Pintura, desenho e fantasia como recurso estético, imersivo e emotivo em games: o caso de Okami e Seasons After Fall

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wanderlei, Camila Carvalho
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4671
Resumo: Atividades culturais pautadas em artes clássicas e métodos tradicionais de pintura tem sido ressiginificadas e apropriadas pelas mídias digitais, não se restringindo aos espaços usuais, tais como museus, academias e ateliers. Dentre os diversos segmentos de mídia onde se observa esta apropriação, os jogos digitais, cujo apelo imagético é ator central na composição da obra, possuem títulos onde é possível encontrar preponderância de elementos artísticos tradicionais, exercendo os mais diversos papéis estético-narrativos, o que nos leva a analisar como pode se dar a ressignificação de tais elementos em casos específicos e como influenciam a obra que os utiliza através deste estudo de caso. Okami e Seasons after Fall, dois jogos disponíveis para a plataforma de consoles playstation, representam dois casos bastante especiais, pois não apenas utilizam de elementos de pintura tradicionais, sumi-ê e pintura em aquarela respectivamente, como dão protagonismo à tais elementos em sua estrutura e composição. Okami apresenta um mundo todo construído no estilo sumi-ê, trazendo em sua mecânica a utilização de um pincel que permite ao jogador criar e modificar tal mundo, não apenas respeitando o estilo minimalista do sumi-ê, como também o peso que cada pincelada deve conter para assim expressar a essência daquilo que o artista propõe-se a pintar, incorporando em sua estrutura narrativa elementos e preceitos fundamentais do estilo de pintura que marcou e definiu o jogo, sendo muito mais que apenas um mero recurso estético. Seasons after Fall é todo construído baseado no estilo de pintura em aquarela onde residem elementos como ludicidade e bucolismo em sua narrativa singela. Em seus personagens marcantes podemos encontrar animais cuja atmosfera perpassam o mistério, misticismo, soturnidade e melancolia dada a composição tanto sonora quanto visual do jogo. Todos estes elementos compositores unem-se para criar o momento-chave de contemplação e apreciação da obra permitindo ao jogador imergir e identificar-se com a história e personagens. Ao se interagir com ambos os jogos, surgem momentos de identificação e imersão profundos mesmo que completamente diferentes em suas propostas, principalmente graças aos seus suportes imagéticos originais e inventivos que expõem o jogador as técnicas de pinturas diferentes literal ou simbolicamente.
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Okami e Seasons after Fall, dois jogos disponíveis para a plataforma de consoles playstation, representam dois casos bastante especiais, pois não apenas utilizam de elementos de pintura tradicionais, sumi-ê e pintura em aquarela respectivamente, como dão protagonismo à tais elementos em sua estrutura e composição. Okami apresenta um mundo todo construído no estilo sumi-ê, trazendo em sua mecânica a utilização de um pincel que permite ao jogador criar e modificar tal mundo, não apenas respeitando o estilo minimalista do sumi-ê, como também o peso que cada pincelada deve conter para assim expressar a essência daquilo que o artista propõe-se a pintar, incorporando em sua estrutura narrativa elementos e preceitos fundamentais do estilo de pintura que marcou e definiu o jogo, sendo muito mais que apenas um mero recurso estético. Seasons after Fall é todo construído baseado no estilo de pintura em aquarela onde residem elementos como ludicidade e bucolismo em sua narrativa singela. Em seus personagens marcantes podemos encontrar animais cuja atmosfera perpassam o mistério, misticismo, soturnidade e melancolia dada a composição tanto sonora quanto visual do jogo. Todos estes elementos compositores unem-se para criar o momento-chave de contemplação e apreciação da obra permitindo ao jogador imergir e identificar-se com a história e personagens. Ao se interagir com ambos os jogos, surgem momentos de identificação e imersão profundos mesmo que completamente diferentes em suas propostas, principalmente graças aos seus suportes imagéticos originais e inventivos que expõem o jogador as técnicas de pinturas diferentes literal ou simbolicamente.Cultural activities based on classical arts and traditional painting methods have been resignified and appropriated by digital media, not being restricted to the usual spaces, such as museums, gyms and workshops. Among the various media segments where this appropriation is observed, digital games, whose imaginary appeal is central actor in the composition of the work, have titles where it is possible to find preponderance of traditional artistic elements, playing the most diverse aesthetic-narrative roles, which It leads us to analyze how these elements can be reframed in specific cases and how they influence the work that uses them through this case study. Okami and Seasons after Fall, two games available for the playstation console platform, represents two very special cases, as they not only use traditional painting elements, sumi-ê and watercolor painting respectively, but also give prominence to such elements in their structure and composition. Okami presents a whole world built in the sumi-ê style, bringing in its mechanics the use of a brush that allows the player to create and modify such a world, not only respecting the minimalist style of sumi-ê, but also the weight that each stroke should contain to express the essence of what the artist proposes to paint, incorporating in its narrative structure elements and fundamental precepts of the style of painting that marked and defined the game, being much more than just a mere aesthetic resource. Seasons after Fall is all built based on the style of watercolor painting where elements such as playfulness and bucolicism reside in their simple narrative. In its remarkable characters we can find animals whose atmosphere permeates the mystery, mysticism, gloom and melancholy given the sound and visual composition of the game. All these composing elements come together to create the key moment of contemplation and appreciation of the work allowing the player to immerse and identify with the story and characters. When interacting with both games, moments of deep identification and immersion arise, even though they are completely different in their proposals, mainly thanks to their original and inventive imagery that exposes the player to the techniques of painting literally or symbolically.BrasilTorres, Niedja Ferreira dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/1284173644092278http://lattes.cnpq.br/3501803097646190Wanderlei, Camila Carvalho2023-06-26T21:59:27Z2023-06-26T21:59:27Z2019-07-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis40 f.application/pdfWANDERLEI, Camila Carvalho. Pintura, desenho e fantasia como recurso estético, imersivo e emotivo em games: o caso de Okami e Seasons After Fall. 2019. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Artes e Tecnologia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4671porAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2023-06-26T21:59:29Zoai:dspace:123456789/4671Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122023-06-26T21:59:29Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
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