Análise de dados em radioastronomia como ferramenta de ensino-aprendizagem de física e matemática
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
Texto Completo: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4526 |
Resumo: | O presente trabalho reflete a inquietação deste e de outros autores quanto a introdução significativa dos conceitos da Radioastronomia no ensino básico. Certo do seu grande potencial educacional e do pouco aproveitamento de tal conceituação é que surge a idéia de um produto educacional que tem como influência as ideais construídas ao longo do curso de Especialização em ensino de Astronomia e Ciências Afins da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), os aspectos construcionistas de Seymour Papert (1994 e 1986), as modernas abordagens da Teoria da Aprendizagem Significativa proposta por David Ausubel (1918-2008), bem como a análise de dados de radiotelescópios feita com a linguagem de programação Python. Segundo Papert (1986), o uso do computador potencializa o processo de aprendizagem do indivíduo e é nessa perspectiva que se pretende aqui propor a mediação para facilitar o ensino de Física e Matemática na escola básica. O projeto se baseia na ideia de que a linguagem de programação Python é de extrema importância para a Radioastronomia, pois é com seus algoritmos que grande parte dos cientistas leem e interpretam os dados coletados por radiotelescópios. Assim, com o objetivo de utilizar as imagens e gráficos gerados pelos dados, que nos ajudam a compreender vários aspectos dos objetos espaciais, este trabalho propõe o uso pedagógico dos elementos para ajudar estudantes a compreender conceitos físicos, como ondas eletromagnéticas, relatividade; conceitos matemáticos, como estatística, matrizes, análise de gráficos; e conceitos e estruturas do campo da tecnologia da informação, como análise de dados e lógica de programação, buscando a prática de um ensino amplo e integrado ao mundo profissional. |
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Análise de dados em radioastronomia como ferramenta de ensino-aprendizagem de física e matemáticaRadioastronomiaConstrucionismoAprendizagem ativaPython (Linguagem de programação de computador)Matemática – Estudo e ensinoFísica – Estudo e ensinoO presente trabalho reflete a inquietação deste e de outros autores quanto a introdução significativa dos conceitos da Radioastronomia no ensino básico. Certo do seu grande potencial educacional e do pouco aproveitamento de tal conceituação é que surge a idéia de um produto educacional que tem como influência as ideais construídas ao longo do curso de Especialização em ensino de Astronomia e Ciências Afins da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), os aspectos construcionistas de Seymour Papert (1994 e 1986), as modernas abordagens da Teoria da Aprendizagem Significativa proposta por David Ausubel (1918-2008), bem como a análise de dados de radiotelescópios feita com a linguagem de programação Python. Segundo Papert (1986), o uso do computador potencializa o processo de aprendizagem do indivíduo e é nessa perspectiva que se pretende aqui propor a mediação para facilitar o ensino de Física e Matemática na escola básica. O projeto se baseia na ideia de que a linguagem de programação Python é de extrema importância para a Radioastronomia, pois é com seus algoritmos que grande parte dos cientistas leem e interpretam os dados coletados por radiotelescópios. Assim, com o objetivo de utilizar as imagens e gráficos gerados pelos dados, que nos ajudam a compreender vários aspectos dos objetos espaciais, este trabalho propõe o uso pedagógico dos elementos para ajudar estudantes a compreender conceitos físicos, como ondas eletromagnéticas, relatividade; conceitos matemáticos, como estatística, matrizes, análise de gráficos; e conceitos e estruturas do campo da tecnologia da informação, como análise de dados e lógica de programação, buscando a prática de um ensino amplo e integrado ao mundo profissional.El presente trabajo refleje la inquietud de este y de otros autores cuanto a introducción importante de los conceptos de la astronomía radial en la educación básica. Seguro de su grand potencial educativo y del poco uso de tal concepto, es que surge la idea de um producto educativo que tiene como influencia las ideas construidas durante el curso de Especialización en la enseñanza de la Astronomía y Ciencias Afines de la Universidad Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), los aspectos construccionistas de Seymour Papert (1994 y 1986), los enfoques modernos de la Teoría del Aprendizaje Significativo propuesta por David Ausubel (1918-2008), bien como la análisis de datos de radiotelescopios hcha con el lenguaje de programación Python. Según Papert (1986), El uso del ordenador mejora el proceso de aprendizaje del individuo y es en esta perspectiva que pretendemos proponer una mediación para facilitar la enseñanza de Física y Matemáticas en las escuelas primarias. El proyecto se basa en la idea de que el lenguaje de programación Python es extremadamente importante para la Radioastronomía, ya que son con sus algoritmos que la mayoría de los científicos leen e interpretan los datos recopilados por los radiotelescopios. Así, con el objetivo de utilizar las imágenes y gráficos generados por los datos, que nos ayuden a comprender diversos aspectos de los objetos espaciales, este trabajo propone el uso pedagógico de esos elementos para ayudar a los estudiantes a comprender conceptos físicos, como ondas electromagnéticas, relatividad; conceptos matemáticos como estadísticas, matrices, análisis de gráficos; y conceptos y estructuras del campo de las tecnologías de la información, como análisis de datos y lógica de programación, buscando practicar una enseñanza amplia e integrada al mundo profesional.BrasilSilva, Antenor Jorge Parnaiba dahttp://lattes.cnpq.br/5177728129241307http://lattes.cnpq.br/0144039007577270Falcão, Sérgio Francisco2023-05-09T12:54:36Z2023-05-09T12:54:36Z2022-06-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis19 f.application/pdfFALCÃO, Sérgio Francisco. 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