“Comprando Ésteres” - elaboração e validação de um jogo para o ensino de funções orgânicas.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fontes, Felícia Lacerda de Oliveira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4356
Resumo: Este trabalho teve como objetivo analisar o jogo “Comprando Ésteres” quanto ao seu potencial para o ensino de funções orgânicas a partir da validação com pares realizada por professores de Química. Tomamos como partida uma proposta inicial de jogo, desenvolvida em uma disciplina do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), realizamos uma revisão inicial na estrutura e regras do jogo e, em seguida, realizamos aplicação, em formato remoto devido à pandemia da COVID-19, com nove professores de Química, em atividade ou em fase final da formação inicial. A intervenção proposta contou com um questionário de concepções prévias, aplicação do jogo via ferramenta Google Meet e questionário com os participantes após a realização da aplicação. Buscamos a validação do jogo a partir de critérios disponíveis na literatura, a saber: interação entre os jogadores, dimensão da aprendizagem, jogabilidade, aplicação, desafio, limitação espacial e temporal e criatividade. Por fim, realizamos algumas modificações na proposta, para atender aos critérios de validação que não foram contemplados na proposta aplicada. Concluímos que o jogo “Comprando Ésteres” a proposta possui potencial para aprendizagem efetiva sobre os ésteres, inclusive das propriedades e utilização cotidiana dos compostos pertencentes a esta função orgânica. Mediante análise dos dados percebemos que o jogo foi validado em todos os critérios elencados na metodologia e disponíveis na literatura científica sobre jogos e atividades lúdicas no ensino de Ciências.
id UFRPE_da4677e572e836c64f7660631ff27723
oai_identifier_str oai:dspace:123456789/4356
network_acronym_str UFRPE
network_name_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository_id_str https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612
spelling “Comprando Ésteres” - elaboração e validação de um jogo para o ensino de funções orgânicas.Química - Estudo e ensinoQuímica orgânicaEsteresJogos no ensino de QuímicaEste trabalho teve como objetivo analisar o jogo “Comprando Ésteres” quanto ao seu potencial para o ensino de funções orgânicas a partir da validação com pares realizada por professores de Química. Tomamos como partida uma proposta inicial de jogo, desenvolvida em uma disciplina do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), realizamos uma revisão inicial na estrutura e regras do jogo e, em seguida, realizamos aplicação, em formato remoto devido à pandemia da COVID-19, com nove professores de Química, em atividade ou em fase final da formação inicial. A intervenção proposta contou com um questionário de concepções prévias, aplicação do jogo via ferramenta Google Meet e questionário com os participantes após a realização da aplicação. Buscamos a validação do jogo a partir de critérios disponíveis na literatura, a saber: interação entre os jogadores, dimensão da aprendizagem, jogabilidade, aplicação, desafio, limitação espacial e temporal e criatividade. Por fim, realizamos algumas modificações na proposta, para atender aos critérios de validação que não foram contemplados na proposta aplicada. Concluímos que o jogo “Comprando Ésteres” a proposta possui potencial para aprendizagem efetiva sobre os ésteres, inclusive das propriedades e utilização cotidiana dos compostos pertencentes a esta função orgânica. Mediante análise dos dados percebemos que o jogo foi validado em todos os critérios elencados na metodologia e disponíveis na literatura científica sobre jogos e atividades lúdicas no ensino de Ciências.This work aimed to analyze the game “Buying Esters” as to its potential for teaching organic functions from the validation with pairs carried out by Chemistry teachers. We took as a starting point an initial game proposal, developed in a discipline of the Chemistry Degree course at the Federal Rural University of Pernambuco (UFRPE), we carried out an initial review of the structure and rules of the game, and then we applied it in a remote format. due to the COVID-19 pandemic, with nine Chemistry teachers in activity or in the final stage of initial training. The proposed intervention included a questionnaire of prior conceptions, application of the game via the Google Meet tool and a questionnaire with the participants after the application was carried out. We seek to validate the game based on criteria available in the literature, namely: interaction between players, learning dimension, gameplay, application, challenge, spatial and temporal limitations and creativity. Finally, we made some modifications to the proposal, in order to meet the validation criteria that were not included in the applied proposal. We conclude that the game “Buying Esters” the proposal has potential for effective learning about Esters, including the properties and everyday use of compounds belonging to this organic function. Through data analysis, we realized that the game was validated in all criteria listed in the methodology and available in the scientific literature on games and recreational activities in science teaching.BrasilSimões Neto, José Euzébiohttp://lattes.cnpq.br/3085049999114161http://lattes.cnpq.br/3560726840212196Fontes, Felícia Lacerda de Oliveira2023-04-13T15:39:42Z2023-04-13T15:39:42Z2021-07-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis50 f.application/pdfFontes, Felícia Lacerda de Oliveira. “Comprando Ésteres” - elaboração e validação de um jogo para o ensino de funções orgânicas. 2021. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4356porAtribuição-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/deed.pt_BRopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2023-04-13T15:39:46Zoai:dspace:123456789/4356Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122023-04-13T15:39:46Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
dc.title.none.fl_str_mv “Comprando Ésteres” - elaboração e validação de um jogo para o ensino de funções orgânicas.
