O trato com o conhecimento esporte: o futsal no IFPE – Campus Recife
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
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Texto Completo: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1418 |
Resumo: | O fenômeno Esporte faz parte da cultura corporal, e desde a década de 70 está marcantemente associado à Educação Física escolar no Brasil. Logo, o trato com o conhecimento esporte no ambiente escolar é fundamental, sendo necessária clareza sobre a concepção de formação humana e consequentemente sobre os objetivos a serem alcançados nas aulas de Educação Física. O futsal, por sua vez, tem seu berço no Brasil e é um dos esportes mais praticados no país, o que o torna bastante relevante socialmente. Não devendo limitar-se ao ensino da técnica ou tática esportiva, é papel da Educação Física ampliar o conhecimento dos alunos a cerca da realidade. Para tanto, é preciso organizar os conteúdos a serem trabalhados, e isto passa pela seleção dos conteúdos. Alguns princípios curriculares precisam ser elencados para que a seleção de conteúdos escolares atenda à máxima de contribuir para formação de cidadãos críticos, capazes de fazer uma leitura correta da realidade, bem como transforma-la numa sociedade mais justa e igualitária. Apoiando-nos na metodologia Crítico-superadora, encontramos os seguintes princípios curriculares: a relevância social do conteúdo, contemporaneidade do conteúdo, adequação às possibilidades sociocognoscitivas do aluno. Este estudo procurou analisar qual a realidade e possibilidade do trato com o conhecimento esporte, notadamente o futsal, no IFPE-Campus Recife. Uma vez que esta é uma Instituição de ensino pública federal e gratuita, com mais de cem anos de existência e de boa referência no ensino tecnológico na região, além de alcançar milhares de jovens da capital pernambucana. A teoria do conhecimento utilizada foi o materialismo histórico-dialético. O método científico de pesquisa foi o dialético materialista. Nosso campo empírico foi a produção de conhecimento sobre o nosso objeto de pesquisa, sendo a fonte empírica: Programa de Componente Curricular dos Cursos Técnicos do Campus Recife, à saber, a ementa das disciplinas de Educação Física. Após a análise dos conteúdos programáticos das ementas, constatamos a inexistência do fenômeno esportivo futsal nos documentos oficiais da instituição, o que sinaliza a não sistematização desse conteúdo nas aulas de Educação Física. Concluímos que, não só é possível a inserção do fenômeno esportivo nas ementas de Educação Física, como também há mais de uma maneira de realizar. Seja pela implementação do Futsal como subtópico nos conteúdos da disciplina Educação Física III, ou mesmo, por uma reformulação maior do currículo, que atualmente não contempla outros macroconteúdos da cultura corporal. |
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O trato com o conhecimento esporte: o futsal no IFPE – Campus RecifeFutsalEsportes - Aspectos fisiológicosExercícios físicosEducação física para criançasO fenômeno Esporte faz parte da cultura corporal, e desde a década de 70 está marcantemente associado à Educação Física escolar no Brasil. Logo, o trato com o conhecimento esporte no ambiente escolar é fundamental, sendo necessária clareza sobre a concepção de formação humana e consequentemente sobre os objetivos a serem alcançados nas aulas de Educação Física. O futsal, por sua vez, tem seu berço no Brasil e é um dos esportes mais praticados no país, o que o torna bastante relevante socialmente. Não devendo limitar-se ao ensino da técnica ou tática esportiva, é papel da Educação Física ampliar o conhecimento dos alunos a cerca da realidade. Para tanto, é preciso organizar os conteúdos a serem trabalhados, e isto passa pela seleção dos conteúdos. Alguns princípios curriculares precisam ser elencados para que a seleção de conteúdos escolares atenda à máxima de contribuir para formação de cidadãos críticos, capazes de fazer uma leitura correta da realidade, bem como transforma-la numa sociedade mais justa e igualitária. Apoiando-nos na metodologia Crítico-superadora, encontramos os seguintes princípios curriculares: a relevância social do conteúdo, contemporaneidade do conteúdo, adequação às possibilidades sociocognoscitivas do aluno. Este estudo procurou analisar qual a realidade e possibilidade do trato com o conhecimento esporte, notadamente o futsal, no IFPE-Campus Recife. Uma vez que esta é uma Instituição de ensino pública federal e gratuita, com mais de cem anos de existência e de boa referência no ensino