Trato do conhecimento dança: a tematização do gênero brega nas aulas de educação física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
Texto Completo: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/792 |
Resumo: | O brega é um fenômeno cultural na contemporaneidade das periferias da cidade do Recife e região metropolitana. A partir da vivência de uma atividade curricular Prática Integrativa surgiu o seguinte questionamento: como tratar o brega nas aulas de Educação Física? Para solucionar esse questionamento elaboramos os seguintes objetivos: geral, analisar o fenômeno, o brega, diante de sua realidade e possibilidade e para chegarmos ao objetivo geral traçamos como objetivos específicos identificar a função social da escola e da Educação Física e o trato do conhecimento dança; Identificar uma possibilidade de tratar o fenômeno brega dentro do conhecimento dança no quarto ciclo. O estudo foi realizado através de uma pesquisa que relacionava o conteúdo de dança nas aulas de educação física escolar com o consumo do ritmo brega por parte dos alunos sendo analisado e retirado das publicações as discussões aqui apresentadas. Sendo estas discussões fatores decisivos para a inserção do gênero nas aulas. Através da perspectiva que devemos considerar a realidade social do aluno, trazer a temática brega é proporcionar ao aluno inserido nas comunidades populares, a possibilidade de estudar sua própria história, identificando nela sua tensões e contradições formas de vidas rebaixadas possibilitando a transformação da consciência comum à consciência filosófica. |
id |
UFRPE_d30adc05e3b412d5a73d4bdaeb4cef90 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace:123456789/792 |
network_acronym_str |
UFRPE |
network_name_str |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
repository_id_str |
https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612 |
spelling |
Trato do conhecimento dança: a tematização do gênero brega nas aulas de educação físicaBrega (Música)Dança na educaçãoMúsica na educação físicaO brega é um fenômeno cultural na contemporaneidade das periferias da cidade do Recife e região metropolitana. A partir da vivência de uma atividade curricular Prática Integrativa surgiu o seguinte questionamento: como tratar o brega nas aulas de Educação Física? Para solucionar esse questionamento elaboramos os seguintes objetivos: geral, analisar o fenômeno, o brega, diante de sua realidade e possibilidade e para chegarmos ao objetivo geral traçamos como objetivos específicos identificar a função social da escola e da Educação Física e o trato do conhecimento dança; Identificar uma possibilidade de tratar o fenômeno brega dentro do conhecimento dança no quarto ciclo. O estudo foi realizado através de uma pesquisa que relacionava o conteúdo de dança nas aulas de educação física escolar com o consumo do ritmo brega por parte dos alunos sendo analisado e retirado das publicações as discussões aqui apresentadas. Sendo estas discussões fatores decisivos para a inserção do gênero nas aulas. Através da perspectiva que devemos considerar a realidade social do aluno, trazer a temática brega é proporcionar ao aluno inserido nas comunidades populares, a possibilidade de estudar sua própria história, identificando nela sua tensões e contradições formas de vidas rebaixadas possibilitando a transformação da consciência comum à consciência filosófica.The brega is a cultural phenomenon in the contemporaneousness of the peripheries of the city of Recife and metropolitan region. From the experience of an Integrative Pática curricular activity, the following question was raised: how to deal with tackiness in Physical Education classes? In order to solve this question, we elaborate the second objectives: general, to analyze the phenomenon, the brega, in face of its reality and possibility and to reach the general objective we draw as specific objectives to identify the social function of the school and Physical Education and the treatment of knowledge dance ; Identify a possibility of treating the tacky phenomenon within the dance knowledge in the fourth cycle. The study was conducted through a research that related the content of dance in the school physical education classes with the consumption of the playful rhythm by the students being analyzed and withdrawn the discussions presented here. These discussions are decisive factors for the insertion of the genre in class. Through the perspective that we should consider the social reality of the student, bringing up the tacky theme is to provide the student inserted in the popular communities, the possibility of studying their own history, identifying in it their tensions and contradictions forms of lives downsizing making possible the transformation of the common consciousness to the philosophical consciousness.BrasilLindoso, Rosângela Cely Brancohttp://lattes.cnpq.br/3759036271888481http://lattes.cnpq.br/3076590717855221Santos, Mayara Sales dos2019-03-11T13:59:45Z2019-03-11T13:59:45Z2019-02-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis32 f.application/pdfSANTOS, Mayara Sales dos. Trato do conhecimento dança: a tematização do gênero brega nas aulas de educação física. 