Um estudo de caso sobre as estratégias de comercialização de bebidas na microrregião do Sertão do Pajeú adotadas para a expansão de um grupo empresarial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Jeferson Alan Rodrigues de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1262
Resumo: Esta pesquisa analisa o processo da comercialização do mercado de bebidas na microrregião do Sertão do Pajeú, evidenciando quais são as principais estratégias adotadas por um grupo empresarial para se expandir nesse mercado e, tornar-se um forte concorrente nesse segmento. Para isso, foram identificados os perfis dos consumidores, assim como os canais de comercialização desse mercado, sendo A.S ROTA (canal formado por hipermercados, supermercados grandes, supermercados médios, mini mercados, lojas de conveniências e armazéns/mercearias), FRIO (os mercados formados por bares, barzinhos, academias, clubes, botecos, botequins, danceterias, restaurantes, trailers, barracas, quiosques, casas de massagem, pizzarias) e SUB (caracterizado por a composição de atacadistas e depósitos de bebidas). A comercialização desse mercado junto à adesão de estratégias bem definidas busca aumentar a produtividade de uma empresa e torná-la mais eficiente. Utilizou-se basicamente de dados secundários obtidos junto à empresa analisada referentes ao período de 2013 a 2017. Verificou-se que, o sucesso desse mercado está interligado com as estratégias de execução de mercado, participação de programas de mercado e política de preços, onde além de aumentar seus lucros, as vendas e o faturamento, os investimentos nesse setor rendem para uma empresa a sua expansão territorial e a torna mais competitiva para a obtenção de resultados para se elevar o “Share” de mercado dos produtos que são comercializados.
id UFRPE_cb1e61a74e6b6d8591537f0efbb8daa8
oai_identifier_str oai:dspace:123456789/1262
network_acronym_str UFRPE
network_name_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository_id_str https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612
spelling Um estudo de caso sobre as estratégias de comercialização de bebidas na microrregião do Sertão do Pajeú adotadas para a expansão de um grupo empresarialEmpresas - VendaSucesso nos negóciosBebidasEsta pesquisa analisa o processo da comercialização do mercado de bebidas na microrregião do Sertão do Pajeú, evidenciando quais são as principais estratégias adotadas por um grupo empresarial para se expandir nesse mercado e, tornar-se um forte concorrente nesse segmento. Para isso, foram identificados os perfis dos consumidores, assim como os canais de comercialização desse mercado, sendo A.S ROTA (canal formado por hipermercados, supermercados grandes, supermercados médios, mini mercados, lojas de conveniências e armazéns/mercearias), FRIO (os mercados formados por bares, barzinhos, academias, clubes, botecos, botequins, danceterias, restaurantes, trailers, barracas, quiosques, casas de massagem, pizzarias) e SUB (caracterizado por a composição de atacadistas e depósitos de bebidas). A comercialização desse mercado junto à adesão de estratégias bem definidas busca aumentar a produtividade de uma empresa e torná-la mais eficiente. Utilizou-se basicamente de dados secundários obtidos junto à empresa analisada referentes ao período de 2013 a 2017. Verificou-se que, o sucesso desse mercado está interligado com as estratégias de execução de mercado, participação de programas de mercado e política de preços, onde além de aumentar seus lucros, as vendas e o faturamento, os investimentos nesse setor rendem para uma empresa a sua expansão territorial e a torna mais competitiva para a obtenção de resultados para se elevar o “Share” de mercado dos produtos que são comercializados.This research analyzes the process of marketing the beverage market in the Northeast region of the Interior of the Pajeú, showing what are the main strategies adopted by a business group to expand in that market and become a strong competitor in this thread. For that, the consumer profiles were identified, as well as the marketing channels of this market, being a.s ROUTE (canal formed by hypermarkets, supermarkets, grocery stores, big small convenience stores and warehouses/ grocery stores), COLD (the markets consisting of bars, pubs, gyms, clubs, bars, bars, discos, restaurants, trailers, tents, kiosks, massage parlours, pizzerias) and SUB (characterized by the composition of wholesalers and warehouses of drinks). The marketing of this market with the accession of well-defined strategies seek to increase the productivity of a company and make it more efficient. Using secondary data basically obtained by the company analyzed for the period from 2013 to 2017. It was found that the success of this market is connected with the execution of market strategies, program participation of market and price policy, where in addition to increase your profits, sales and billing, the investments in this sector yield to a company your territorial expansion and makes it more competitive to obtain results to raise the market Share of products that are marketed.BrasilFreire Junior, Luciano GalvãoNão encontradohttp://lattes.cnpq.br/0044703870148646Lima, Jeferson Alan Rodrigues de2019-07-26T17:51:23Z2019-07-26T17:51:23Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis70 f.application/pdfLIMA, Jeferson Alan Rodrigues de. Um estudo de caso sobre as estratégias de comercialização de bebidas na microrregião do Sertão do Pajeú adotadas para a expansão de um grupo empresarial. 2019. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) – Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Serra Talhada, 2019.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1262porAtribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2022-05-10T19:07:40Zoai:dspace:123456789/1262Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122022-05-10T19:07:40Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
