As contribuições do processo de construção coreográfica durante o ensino da dança para a provocação das relações sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Junior José da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1775
Resumo: A Dança é uma manifestação artística e cultural que acompanha o ser humano desde os períodos mais remotos até os dias atuais, e foi essencial para o estabelecimento dos processos comunicativo, festivo e ritualístico das civilizações. Esta pesquisa busca evidenciar o quanto o movimento humano presente na dança é importante para o desenvolvimento das capacidades cognitivas e sociais do indivíduo, possibilitando a partir da consciência de corpo e compreensão deste corpo no espaço, estabelecer conexões com outros indivíduos e o ambiente em que estamos inseridos. O ensino da Dança na Educação Física Escolar permite o acesso às capacidades de movimento e experiências expressivas das quais nos utilizamos para desenvolver relações com o ambiente e os demais indivíduos que fazem parte deste todo. O objetivo deste trabalho é apresentar o ensino da Dança e da construção coreográficacomo ferramentas para a formação da identidade e provocação das relações entre os indivíduos e o mundo, no que concerne à capacidade de expressão se utilizando do próprio movimento e a indissociável composição de corpo e mente. A metodologia utilizada se baseou na pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico a pesquisa foi realizada em site de bases de dados e periódicos, em artigos e documentos que abordam os temas da arte, Dança, Educação Física e Dança-educação na escola. A partir das análises dos dados bibliográficos, foi possível constatar que a Dança é de fundamental relevância para a formação sociocultural humana e a composição coreográfica tem forte influência na provocação das relações sociais.
id UFRPE_c0f4ab2de3936d0dfabc1a5979fd8de7
oai_identifier_str oai:dspace:123456789/1775
network_acronym_str UFRPE
network_name_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository_id_str https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612
spelling As contribuições do processo de construção coreográfica durante o ensino da dança para a provocação das relações sociaisDança - Aspectos sociaisEducação Física - Estudo e ensinoDança na educaçãoCoreografiaA Dança é uma manifestação artística e cultural que acompanha o ser humano desde os períodos mais remotos até os dias atuais, e foi essencial para o estabelecimento dos processos comunicativo, festivo e ritualístico das civilizações. Esta pesquisa busca evidenciar o quanto o movimento humano presente na dança é importante para o desenvolvimento das capacidades cognitivas e sociais do indivíduo, possibilitando a partir da consciência de corpo e compreensão deste corpo no espaço, estabelecer conexões com outros indivíduos e o ambiente em que estamos inseridos. O ensino da Dança na Educação Física Escolar permite o acesso às capacidades de movimento e experiências expressivas das quais nos utilizamos para desenvolver relações com o ambiente e os demais indivíduos que fazem parte deste todo. O objetivo deste trabalho é apresentar o ensino da Dança e da construção coreográficacomo ferramentas para a formação da identidade e provocação das relações entre os indivíduos e o mundo, no que concerne à capacidade de expressão se utilizando do próprio movimento e a indissociável composição de corpo e mente. A metodologia utilizada se baseou na pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico a pesquisa foi realizada em site de bases de dados e periódicos, em artigos e documentos que abordam os temas da arte, Dança, Educação Física e Dança-educação na escola. A partir das análises dos dados bibliográficos, foi possível constatar que a Dança é de fundamental relevância para a formação sociocultural humana e a composição coreográfica tem forte influência na provocação das relações sociais.The Dance is an artistic and cultural manifestation that accompanies the human being from the earliest periods to the present day, and was essential for the establishment of the communicative, festive and ritualistic processes of civilizations.This research seeks to highlight how important the human movement present in dance is for the development of cognitive and social capacities of the individual, enabling from body awareness and understanding of this body in space, establish connections with other individuals and the environment in which we operate.The teaching of dance in school physical education allows access to the movement skills and expressive experiences we use to develop relationships with the environment and the other individuals that are part of this whole.The aim of this paper is to present the teaching of dance and choreographic construction as tools for the formation of identity and provocation of relationships between individuals and the world, regarding the ability of expression using one's own movement and the inseparable composition of the body and lie. The methodology used was the qualitative research in databases and journals in articles and documents that address the themes of art, dance, physical education and dance-education in school. From the analysis of bibliographic data, it was found that dance is of fundamental relevance to human sociocultural formation and the choreographic composition has a strong influence on the provocation of social relations.BrasilLindoso, Rosângela Cely Brancohttp://lattes.cnpq.br/3196778486340275http://lattes.cnpq.br/3076590717855221Silva, Junior José da2020-01-20T13:31:43Z2020-01-20T13:31:43Z2019-11-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis44 f.application/pdfSILVA, Junior José da. As contribuições do processo de construção coreográfica durante o ensino da dança para a provocação das relações sociais. 2019. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1775porAtribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-AS 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2020-01-20T13:31:43Zoai:dspace:123456789/1775Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122020-01-20T13:31:43Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
