A libras promove a inclusão das docentes surdas no ambiente de trabalho da UFRPE?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Tereza Cristina Alves
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2085
Resumo: O objetivo deste estudo foi investigar como ocorre a comunicação das professoras surdas que ensinam Libras no campus sede da UFRPE,afim de identificar se a Universidade promove as medidas necessárias e suficientes para facilitar essa comunicação durante as atividades relacionadas ao trabalho, contribuindo para a plena efetividade da inclusão dessas professoras no ambiente acadêmico. A metodologia aplicada está vinculada ao método qualitativo, um estudo de caso. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários respondidos por alunos, funcionários e professores ouvintes, bem como por meio de entrevistas com as professoras surdas e um tradutor intéprete profissional, cujo papel é essencial para que essa comunicação ocorra. A teoria para a pesquisabaseou-se na história da surdez e da língua de sinais, bem como no paradigma da inclusão, desde sua antiga exclusão protecionista até os dias atuais, onde as práticas sociais visam estabelecer a igualdade e todos devem ser reconhecidos como cidadãos de igual importância. Questões relacionadas à acessibilidade, preconceito, estereótipos e estigma foram abordadas, culminando com a compreensão da importância do trabalho como elemento essencial para o processo de inclusão. A análise dos dados apontou que, apesar da UFRPE estabelecer algumas medidas de acessibilidade mais generalizadas e algumas mais específicas para auxiliar a comunicação por meio da Libras, ainda são de pouco alcance e efetividade, para possibilitar a plena interação e integração das professoras surdas nessa instituição acadêmica.
id UFRPE_dbae325b51cc87826fdb6c3e46bba6c6
oai_identifier_str oai:dspace:123456789/2085
network_acronym_str UFRPE
network_name_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository_id_str https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612
spelling A libras promove a inclusão das docentes surdas no ambiente de trabalho da UFRPE?SurdezLingua de sinaisSocialização profissionalO objetivo deste estudo foi investigar como ocorre a comunicação das professoras surdas que ensinam Libras no campus sede da UFRPE,afim de identificar se a Universidade promove as medidas necessárias e suficientes para facilitar essa comunicação durante as atividades relacionadas ao trabalho, contribuindo para a plena efetividade da inclusão dessas professoras no ambiente acadêmico. A metodologia aplicada está vinculada ao método qualitativo, um estudo de caso. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários respondidos por alunos, funcionários e professores ouvintes, bem como por meio de entrevistas com as professoras surdas e um tradutor intéprete profissional, cujo papel é essencial para que essa comunicação ocorra. A teoria para a pesquisabaseou-se na história da surdez e da língua de sinais, bem como no paradigma da inclusão, desde sua antiga exclusão protecionista até os dias atuais, onde as práticas sociais visam estabelecer a igualdade e todos devem ser reconhecidos como cidadãos de igual importância. Questões relacionadas à acessibilidade, preconceito, estereótipos e estigma foram abordadas, culminando com a compreensão da importância do trabalho como elemento essencial para o processo de inclusão. A análise dos dados apontou que, apesar da UFRPE estabelecer algumas medidas de acessibilidade mais generalizadas e algumas mais específicas para auxiliar a comunicação por meio da Libras, ainda são de pouco alcance e efetividade, para possibilitar a plena interação e integração das professoras surdas nessa instituição acadêmica.The aim of this study was to investigate how the communication of deaf professors who teach Libras (Brazilian sign language) occurs in the main campus of UFRPE, thus, to identify if the universitiyprovides the necessary and sufficient measures to facilitate this communication during work related activities, contributing to the full effectiveness of these professors’ inclusion in the academic environment. The methodology applied is linked to the qualitative method in the form of a case study. The data collection was obtained from quizzes answered by students, staff and hearing professors, as well as through interviews with deaf professors and a professional translator and interpreter, whose role is essential for the sign language communication totake place. The theory for researchwas based on the historyof deafness and sign language, as well as the paradigm of inclusion (from its former protectionist exclusion until nowadays), where social practices aim to establish equality and everyone must be recognised as citizens of equal importance. Issues related to accessibility, prejudice, stereotypes and stigma were addressed, culminating with the understanding of the importance of work as an essential element for the inclusion process. The data analysis pointed that, despite UFRPE establishing some more generalised and some more specific accessibility measures to aid the communication through Libras, they are still of little reach and effectiveness to enable the full interaction and integration of the deaf professors in this academic institution.BrasilSampaio, Maria Janaína AlencarNão localizadohttp://lattes.cnpq.br/1968884119513703Lima, Tereza Cristina Alves2020-03-16T16:56:58Z2020-03-16T16:56:58Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis51 f.application/pdfLIMA, Tereza Cristina Alves. A libras promove a inclusão das docentes surdas no ambiente de trabalho da UFRPE? 2019. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Sociais)- Departamento de Ciências Sociais, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2085porAtribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2020-03-16T16:56:58Zoai:dspace:123456789/2085Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122020-03-16T16:56:58Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
dc.title.none.fl_str_mv A libras promove a inclusão das docentes surdas no ambiente de trabalho da UFRPE?
