Análise das atividades de interpretação textual no livro didático de língua portuguesa do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
Texto Completo: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3773 |
Resumo: | Atualmente existe a necessidade de apresentarem-se habilidades de leitura e de escrita para uma melhor prática social por parte dos alunos. Nota-se, entretanto, uma lacuna entre essas práticas trabalhadas em sala de aula e seu real uso na sociedade. Nesse trabalho, investigamos a prática da leitura explorada em dois livros didáticos de língua portuguesa (LD), do ensino fundamental II – da coleção Singular e plural – 7º e 9º anos de Laura Figueiredo, Marisa Balthazar e Shirley Goulart (2015), adotados pela rede pública do estado de Pernambuco. Para isso, foram considerados os exercícios de interpretação e compreensão textual presentes nas obras, contidos no capítulo: caderno de leitura e produção. Realizando a análise foi construído um gráfico classificando a tipologia das questões, utilizando como norte, a pesquisa de Marcuschi a respeito do assunto aqui discutido. Como resultado da pesquisa temos a predominância das questões objetivas e subjetivas que estimulam a identificação das informações explícitas no texto. Concluindo assim que os LD’s analisados não trabalham efetivamente a leitura para o mundo, para a prática social. Na maioria das questões, pretende-se que o aluno copie as informações contidas nos textos. |
id |
UFRPE_d78e5022b5b7c935254c80fda38aea58 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace:123456789/3773 |
network_acronym_str |
UFRPE |
network_name_str |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
repository_id_str |
https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612 |
spelling |
Análise das atividades de interpretação textual no livro didático de língua portuguesa do ensino fundamentalCompreensão na leituraLivros didáticosLíngua portuguesa (Ensino fundamental)Atualmente existe a necessidade de apresentarem-se habilidades de leitura e de escrita para uma melhor prática social por parte dos alunos. Nota-se, entretanto, uma lacuna entre essas práticas trabalhadas em sala de aula e seu real uso na sociedade. Nesse trabalho, investigamos a prática da leitura explorada em dois livros didáticos de língua portuguesa (LD), do ensino fundamental II – da coleção Singular e plural – 7º e 9º anos de Laura Figueiredo, Marisa Balthazar e Shirley Goulart (2015), adotados pela rede pública do estado de Pernambuco. Para isso, foram considerados os exercícios de interpretação e compreensão textual presentes nas obras, contidos no capítulo: caderno de leitura e produção. Realizando a análise foi construído um gráfico classificando a tipologia das questões, utilizando como norte, a pesquisa de Marcuschi a respeito do assunto aqui discutido. Como resultado da pesquisa temos a predominância das questões objetivas e subjetivas que estimulam a identificação das informações explícitas no texto. Concluindo assim que os LD’s analisados não trabalham efetivamente a leitura para o mundo, para a prática social. Na maioria das questões, pretende-se que o aluno copie as informações contidas nos textos.BrasilLevay, Paula Bastohttp://lattes.cnpq.br/2085134828641901http://lattes.cnpq.br/6421376400928529Santos, Maria Isabel Afonso Ferreira da Silva2023-01-19T13:20:32Z2023-01-19T13:20:32Z2020-09-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis14 f.application/pdfSANTOS, Maria Isabel Afonso Ferreira da Silva. Análise das atividades de interpretação textual no livro didático de língua portuguesa do ensino fundamental. 2020. 14 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2020.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3773porAtribuição-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/deed.ptopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2023-01-19T13:20:47Zoai:dspace:123456789/3773Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122023-01-19T13:20:47Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise das atividades de interpretação textual no livro didático de língua portuguesa do ensino fundamental |
title |
Análise das atividades de interpretação textual no livro didático de língua portuguesa do ensino fundamental |
spellingShingle |
Análise das atividades de interpretação textual no livro didático de língua portuguesa do ensino fundamental Santos, Maria Isabel Afonso Ferreira da Silva Compreensão na leitura Livros didáticos Língua portuguesa (Ensino fundamental) |
title_short |
Análise das atividades de interpretação textual no livro didático de língua portuguesa do ensino fundamental |
title_full |
Análise das atividades de interpretação textual no livro didático de língua portuguesa do ensino fundamental |
title_fullStr |
Análise das atividades de interpretação textual no livro didático de língua portuguesa do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Análise das atividades de interpretação textual no livro didático de língua portuguesa do ensino fundamental |
title_sort |
Análise das atividades de interpretação textual no livro didático de língua portuguesa do ensino fundamental |
author |
Santos, Maria Isabel Afonso Ferreira da Silva |
author_facet |
Santos, Maria Isabel Afonso Ferreira da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Levay, Paula Basto http://lattes.cnpq.br/2085134828641901 http://lattes.cnpq.br/6421376400928529 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Maria Isabel Afonso Ferreira da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Compreensão na leitura Livros didáticos Língua portuguesa (Ensino fundamental) |
topic |
Compreensão na leitura Livros didáticos Língua portuguesa (Ensino fundamental) |
description |
Atualmente existe a necessidade de apresentarem-se habilidades de leitura e de escrita para uma melhor prática social por parte dos alunos. Nota-se, entretanto, uma lacuna entre essas práticas trabalhadas em sala de aula e seu real uso na sociedade. Nesse trabalho, investigamos a prática da leitura explorada em dois livros didáticos de língua portuguesa (LD), do ensino fundamental II – da coleção Singular e plural – 7º e 9º anos de Laura Figueiredo, Marisa Balthazar e Shirley Goulart (2015), adotados pela rede pública do estado de Pernambuco. Para isso, foram considerados os exercícios de interpretação e compreensão textual presentes nas obras, contidos no capítulo: caderno de leitura e produção. Realizando a análise foi construído um gráfico classificando a tipologia das questões, utilizando como norte, a pesquisa de Marcuschi a respeito do assunto aqui discutido. Como resultado da pesquisa temos a predominância das questões objetivas e subjetivas que estimulam a identificação das informações explícitas no texto. Concluindo assim que os LD’s analisados não trabalham efetivamente a leitura para o mundo, para a prática social. Na maioria das questões, pretende-se que o aluno copie as informações contidas nos textos. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-09-11 2023-01-19T13:20:32Z 2023-01-19T13:20:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SANTOS, Maria Isabel Afonso Ferreira da Silva. Análise das atividades de interpretação textual no livro didático de língua portuguesa do ensino fundamental. 2020. 14 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2020. https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3773 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Maria Isabel Afonso Ferreira da Silva. Análise das atividades de interpretação textual no livro didático de língua portuguesa do ensino fundamental. 2020. 14 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2020. |
url |
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3773 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/deed.pt openAccess info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/deed.pt openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
14 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) instacron:UFRPE |
instname_str |
Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) |
instacron_str |
UFRPE |
institution |
UFRPE |
reponame_str |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
collection |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio.sib@ufrpe.br |
_version_ |
1809277153463762944 |