O cabelo afro e a idealização dos cachos como estímulo para o consumo de produtos capilares.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
Texto Completo: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5325 |
Resumo: | Este trabalho visa compreender como o meio social e o racismo influencia no processo de uso, consumo e aquisição de produtos capilares por pessoas que possuem cabelo afro. Também busca analisar como as instituições reproduzem essa ideologia em seus produtos, propagandas e publicidades. Caracteriza-se por ser uma pesquisa exploratória, de caráter qualitativo. Para a coleta de dados, foram utilizadas técnicas de observação em mídias sociais e lojas de cosméticos, entrevistas semiestruturadas com o uso de seus respectivos roteiros, além dos dados secundários levantados na pesquisa bibliográfica. Foram entrevistadas 5 pessoas que afirmaram utilizar produtos capilares, sendo 4 deles consumidores e 1 dona de salão afro e de uma marca de produtos para cabelos afros. As entrevistas ocorreram entre os meses de junho e julho de 2023. Os dados e falas coletados foram analisados com o apoio do método de história de vida, considerando os fatores subjetivos do indivíduo, e examinando como as experiências de vida e os fatores culturais podem afetar seu processo decisório de uso e consumo dos produtos. As pessoas negras carregam em sua história séculos de repressão. A norma eurocêntrica de estabelecer suas características como padrão instaura o racismo na sociedade, o racismo apresentou-se de maneira explícita e com ele apagou culturas e simbolismos, em processo de se restabelecer em meio social as pessoas negras tiveram de camuflar muitas de suas características, uma delas, os seus cabelos, com o capitalismo instaurado na sociedade, o racismo ganha uma nova roupagem. O que antes aparecia de maneira explícita, atualmente atua de maneira velada e enviesada, atuando a partir do racismo estrutural, que, de maneira “inconsciente” tende a influenciar na maneira em que é consumido os produtos capilares e não somente consumido, como propagado e desenvolvido, não priorizando o cuidado, mas sim, a definição e o “belo” estabelecido socialmente. |
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As entrevistas ocorreram entre os meses de junho e julho de 2023. Os dados e falas coletados foram analisados com o apoio do método de história de vida, considerando os fatores subjetivos do indivíduo, e examinando como as experiências de vida e os fatores culturais podem afetar seu processo decisório de uso e consumo dos produtos. As pessoas negras carregam em sua história séculos de repressão. A norma eurocêntrica de estabelecer suas características como padrão instaura o racismo na sociedade, o racismo apresentou-se de maneira explícita e com ele apagou culturas e simbolismos, em processo de se restabelecer em meio social as pessoas negras tiveram de camuflar muitas de suas características, uma delas, os seus cabelos, com o capitalismo instaurado na sociedade, o racismo ganha uma nova roupagem. O que antes aparecia de maneira explícita, atualmente atua de maneira velada e enviesada, atuando a partir do racismo estrutural, que, de maneira “inconsciente” tende a influenciar na maneira em que é consumido os produtos capilares e não somente consumido, como propagado e desenvolvido, não priorizando o cuidado, mas sim, a definição e o “belo” estabelecido socialmente.This work aims to understand how the social environment and racism influence the process of use, consumption and acquisition of hair products by people who have Afro hair. It also seeks to analyze how institutions reproduce this ideology in their products, advertisements and advertisements. It is characterized by being an exploratory, qualitative research. For data collection, observation techniques were used in social media and cosmetics stores, semi-structured interviews using their respective scripts, in addition to secondary data collected in the bibliographical research. 5 people who claimed to use hair products were interviewed, 4 of them being consumers and 1 owner of an afro salon and a brand of products for afro hair. The interviews took place between June and July 2023. The collected data and speeches were analyzed with the support of the life history method, considering the individual's subjective factors, and examining how life experiences and cultural factors can affect their decision-making process for the use and consumption of products. Black people carry centuries of repression in their history. The Eurocentric norm of establishing their characteristics as a standard establishes racism in society, racism was explicitly presented and with it erased cultures and symbolisms, in the process of reestablishing themselves in the social environment, black people had to camouflage many of their characteristics, one of them, their hair, with capitalism established in society, racism takes on a new guise. What previously appeared explicitly, currently acts in a veiled and biased way, acting from structural racism, which, in an “unconscious” way, tends to influence the way in which hair products are consumed and not only consumed, but propagated and developed, not prioritizing care, but the definition and socially established “beauty”.BrasilLeão, Éder Lira de Souzahttp://lattes.cnpq.br/5519824216304640http://lattes.cnpq.br/4434499456331867Silva, Thamyres Lais dos Santos Dias2024-01-08T14:28:06Z2024-01-08T14:28:06Z2023-09-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis49 f.application/pdfSILVA, Thamyres Lais dos Santos Dias. O cabelo afro e a idealização dos cachos como estímulo para o consumo de produtos capilares. 2023. 49 f. 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