Trato do conhecimento dança: a tematização do gênero brega nas aulas de educação física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Mayara Sales dos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/792
Resumo: O brega é um fenômeno cultural na contemporaneidade das periferias da cidade do Recife e região metropolitana. A partir da vivência de uma atividade curricular Prática Integrativa surgiu o seguinte questionamento: como tratar o brega nas aulas de Educação Física? Para solucionar esse questionamento elaboramos os seguintes objetivos: geral, analisar o fenômeno, o brega, diante de sua realidade e possibilidade e para chegarmos ao objetivo geral traçamos como objetivos específicos identificar a função social da escola e da Educação Física e o trato do conhecimento dança; Identificar uma possibilidade de tratar o fenômeno brega dentro do conhecimento dança no quarto ciclo. O estudo foi realizado através de uma pesquisa que relacionava o conteúdo de dança nas aulas de educação física escolar com o consumo do ritmo brega por parte dos alunos sendo analisado e retirado das publicações as discussões aqui apresentadas. Sendo estas discussões fatores decisivos para a inserção do gênero nas aulas. Através da perspectiva que devemos considerar a realidade social do aluno, trazer a temática brega é proporcionar ao aluno inserido nas comunidades populares, a possibilidade de estudar sua própria história, identificando nela sua tensões e contradições formas de vidas rebaixadas possibilitando a transformação da consciência comum à consciência filosófica.
id UFRPE_d30adc05e3b412d5a73d4bdaeb4cef90
oai_identifier_str oai:dspace:123456789/792
network_acronym_str UFRPE
network_name_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository_id_str https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612
spelling Trato do conhecimento dança: a tematização do gênero brega nas aulas de educação físicaBrega (Música)Dança na educaçãoMúsica na educação físicaO brega é um fenômeno cultural na contemporaneidade das periferias da cidade do Recife e região metropolitana. A partir da vivência de uma atividade curricular Prática Integrativa surgiu o seguinte questionamento: como tratar o brega nas aulas de Educação Física? Para solucionar esse questionamento elaboramos os seguintes objetivos: geral, analisar o fenômeno, o brega, diante de sua realidade e possibilidade e para chegarmos ao objetivo geral traçamos como objetivos específicos identificar a função social da escola e da Educação Física e o trato do conhecimento dança; Identificar uma possibilidade de tratar o fenômeno brega dentro do conhecimento dança no quarto ciclo. O estudo foi realizado através de uma pesquisa que relacionava o conteúdo de dança nas aulas de educação física escolar com o consumo do ritmo brega por parte dos alunos sendo analisado e retirado das publicações as discussões aqui apresentadas. Sendo estas discussões fatores decisivos para a inserção do gênero nas aulas. Através da perspectiva que devemos considerar a realidade social do aluno, trazer a temática brega é proporcionar ao aluno inserido nas comunidades populares, a possibilidade de estudar sua própria história, identificando nela sua tensões e contradições formas de vidas rebaixadas possibilitando a transformação da consciência comum à consciência filosófica.The brega is a cultural phenomenon in the contemporaneousness of the peripheries of the city of Recife and metropolitan region. From the experience of an Integrative Pática curricular activity, the following question was raised: how to deal with tackiness in Physical Education classes? In order to solve this question, we elaborate the second objectives: general, to analyze the phenomenon, the brega, in face of its reality and possibility and to reach the general objective we draw as specific objectives to identify the social function of the school and Physical Education and the treatment of knowledge dance ; Identify a possibility of treating the tacky phenomenon within the dance knowledge in the fourth cycle. The study was conducted through a research that related the content of dance in the school physical education classes with the consumption of the playful rhythm by the students being analyzed and withdrawn the discussions presented here. These discussions are decisive factors for the insertion of the genre in class. Through the perspective that we should consider the social reality of the student, bringing up the tacky theme is to provide the student inserted in the popular communities, the possibility of studying their own history, identifying in it their tensions and contradictions forms of lives downsizing making possible the transformation of the common consciousness to the philosophical consciousness.BrasilLindoso, Rosângela Cely Brancohttp://lattes.cnpq.br/3759036271888481http://lattes.cnpq.br/3076590717855221Santos, Mayara Sales dos2019-03-11T13:59:45Z2019-03-11T13:59:45Z2019-02-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis32 f.application/pdfSANTOS, Mayara Sales dos. Trato do conhecimento dança: a tematização do gênero brega nas aulas de educação física. 