title “Comprando Ésteres” - elaboração e validação de um jogo para o ensino de funções orgânicas.
spellingShingle “Comprando Ésteres” - elaboração e validação de um jogo para o ensino de funções orgânicas.
Fontes, Felícia Lacerda de Oliveira
Química - Estudo e ensino
Química orgânica
Esteres
Jogos no ensino de Química
title_short “Comprando Ésteres” - elaboração e validação de um jogo para o ensino de funções orgânicas.
title_full “Comprando Ésteres” - elaboração e validação de um jogo para o ensino de funções orgânicas.
title_fullStr “Comprando Ésteres” - elaboração e validação de um jogo para o ensino de funções orgânicas.
title_full_unstemmed “Comprando Ésteres” - elaboração e validação de um jogo para o ensino de funções orgânicas.
title_sort “Comprando Ésteres” - elaboração e validação de um jogo para o ensino de funções orgânicas.
author Fontes, Felícia Lacerda de Oliveira
author_facet Fontes, Felícia Lacerda de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Simões Neto, José Euzébio
http://lattes.cnpq.br/3085049999114161
http://lattes.cnpq.br/3560726840212196
dc.contributor.author.fl_str_mv Fontes, Felícia Lacerda de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Química - Estudo e ensino
Química orgânica
Esteres
Jogos no ensino de Química
topic Química - Estudo e ensino
Química orgânica
Esteres
Jogos no ensino de Química
description Este trabalho teve como objetivo analisar o jogo “Comprando Ésteres” quanto ao seu potencial para o ensino de funções orgânicas a partir da validação com pares realizada por professores de Química. Tomamos como partida uma proposta inicial de jogo, desenvolvida em uma disciplina do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), realizamos uma revisão inicial na estrutura e regras do jogo e, em seguida, realizamos aplicação, em formato remoto devido à pandemia da COVID-19, com nove professores de Química, em atividade ou em fase final da formação inicial. A intervenção proposta contou com um questionário de concepções prévias, aplicação do jogo via ferramenta Google Meet e questionário com os participantes após a realização da aplicação. Buscamos a validação do jogo a partir de critérios disponíveis na literatura, a saber: interação entre os jogadores, dimensão da aprendizagem, jogabilidade, aplicação, desafio, limitação espacial e temporal e criatividade. Por fim, realizamos algumas modificações na proposta, para atender aos critérios de validação que não foram contemplados na proposta aplicada. Concluímos que o jogo “Comprando Ésteres” a proposta possui potencial para aprendizagem efetiva sobre os ésteres, inclusive das propriedades e utilização cotidiana dos compostos pertencentes a esta função orgânica. Mediante análise dos dados percebemos que o jogo foi validado em todos os critérios elencados na metodologia e disponíveis na literatura científica sobre jogos e atividades lúdicas no ensino de Ciências.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-16
2023-04-13T15:39:42Z
2023-04-13T15:39:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Fontes, Felícia Lacerda de Oliveira. “Comprando Ésteres” - elaboração e validação de um jogo para o ensino de funções orgânicas. 2021. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4356
identifier_str_mv Fontes, Felícia Lacerda de Oliveira. “Comprando Ésteres” - elaboração e validação de um jogo para o ensino de funções orgânicas. 2021. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
url https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4356
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/deed.pt_BR
openAccess
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/deed.pt_BR
openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 50 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron:UFRPE
instname_str Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron_str UFRPE
institution UFRPE
reponame_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
collection Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository.name.fl_str_mv Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.sib@ufrpe.br
_version_ 1809277166995636224