Socialização através de jogos e brincadeiras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
Texto Completo: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/695 |
Resumo: | O jogo pode facilitar ao aluno um aprendizado que possivelmente ele demoraria mais tempo para se aprender através de maneiras tradicionais, e assim, desenvolver por meio da ludicidade, senso crítico, controlar condições favoráveis, realizar mediações, pesquisar, interpretar e tomar decisões e assim promover a socialização. O presente trabalho tem como objetivo, analisar como os jogos e brincadeiras podem contribuir na melhoria das relações interpessoais dos alunos. Através de uma pesquisa-ação de cunho qualitativo, com ênfase na análise dos dados obtidos através da observação e registro das intervenções realizadas com alunos do 7º ano do Ensino Fundamental Anos Finais, em uma escola municipal da cidade de Canhotinho-PE, foi possível constatar que os jogos populares quando trabalhados de forma lúdica com preocupações em uma formação crítica, favorecem a concepção de cooperação, importância do trabalho em equipe, além de promover autonomia, criatividade e respeito ao próximo. |
id |
UFRPE_bdb7e9bad656378be849fdabfd33ba22 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace:123456789/695 |
network_acronym_str |
UFRPE |
network_name_str |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
repository_id_str |
https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612 |
spelling |
Socialização através de jogos e brincadeirasJogos infantisJogos EducativosEnsino fundamental - Estudo e ensinoSocializaçãoEducação físicaO jogo pode facilitar ao aluno um aprendizado que possivelmente ele demoraria mais tempo para se aprender através de maneiras tradicionais, e assim, desenvolver por meio da ludicidade, senso crítico, controlar condições favoráveis, realizar mediações, pesquisar, interpretar e tomar decisões e assim promover a socialização. O presente trabalho tem como objetivo, analisar como os jogos e brincadeiras podem contribuir na melhoria das relações interpessoais dos alunos. Através de uma pesquisa-ação de cunho qualitativo, com ênfase na análise dos dados obtidos através da observação e registro das intervenções realizadas com alunos do 7º ano do Ensino Fundamental Anos Finais, em uma escola municipal da cidade de Canhotinho-PE, foi possível constatar que os jogos populares quando trabalhados de forma lúdica com preocupações em uma formação crítica, favorecem a concepção de cooperação, importância do trabalho em equipe, além de promover autonomia, criatividade e respeito ao próximo.The game can make it easier for the learner to learn that it might take longer to learn through traditional ways, and thus to develop through playfulness, critical sense, to control favorable conditions, to conduct mediations, to research, to interpret and to make decisions and thus to promote the social interaction. The present work aims to show that the games and games when worked in the school context can provide an improvement in the interpersonal relationships of the students. Through an action research of a qualitative nature, with emphasis on the analysis of the data obtained through the observation and recording of the interventions carried out with students of the fundamental II, in a municipal school in the city of Canhotinho-PE, it was possible to verify that popular games when worked in a playful way with concerns in a critical formation, favor the conception of cooperation, the importance of teamwork, besides promoting autonomy, creativity and respect for others.BrasilCosta, Marcos André Nunes dahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8218597Y6https://www.escavador.com/sobre/7093734/marcos-andre-nunes-costaFônseca, Sara Holanda Martiniano da2019-01-14T18:54:49Z2019-01-14T18:54:49Z20182019-01-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis46 f.application/pdfFÔNSECA, Sara Holanda Martiniano da. Socialização através de jogos e brincadeiras. 2018. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2018.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/695poropenAccessAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/deed.en_USinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2019-02-01T13:18:14Zoai:dspace:123456789/695Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122019-02-01T13:18:14Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Socialização através de jogos e brincadeiras |
title |
Socialização através de jogos e brincadeiras |
spellingShingle |
Socialização através de jogos e brincadeiras Fônseca, Sara Holanda Martiniano da Jogos infantis Jogos Educativos Ensino fundamental - Estudo e ensino Socialização Educação física |
title_short |
Socialização através de jogos e brincadeiras |
title_full |
Socialização através de jogos e brincadeiras |
title_fullStr |
Socialização através de jogos e brincadeiras |
title_full_unstemmed |
Socialização através de jogos e brincadeiras |
title_sort |
Socialização através de jogos e brincadeiras |
author |
Fônseca, Sara Holanda Martiniano da |
author_facet |
Fônseca, Sara Holanda Martiniano da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Costa, Marcos André Nunes da http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8218597Y6 https://www.escavador.com/sobre/7093734/marcos-andre-nunes-costa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fônseca, Sara Holanda Martiniano da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogos infantis Jogos Educativos Ensino fundamental - Estudo e ensino Socialização Educação física |
topic |
Jogos infantis Jogos Educativos Ensino fundamental - Estudo e ensino Socialização Educação física |
description |
O jogo pode facilitar ao aluno um aprendizado que possivelmente ele demoraria mais tempo para se aprender através de maneiras tradicionais, e assim, desenvolver por meio da ludicidade, senso crítico, controlar condições favoráveis, realizar mediações, pesquisar, interpretar e tomar decisões e assim promover a socialização. O presente trabalho tem como objetivo, analisar como os jogos e brincadeiras podem contribuir na melhoria das relações interpessoais dos alunos. Através de uma pesquisa-ação de cunho qualitativo, com ênfase na análise dos dados obtidos através da observação e registro das intervenções realizadas com alunos do 7º ano do Ensino Fundamental Anos Finais, em uma escola municipal da cidade de Canhotinho-PE, foi possível constatar que os jogos populares quando trabalhados de forma lúdica com preocupações em uma formação crítica, favorecem a concepção de cooperação, importância do trabalho em equipe, além de promover autonomia, criatividade e respeito ao próximo. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2019-01-14T18:54:49Z 2019-01-14T18:54:49Z 2019-01-14 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FÔNSECA, Sara Holanda Martiniano da. Socialização através de jogos e brincadeiras. 2018. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2018. https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/695 |
identifier_str_mv |
FÔNSECA, Sara Holanda Martiniano da. Socialização através de jogos e brincadeiras. 2018. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2018. |
url |
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/695 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
openAccess Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/deed.en_US info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
openAccess Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/deed.en_US |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
46 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) instacron:UFRPE |
instname_str |
Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) |
instacron_str |
UFRPE |
institution |
UFRPE |
reponame_str |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
collection |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio.sib@ufrpe.br |
_version_ |
1809277148659187712 |