2019. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/792porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/deed.en_USopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2019-03-11T13:59:45Zoai:dspace:123456789/792Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122019-03-11T13:59:45Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
dc.title.none.fl_str_mv Trato do conhecimento dança: a tematização do gênero brega nas aulas de educação física
title Trato do conhecimento dança: a tematização do gênero brega nas aulas de educação física
spellingShingle Trato do conhecimento dança: a tematização do gênero brega nas aulas de educação física
Santos, Mayara Sales dos
Brega (Música)
Dança na educação
Música na educação física
title_short Trato do conhecimento dança: a tematização do gênero brega nas aulas de educação física
title_full Trato do conhecimento dança: a tematização do gênero brega nas aulas de educação física
title_fullStr Trato do conhecimento dança: a tematização do gênero brega nas aulas de educação física
title_full_unstemmed Trato do conhecimento dança: a tematização do gênero brega nas aulas de educação física
title_sort Trato do conhecimento dança: a tematização do gênero brega nas aulas de educação física
author Santos, Mayara Sales dos
author_facet Santos, Mayara Sales dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lindoso, Rosângela Cely Branco
http://lattes.cnpq.br/3759036271888481
http://lattes.cnpq.br/3076590717855221
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Mayara Sales dos
dc.subject.por.fl_str_mv Brega (Música)
Dança na educação
Música na educação física
topic Brega (Música)
Dança na educação
Música na educação física
description O brega é um fenômeno cultural na contemporaneidade das periferias da cidade do Recife e região metropolitana. A partir da vivência de uma atividade curricular Prática Integrativa surgiu o seguinte questionamento: como tratar o brega nas aulas de Educação Física? Para solucionar esse questionamento elaboramos os seguintes objetivos: geral, analisar o fenômeno, o brega, diante de sua realidade e possibilidade e para chegarmos ao objetivo geral traçamos como objetivos específicos identificar a função social da escola e da Educação Física e o trato do conhecimento dança; Identificar uma possibilidade de tratar o fenômeno brega dentro do conhecimento dança no quarto ciclo. O estudo foi realizado através de uma pesquisa que relacionava o conteúdo de dança nas aulas de educação física escolar com o consumo do ritmo brega por parte dos alunos sendo analisado e retirado das publicações as discussões aqui apresentadas. Sendo estas discussões fatores decisivos para a inserção do gênero nas aulas. Através da perspectiva que devemos considerar a realidade social do aluno, trazer a temática brega é proporcionar ao aluno inserido nas comunidades populares, a possibilidade de estudar sua própria história, identificando nela sua tensões e contradições formas de vidas rebaixadas possibilitando a transformação da consciência comum à consciência filosófica.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-11T13:59:45Z
2019-03-11T13:59:45Z
2019-02-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Mayara Sales dos. Trato do conhecimento dança: a tematização do gênero brega nas aulas de educação física. 2019. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/792
identifier_str_mv SANTOS, Mayara Sales dos. Trato do conhecimento dança: a tematização do gênero brega nas aulas de educação física. 2019. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
url https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/792
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/deed.en_US
openAccess
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/deed.en_US
openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 32 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron:UFRPE
instname_str Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron_str UFRPE
institution UFRPE
reponame_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
collection Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository.name.fl_str_mv Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.sib@ufrpe.br
_version_ 1809277158669942784