dc.title.none.fl_str_mv Um estudo de caso sobre as estratégias de comercialização de bebidas na microrregião do Sertão do Pajeú adotadas para a expansão de um grupo empresarial
title Um estudo de caso sobre as estratégias de comercialização de bebidas na microrregião do Sertão do Pajeú adotadas para a expansão de um grupo empresarial
spellingShingle Um estudo de caso sobre as estratégias de comercialização de bebidas na microrregião do Sertão do Pajeú adotadas para a expansão de um grupo empresarial
Lima, Jeferson Alan Rodrigues de
Empresas - Venda
Sucesso nos negócios
Bebidas
title_short Um estudo de caso sobre as estratégias de comercialização de bebidas na microrregião do Sertão do Pajeú adotadas para a expansão de um grupo empresarial
title_full Um estudo de caso sobre as estratégias de comercialização de bebidas na microrregião do Sertão do Pajeú adotadas para a expansão de um grupo empresarial
title_fullStr Um estudo de caso sobre as estratégias de comercialização de bebidas na microrregião do Sertão do Pajeú adotadas para a expansão de um grupo empresarial
title_full_unstemmed Um estudo de caso sobre as estratégias de comercialização de bebidas na microrregião do Sertão do Pajeú adotadas para a expansão de um grupo empresarial
title_sort Um estudo de caso sobre as estratégias de comercialização de bebidas na microrregião do Sertão do Pajeú adotadas para a expansão de um grupo empresarial
author Lima, Jeferson Alan Rodrigues de
author_facet Lima, Jeferson Alan Rodrigues de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Freire Junior, Luciano Galvão
Não encontrado
http://lattes.cnpq.br/0044703870148646
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Jeferson Alan Rodrigues de
dc.subject.por.fl_str_mv Empresas - Venda
Sucesso nos negócios
Bebidas
topic Empresas - Venda
Sucesso nos negócios
Bebidas
description Esta pesquisa analisa o processo da comercialização do mercado de bebidas na microrregião do Sertão do Pajeú, evidenciando quais são as principais estratégias adotadas por um grupo empresarial para se expandir nesse mercado e, tornar-se um forte concorrente nesse segmento. Para isso, foram identificados os perfis dos consumidores, assim como os canais de comercialização desse mercado, sendo A.S ROTA (canal formado por hipermercados, supermercados grandes, supermercados médios, mini mercados, lojas de conveniências e armazéns/mercearias), FRIO (os mercados formados por bares, barzinhos, academias, clubes, botecos, botequins, danceterias, restaurantes, trailers, barracas, quiosques, casas de massagem, pizzarias) e SUB (caracterizado por a composição de atacadistas e depósitos de bebidas). A comercialização desse mercado junto à adesão de estratégias bem definidas busca aumentar a produtividade de uma empresa e torná-la mais eficiente. Utilizou-se basicamente de dados secundários obtidos junto à empresa analisada referentes ao período de 2013 a 2017. Verificou-se que, o sucesso desse mercado está interligado com as estratégias de execução de mercado, participação de programas de mercado e política de preços, onde além de aumentar seus lucros, as vendas e o faturamento, os investimentos nesse setor rendem para uma empresa a sua expansão territorial e a torna mais competitiva para a obtenção de resultados para se elevar o “Share” de mercado dos produtos que são comercializados.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-26T17:51:23Z
2019-07-26T17:51:23Z
2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LIMA, Jeferson Alan Rodrigues de. Um estudo de caso sobre as estratégias de comercialização de bebidas na microrregião do Sertão do Pajeú adotadas para a expansão de um grupo empresarial. 2019. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) – Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Serra Talhada, 2019.
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1262
identifier_str_mv LIMA, Jeferson Alan Rodrigues de. Um estudo de caso sobre as estratégias de comercialização de bebidas na microrregião do Sertão do Pajeú adotadas para a expansão de um grupo empresarial. 2019. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) – Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Serra Talhada, 2019.
url https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1262
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
openAccess
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 70 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron:UFRPE
instname_str Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron_str UFRPE
institution UFRPE
reponame_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
collection Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository.name.fl_str_mv Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.sib@ufrpe.br
_version_ 1809277166240661504