title A libras promove a inclusão das docentes surdas no ambiente de trabalho da UFRPE?
spellingShingle A libras promove a inclusão das docentes surdas no ambiente de trabalho da UFRPE?
Lima, Tereza Cristina Alves
Surdez
Lingua de sinais
Socialização profissional
title_short A libras promove a inclusão das docentes surdas no ambiente de trabalho da UFRPE?
title_full A libras promove a inclusão das docentes surdas no ambiente de trabalho da UFRPE?
title_fullStr A libras promove a inclusão das docentes surdas no ambiente de trabalho da UFRPE?
title_full_unstemmed A libras promove a inclusão das docentes surdas no ambiente de trabalho da UFRPE?
title_sort A libras promove a inclusão das docentes surdas no ambiente de trabalho da UFRPE?
author Lima, Tereza Cristina Alves
author_facet Lima, Tereza Cristina Alves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sampaio, Maria Janaína Alencar
Não localizado
http://lattes.cnpq.br/1968884119513703
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Tereza Cristina Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Surdez
Lingua de sinais
Socialização profissional
topic Surdez
Lingua de sinais
Socialização profissional
description O objetivo deste estudo foi investigar como ocorre a comunicação das professoras surdas que ensinam Libras no campus sede da UFRPE,afim de identificar se a Universidade promove as medidas necessárias e suficientes para facilitar essa comunicação durante as atividades relacionadas ao trabalho, contribuindo para a plena efetividade da inclusão dessas professoras no ambiente acadêmico. A metodologia aplicada está vinculada ao método qualitativo, um estudo de caso. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários respondidos por alunos, funcionários e professores ouvintes, bem como por meio de entrevistas com as professoras surdas e um tradutor intéprete profissional, cujo papel é essencial para que essa comunicação ocorra. A teoria para a pesquisabaseou-se na história da surdez e da língua de sinais, bem como no paradigma da inclusão, desde sua antiga exclusão protecionista até os dias atuais, onde as práticas sociais visam estabelecer a igualdade e todos devem ser reconhecidos como cidadãos de igual importância. Questões relacionadas à acessibilidade, preconceito, estereótipos e estigma foram abordadas, culminando com a compreensão da importância do trabalho como elemento essencial para o processo de inclusão. A análise dos dados apontou que, apesar da UFRPE estabelecer algumas medidas de acessibilidade mais generalizadas e algumas mais específicas para auxiliar a comunicação por meio da Libras, ainda são de pouco alcance e efetividade, para possibilitar a plena interação e integração das professoras surdas nessa instituição acadêmica.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-03-16T16:56:58Z
2020-03-16T16:56:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LIMA, Tereza Cristina Alves. A libras promove a inclusão das docentes surdas no ambiente de trabalho da UFRPE? 2019. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Sociais)- Departamento de Ciências Sociais, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2085
identifier_str_mv LIMA, Tereza Cristina Alves. A libras promove a inclusão das docentes surdas no ambiente de trabalho da UFRPE? 2019. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Sociais)- Departamento de Ciências Sociais, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
url https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2085
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
openAccess
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 51 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron:UFRPE
instname_str Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron_str UFRPE
institution UFRPE
reponame_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
collection Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository.name.fl_str_mv Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.sib@ufrpe.br
_version_ 1809277155953082368