Carcinoma mamário inflamatório oculto em cadela: relato de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paiva, Rosany Christiny de Souza Lyra Arruda
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1562
Resumo: O carcinoma mamário inflamatório (CMI) é uma neoplasia pouco frequente que apresenta comportamento biológico maligno e possui prognóstico altamente desfavorável. Acomete mulheres, cadelas e gatas e possui um quadro clínico que envolve a pele e as mamas o que pode levar a dificuldades no diagnóstico com outras enfermidades. O objetivo deste trabalho é relatar o caso de uma cadela atendida no Hospital Veterinário Universitário da Universidade Federal Rural de Pernambuco, na Unidade Acadêmica de Garanhuns, que apresentava um quadro dermatológico grave, dentre outros sinais clínicos e que foi diagnosticada com CMI, inicialmente sugerido através da citologia e posteriormente confirmado por exame histopatológico. O diagnóstico conclusivo e precoce desta afecção é extremamente importante para iniciar a instituição terapêutica mais adequada, almejando aumentar o tempo de sobrevida e com mais qualidade. Diante disso, a importância diagnóstica do CMI canino se faz necessária tanto para o paciente animal, como também para consubstanciar estudos comparativos com casos humanos.
id UFRPE_e1eb5a6f506a524c5b6bea736f263090
oai_identifier_str oai:dspace:123456789/1562
network_acronym_str UFRPE
network_name_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository_id_str https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612
spelling Carcinoma mamário inflamatório oculto em cadela: relato de casoCão - DoençasTumores em animaisOncologia veterináriaMamas - CâncerO carcinoma mamário inflamatório (CMI) é uma neoplasia pouco frequente que apresenta comportamento biológico maligno e possui prognóstico altamente desfavorável. Acomete mulheres, cadelas e gatas e possui um quadro clínico que envolve a pele e as mamas o que pode levar a dificuldades no diagnóstico com outras enfermidades. O objetivo deste trabalho é relatar o caso de uma cadela atendida no Hospital Veterinário Universitário da Universidade Federal Rural de Pernambuco, na Unidade Acadêmica de Garanhuns, que apresentava um quadro dermatológico grave, dentre outros sinais clínicos e que foi diagnosticada com CMI, inicialmente sugerido através da citologia e posteriormente confirmado por exame histopatológico. O diagnóstico conclusivo e precoce desta afecção é extremamente importante para iniciar a instituição terapêutica mais adequada, almejando aumentar o tempo de sobrevida e com mais qualidade. Diante disso, a importância diagnóstica do CMI canino se faz necessária tanto para o paciente animal, como também para consubstanciar estudos comparativos com casos humanos.BrasilMattos, Lucilene SimõesNão encontradohttp://lattes.cnpq.br/3094079221793336Paiva, Rosany Christiny de Souza Lyra Arruda2019-09-18T12:08:56Z2019-09-18T12:08:56Z2019-07-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis65 f.application/pdfPAIVA, Rosany Christiny de Souza Lyra Arruda. Carcinoma mamário inflamatório oculto em cadela: relato de caso. 2019. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Medicina Veterinária) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2019.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1562porAtribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2022-05-19T18:46:36Zoai:dspace:123456789/1562Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122022-05-19T18:46:36Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
dc.title.none.fl_str_mv Carcinoma mamário inflamatório oculto em cadela: relato de caso
title Carcinoma mamário inflamatório oculto em cadela: relato de caso
spellingShingle Carcinoma mamário inflamatório oculto em cadela: relato de caso
Paiva, Rosany Christiny de Souza Lyra Arruda
Cão - Doenças
Tumores em animais
Oncologia veterinária
Mamas - Câncer
title_short Carcinoma mamário inflamatório oculto em cadela: relato de caso
title_full Carcinoma mamário inflamatório oculto em cadela: relato de caso
title_fullStr Carcinoma mamário inflamatório oculto em cadela: relato de caso
title_full_unstemmed Carcinoma mamário inflamatório oculto em cadela: relato de caso
title_sort Carcinoma mamário inflamatório oculto em cadela: relato de caso
author Paiva, Rosany Christiny de Souza Lyra Arruda
author_facet Paiva, Rosany Christiny de Souza Lyra Arruda
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mattos, Lucilene Simões
Não encontrado
http://lattes.cnpq.br/3094079221793336
dc.contributor.author.fl_str_mv Paiva, Rosany Christiny de Souza Lyra Arruda
dc.subject.por.fl_str_mv Cão - Doenças
Tumores em animais
Oncologia veterinária
Mamas - Câncer
topic Cão - Doenças
Tumores em animais
Oncologia veterinária
Mamas - Câncer
description O carcinoma mamário inflamatório (CMI) é uma neoplasia pouco frequente que apresenta comportamento biológico maligno e possui prognóstico altamente desfavorável. Acomete mulheres, cadelas e gatas e possui um quadro clínico que envolve a pele e as mamas o que pode levar a dificuldades no diagnóstico com outras enfermidades. O objetivo deste trabalho é relatar o caso de uma cadela atendida no Hospital Veterinário Universitário da Universidade Federal Rural de Pernambuco, na Unidade Acadêmica de Garanhuns, que apresentava um quadro dermatológico grave, dentre outros sinais clínicos e que foi diagnosticada com CMI, inicialmente sugerido através da citologia e posteriormente confirmado por exame histopatológico. O diagnóstico conclusivo e precoce desta afecção é extremamente importante para iniciar a instituição terapêutica mais adequada, almejando aumentar o tempo de sobrevida e com mais qualidade. Diante disso, a importância diagnóstica do CMI canino se faz necessária tanto para o paciente animal, como também para consubstanciar estudos comparativos com casos humanos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-18T12:08:56Z
2019-09-18T12:08:56Z
2019-07-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PAIVA, Rosany Christiny de Souza Lyra Arruda. Carcinoma mamário inflamatório oculto em cadela: relato de caso. 2019. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Medicina Veterinária) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2019.
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1562
identifier_str_mv PAIVA, Rosany Christiny de Souza Lyra Arruda. Carcinoma mamário inflamatório oculto em cadela: relato de caso. 2019. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Medicina Veterinária) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2019.
url https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1562
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
openAccess
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 65 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron:UFRPE
instname_str Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron_str UFRPE
institution UFRPE
reponame_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
collection Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository.name.fl_str_mv Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.sib@ufrpe.br
_version_ 1802120146615009280