2019. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/792porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/deed.en_USopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2019-03-11T13:59:45Zoai:dspace:123456789/792Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122019-03-11T13:59:45Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Trato do conhecimento dança: a tematização do gênero brega nas aulas de educação física |
title |
Trato do conhecimento dança: a tematização do gênero brega nas aulas de educação física |
spellingShingle |
Trato do conhecimento dança: a tematização do gênero brega nas aulas de educação física Santos, Mayara Sales dos Brega (Música) Dança na educação Música na educação física |
title_short |
Trato do conhecimento dança: a tematização do gênero brega nas aulas de educação física |
title_full |
Trato do conhecimento dança: a tematização do gênero brega nas aulas de educação física |
title_fullStr |
Trato do conhecimento dança: a tematização do gênero brega nas aulas de educação física |
title_full_unstemmed |
Trato do conhecimento dança: a tematização do gênero brega nas aulas de educação física |
title_sort |
Trato do conhecimento dança: a tematização do gênero brega nas aulas de educação física |
author |
Santos, Mayara Sales dos |
author_facet |
Santos, Mayara Sales dos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lindoso, Rosângela Cely Branco http://lattes.cnpq.br/3759036271888481 http://lattes.cnpq.br/3076590717855221 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Mayara Sales dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Brega (Música) Dança na educação Música na educação física |
topic |
Brega (Música) Dança na educação Música na educação física |
description |
O brega é um fenômeno cultural na contemporaneidade das periferias da cidade do Recife e região metropolitana. A partir da vivência de uma atividade curricular Prática Integrativa surgiu o seguinte questionamento: como tratar o brega nas aulas de Educação Física? Para solucionar esse questionamento elaboramos os seguintes objetivos: geral, analisar o fenômeno, o brega, diante de sua realidade e possibilidade e para chegarmos ao objetivo geral traçamos como objetivos específicos identificar a função social da escola e da Educação Física e o trato do conhecimento dança; Identificar uma possibilidade de tratar o fenômeno brega dentro do conhecimento dança no quarto ciclo. O estudo foi realizado através de uma pesquisa que relacionava o conteúdo de dança nas aulas de educação física escolar com o consumo do ritmo brega por parte dos alunos sendo analisado e retirado das publicações as discussões aqui apresentadas. Sendo estas discussões fatores decisivos para a inserção do gênero nas aulas. Através da perspectiva que devemos considerar a realidade social do aluno, trazer a temática brega é proporcionar ao aluno inserido nas comunidades populares, a possibilidade de estudar sua própria história, identificando nela sua tensões e contradições formas de vidas rebaixadas possibilitando a transformação da consciência comum à consciência filosófica. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-03-11T13:59:45Z 2019-03-11T13:59:45Z 2019-02-07 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SANTOS, Mayara Sales dos. Trato do conhecimento dança: a tematização do gênero brega nas aulas de educação física. 2019. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019. https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/792 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Mayara Sales dos. Trato do conhecimento dança: a tematização do gênero brega nas aulas de educação física. 2019. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019. |
url |
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/792 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/deed.en_US openAccess info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/deed.en_US openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
32 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) instacron:UFRPE |
instname_str |
Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) |
instacron_str |
UFRPE |
institution |
UFRPE |
reponame_str |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
collection |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio.sib@ufrpe.br |
_version_ |
1809277158669942784 |