Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM): uma análise crítica de desempenho médio dos estudantes pernambucanos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
Texto Completo: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2359 |
Resumo: | Este estudo utiliza os microdados do ENEM 2017 referentes ao estado de Pernambuco para analisar criticamente o desempenho médio dos participantes sobre as notas no exame. Os resultados sugerem que pode existir um elemento comum a todas as observações: A desigualdade. Esta parece ser cíclica. Isso pode ser observado no caso da renda. Os resultados apontam que os participantes de baixa renda são aqueles que obtiveram os menores escores, o que diminui a chance de ocupar vagas nos cursos de ensino superior nas Instituições Públicas Federais ou privadas. Esse problema inviabiliza o crescimento do capital humano, o qual se relaciona positivamente com o nível de renda. |
id |
UFRPE_bff139a7cbe17ab7ef9fd4a90c881571 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace:123456789/2359 |
network_acronym_str |
UFRPE |
network_name_str |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
repository_id_str |
https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612 |
spelling |
Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM): uma análise crítica de desempenho médio dos estudantes pernambucanosExame Nacional do Ensino Médio (Brasil)Capital intelectualEstudantes do ensino médioEste estudo utiliza os microdados do ENEM 2017 referentes ao estado de Pernambuco para analisar criticamente o desempenho médio dos participantes sobre as notas no exame. Os resultados sugerem que pode existir um elemento comum a todas as observações: A desigualdade. Esta parece ser cíclica. Isso pode ser observado no caso da renda. Os resultados apontam que os participantes de baixa renda são aqueles que obtiveram os menores escores, o que diminui a chance de ocupar vagas nos cursos de ensino superior nas Instituições Públicas Federais ou privadas. Esse problema inviabiliza o crescimento do capital humano, o qual se relaciona positivamente com o nível de renda.Thisstudy uses ENEM 2017 microdata for thestateof Pernambuco tocriticallyanalyzeparticipants' average performance onexam scores. The resultssuggestthattheremaybe a common elementtoallobservations: Inequality. Thisseemstobecyclical. Thiscanbeobserved in the case of income. The results show thatthelow-income participants are thosewiththelowest scores, whichreducesthe chance oftakingupvacancies in highereducationcoursesat federal orprivatepublicinstitutions. Thisproblem makes thegrowthofhuman capital unfeasible, whichispositivelyrelatedtothe income level.BrasilBezerra, Arley Rodrigueshttp://lattes.cnpq.br/5259229966619227http://lattes.cnpq.br/2745072539647650Carvalho, Crisleide Pereira Leite2020-06-08T19:04:37Z2020-06-08T19:04:37Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis41 f.application/pdfCARVALHO, Crisleide Pereira Leite. Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM): uma análise crítica de desempenho médio dos estudantes pernambucanos. 2019. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) – Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Serra Talhada, 2019.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2359porAtribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2022-05-10T19:25:39Zoai:dspace:123456789/2359Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122022-05-10T19:25:39Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM): uma análise crítica de desempenho médio dos estudantes pernambucanos |
title |
Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM): uma análise crítica de desempenho médio dos estudantes pernambucanos |
spellingShingle |
Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM): uma análise crítica de desempenho médio dos estudantes pernambucanos Carvalho, Crisleide Pereira Leite Exame Nacional do Ensino Médio (Brasil) Capital intelectual Estudantes do ensino médio |
title_short |
Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM): uma análise crítica de desempenho médio dos estudantes pernambucanos |
title_full |
Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM): uma análise crítica de desempenho médio dos estudantes pernambucanos |
title_fullStr |
Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM): uma análise crítica de desempenho médio dos estudantes pernambucanos |
title_full_unstemmed |
Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM): uma análise crítica de desempenho médio dos estudantes pernambucanos |
title_sort |
Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM): uma análise crítica de desempenho médio dos estudantes pernambucanos |
author |
Carvalho, Crisleide Pereira Leite |
author_facet |
Carvalho, Crisleide Pereira Leite |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Bezerra, Arley Rodrigues http://lattes.cnpq.br/5259229966619227 http://lattes.cnpq.br/2745072539647650 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Crisleide Pereira Leite |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Exame Nacional do Ensino Médio (Brasil) Capital intelectual Estudantes do ensino médio |
topic |
Exame Nacional do Ensino Médio (Brasil) Capital intelectual Estudantes do ensino médio |
description |
Este estudo utiliza os microdados do ENEM 2017 referentes ao estado de Pernambuco para analisar criticamente o desempenho médio dos participantes sobre as notas no exame. Os resultados sugerem que pode existir um elemento comum a todas as observações: A desigualdade. Esta parece ser cíclica. Isso pode ser observado no caso da renda. Os resultados apontam que os participantes de baixa renda são aqueles que obtiveram os menores escores, o que diminui a chance de ocupar vagas nos cursos de ensino superior nas Instituições Públicas Federais ou privadas. Esse problema inviabiliza o crescimento do capital humano, o qual se relaciona positivamente com o nível de renda. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2020-06-08T19:04:37Z 2020-06-08T19:04:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CARVALHO, Crisleide Pereira Leite. Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM): uma análise crítica de desempenho médio dos estudantes pernambucanos. 2019. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) – Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Serra Talhada, 2019. https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2359 |
identifier_str_mv |
CARVALHO, Crisleide Pereira Leite. Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM): uma análise crítica de desempenho médio dos estudantes pernambucanos. 2019. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) – Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Serra Talhada, 2019. |
url |
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2359 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR openAccess info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
41 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) instacron:UFRPE |
instname_str |
Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) |
instacron_str |
UFRPE |
institution |
UFRPE |
reponame_str |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
collection |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio.sib@ufrpe.br |
_version_ |
1809277149403676672 |