dc.title.none.fl_str_mv As contribuições do processo de construção coreográfica durante o ensino da dança para a provocação das relações sociais
title As contribuições do processo de construção coreográfica durante o ensino da dança para a provocação das relações sociais
spellingShingle As contribuições do processo de construção coreográfica durante o ensino da dança para a provocação das relações sociais
Silva, Junior José da
Dança - Aspectos sociais
Educação Física - Estudo e ensino
Dança na educação
Coreografia
title_short As contribuições do processo de construção coreográfica durante o ensino da dança para a provocação das relações sociais
title_full As contribuições do processo de construção coreográfica durante o ensino da dança para a provocação das relações sociais
title_fullStr As contribuições do processo de construção coreográfica durante o ensino da dança para a provocação das relações sociais
title_full_unstemmed As contribuições do processo de construção coreográfica durante o ensino da dança para a provocação das relações sociais
title_sort As contribuições do processo de construção coreográfica durante o ensino da dança para a provocação das relações sociais
author Silva, Junior José da
author_facet Silva, Junior José da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lindoso, Rosângela Cely Branco
http://lattes.cnpq.br/3196778486340275
http://lattes.cnpq.br/3076590717855221
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Junior José da
dc.subject.por.fl_str_mv Dança - Aspectos sociais
Educação Física - Estudo e ensino
Dança na educação
Coreografia
topic Dança - Aspectos sociais
Educação Física - Estudo e ensino
Dança na educação
Coreografia
description A Dança é uma manifestação artística e cultural que acompanha o ser humano desde os períodos mais remotos até os dias atuais, e foi essencial para o estabelecimento dos processos comunicativo, festivo e ritualístico das civilizações. Esta pesquisa busca evidenciar o quanto o movimento humano presente na dança é importante para o desenvolvimento das capacidades cognitivas e sociais do indivíduo, possibilitando a partir da consciência de corpo e compreensão deste corpo no espaço, estabelecer conexões com outros indivíduos e o ambiente em que estamos inseridos. O ensino da Dança na Educação Física Escolar permite o acesso às capacidades de movimento e experiências expressivas das quais nos utilizamos para desenvolver relações com o ambiente e os demais indivíduos que fazem parte deste todo. O objetivo deste trabalho é apresentar o ensino da Dança e da construção coreográficacomo ferramentas para a formação da identidade e provocação das relações entre os indivíduos e o mundo, no que concerne à capacidade de expressão se utilizando do próprio movimento e a indissociável composição de corpo e mente. A metodologia utilizada se baseou na pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico a pesquisa foi realizada em site de bases de dados e periódicos, em artigos e documentos que abordam os temas da arte, Dança, Educação Física e Dança-educação na escola. A partir das análises dos dados bibliográficos, foi possível constatar que a Dança é de fundamental relevância para a formação sociocultural humana e a composição coreográfica tem forte influência na provocação das relações sociais.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-26
2020-01-20T13:31:43Z
2020-01-20T13:31:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Junior José da. As contribuições do processo de construção coreográfica durante o ensino da dança para a provocação das relações sociais. 2019. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1775
identifier_str_mv SILVA, Junior José da. As contribuições do processo de construção coreográfica durante o ensino da dança para a provocação das relações sociais. 2019. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
url https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1775
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-AS 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
openAccess
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-AS 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 44 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron:UFRPE
instname_str Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron_str UFRPE
institution UFRPE
reponame_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
collection Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository.name.fl_str_mv Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.sib@ufrpe.br
_version_ 1809277151189401600