigues dos. A Contação de Histórias e o desenvolvimento do sujeito leitor no Projeto Brincarte em uma perspectiva artística. 2021. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
url https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3470
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt
openAccess
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt
openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 41 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron:UFRPE
instname_str Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron_str UFRPE
institution UFRPE
reponame_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
collection Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository.name.fl_str_mv Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.sib@ufrpe.br
_version_ 1802120140889784320