Socialização através de jogos e brincadeiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fônseca, Sara Holanda Martiniano da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/695
Resumo: O jogo pode facilitar ao aluno um aprendizado que possivelmente ele demoraria mais tempo para se aprender através de maneiras tradicionais, e assim, desenvolver por meio da ludicidade, senso crítico, controlar condições favoráveis, realizar mediações, pesquisar, interpretar e tomar decisões e assim promover a socialização. O presente trabalho tem como objetivo, analisar como os jogos e brincadeiras podem contribuir na melhoria das relações interpessoais dos alunos. Através de uma pesquisa-ação de cunho qualitativo, com ênfase na análise dos dados obtidos através da observação e registro das intervenções realizadas com alunos do 7º ano do Ensino Fundamental Anos Finais, em uma escola municipal da cidade de Canhotinho-PE, foi possível constatar que os jogos populares quando trabalhados de forma lúdica com preocupações em uma formação crítica, favorecem a concepção de cooperação, importância do trabalho em equipe, além de promover autonomia, criatividade e respeito ao próximo.
id UFRPE_bdb7e9bad656378be849fdabfd33ba22
oai_identifier_str oai:dspace:123456789/695
network_acronym_str UFRPE
network_name_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository_id_str https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612
spelling Socialização através de jogos e brincadeirasJogos infantisJogos EducativosEnsino fundamental - Estudo e ensinoSocializaçãoEducação físicaO jogo pode facilitar ao aluno um aprendizado que possivelmente ele demoraria mais tempo para se aprender através de maneiras tradicionais, e assim, desenvolver por meio da ludicidade, senso crítico, controlar condições favoráveis, realizar mediações, pesquisar, interpretar e tomar decisões e assim promover a socialização. O presente trabalho tem como objetivo, analisar como os jogos e brincadeiras podem contribuir na melhoria das relações interpessoais dos alunos. Através de uma pesquisa-ação de cunho qualitativo, com ênfase na análise dos dados obtidos através da observação e registro das intervenções realizadas com alunos do 7º ano do Ensino Fundamental Anos Finais, em uma escola municipal da cidade de Canhotinho-PE, foi possível constatar que os jogos populares quando trabalhados de forma lúdica com preocupações em uma formação crítica, favorecem a concepção de cooperação, importância do trabalho em equipe, além de promover autonomia, criatividade e respeito ao próximo.The game can make it easier for the learner to learn that it might take longer to learn through traditional ways, and thus to develop through playfulness, critical sense, to control favorable conditions, to conduct mediations, to research, to interpret and to make decisions and thus to promote the social interaction. The present work aims to show that the games and games when worked in the school context can provide an improvement in the interpersonal relationships of the students. Through an action research of a qualitative nature, with emphasis on the analysis of the data obtained through the observation and recording of the interventions carried out with students of the fundamental II, in a municipal school in the city of Canhotinho-PE, it was possible to verify that popular games when worked in a playful way with concerns in a critical formation, favor the conception of cooperation, the importance of teamwork, besides promoting autonomy, creativity and respect for others.BrasilCosta, Marcos André Nunes dahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8218597Y6https://www.escavador.com/sobre/7093734/marcos-andre-nunes-costaFônseca, Sara Holanda Martiniano da2019-01-14T18:54:49Z2019-01-14T18:54:49Z20182019-01-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis46 f.application/pdfFÔNSECA, Sara Holanda Martiniano da. Socialização através de jogos e brincadeiras. 2018. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2018.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/695poropenAccessAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/deed.en_USinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2019-02-01T13:18:14Zoai:dspace:123456789/695Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122019-02-01T13:18:14Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
dc.title.none.fl_str_mv Socialização através de jogos e brincadeiras
title Socialização através de jogos e brincadeiras
spellingShingle Socialização através de jogos e brincadeiras
Fônseca, Sara Holanda Martiniano da
Jogos infantis
Jogos Educativos
Ensino fundamental - Estudo e ensino
Socialização
Educação física
title_short Socialização através de jogos e brincadeiras
title_full Socialização através de jogos e brincadeiras
title_fullStr Socialização através de jogos e brincadeiras
title_full_unstemmed Socialização através de jogos e brincadeiras
title_sort Socialização através de jogos e brincadeiras
author Fônseca, Sara Holanda Martiniano da
author_facet Fônseca, Sara Holanda Martiniano da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, Marcos André Nunes da
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8218597Y6
https://www.escavador.com/sobre/7093734/marcos-andre-nunes-costa
dc.contributor.author.fl_str_mv Fônseca, Sara Holanda Martiniano da
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos infantis
Jogos Educativos
Ensino fundamental - Estudo e ensino
Socialização
Educação física
topic Jogos infantis
Jogos Educativos
Ensino fundamental - Estudo e ensino
Socialização
Educação física
description O jogo pode facilitar ao aluno um aprendizado que possivelmente ele demoraria mais tempo para se aprender através de maneiras tradicionais, e assim, desenvolver por meio da ludicidade, senso crítico, controlar condições favoráveis, realizar mediações, pesquisar, interpretar e tomar decisões e assim promover a socialização. O presente trabalho tem como objetivo, analisar como os jogos e brincadeiras podem contribuir na melhoria das relações interpessoais dos alunos. Através de uma pesquisa-ação de cunho qualitativo, com ênfase na análise dos dados obtidos através da observação e registro das intervenções realizadas com alunos do 7º ano do Ensino Fundamental Anos Finais, em uma escola municipal da cidade de Canhotinho-PE, foi possível constatar que os jogos populares quando trabalhados de forma lúdica com preocupações em uma formação crítica, favorecem a concepção de cooperação, importância do trabalho em equipe, além de promover autonomia, criatividade e respeito ao próximo.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-01-14T18:54:49Z
2019-01-14T18:54:49Z
2019-01-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FÔNSECA, Sara Holanda Martiniano da. Socialização através de jogos e brincadeiras. 2018. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2018.
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/695
identifier_str_mv FÔNSECA, Sara Holanda Martiniano da. Socialização através de jogos e brincadeiras. 2018. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2018.
url https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/695
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv openAccess
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/deed.en_US
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv openAccess
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/deed.en_US
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 46 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron:UFRPE
instname_str Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron_str UFRPE
institution UFRPE
reponame_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
collection Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository.name.fl_str_mv Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.sib@ufrpe.br
_version_ 1809277148659187712