tecnológico na região, além de alcançar milhares de jovens da capital pernambucana. A teoria do conhecimento utilizada foi o materialismo histórico-dialético. O método científico de pesquisa foi o dialético materialista. Nosso campo empírico foi a produção de conhecimento sobre o nosso objeto de pesquisa, sendo a fonte empírica: Programa de Componente Curricular dos Cursos Técnicos do Campus Recife, à saber, a ementa das disciplinas de Educação Física. Após a análise dos conteúdos programáticos das ementas, constatamos a inexistência do fenômeno esportivo futsal nos documentos oficiais da instituição, o que sinaliza a não sistematização desse conteúdo nas aulas de Educação Física. Concluímos que, não só é possível a inserção do fenômeno esportivo nas ementas de Educação Física, como também há mais de uma maneira de realizar. Seja pela implementação do Futsal como subtópico nos conteúdos da disciplina Educação Física III, ou mesmo, por uma reformulação maior do currículo, que atualmente não contempla outros macroconteúdos da cultura corporal.The Sport phenomenon is part of the body culture and since the 1970s it is strikingly associated with associated with Physical Education in Brazilian schools. Therefore, the manner the knowledge about Sport is regarded in the school environment is fundamental and clarity about the conception of human formation and consequently about the goals to be achieved in Physical Education classes is necessary. Futsal, for instance, is deeply rooted in Brazil and is one of the most practiced sports in the country, which makes it quite socially relevant. Not being limited to the teaching of technique or sports tactics, it is the role of Physical Education to broaden students' knowledge about reality. For that, it is necessary to organize the contents to be worked out, and this involves the selection of the content. Some principles need to be listed so that the selection of curricular content reaches the maxim of contributing to the formation of critical citizens, capable of making a correct reading of reality, as well as transforming it into a more just and egalitarian society. Relying on Critical-surmounting methodology, we have found the following curricular principles: the social relevance of content, contemporaneousness of the content, the adequacy to the socio-cognitive possibilities of the student. This study sought to analyze how the knowledge about sport is was handled, notably futsal, at IFPE-Campus Recife. Since this is a free federal public education institution, with more than one hundred years of existence and good reference in technological teaching in the region, besides reaching thousands of young people from the capital of Pernambuco, it has a good physical structure for teaching futsal as program content. We used historical-dialectical materialism as the theory of knowledge and the materialist dialectic as the scientific method of research. Our empirical field was the production of knowledge about our research object, and the empirical source was the curricular Component Program of the Technical Courses of Campus Recife, namely, the syllabus of subject belonging to Physical Education. After analyzing the program contents of the syllabi, we verified the lack of futsal as a sport phenomenon in the official documents of the institution, which indicates the non systematization of this content in the Physical Education classes. We conclude that the insertion of Sport phenomenon in the Physical Education syllabi is possible and that this can occur in several ways, either by implementing Futsal as a subtopic in the contents of the Physical Education III discipline or by a major reformulation of the curriculum, which currently does not contemplate other macro contents of body culture.BrasilMelo, Flavio Dantas Albuquerquehttp://lattes.cnpq.br/6360676689327977http://lattes.cnpq.br/9033781419336294Santos, Helton Layon Teixeira dos2019-09-03T13:09:53Z2019-09-03T13:09:53Z2019-07-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis58 f.application/pdfSANTOS, Helton Layon Teixeira dos. O trato com o conhecimento esporte: o futsal no IFPE – Campus Recife. 2019. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1418ark:/57462/00130000005qjporAtribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-AS 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2019-09-03T13:09:53Zoai:dspace:123456789/1418Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122019-09-03T13:09:53Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false |
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