O professor de Educação Física intervindo na qualidade de vida de seus alunos asmáticos: uma revisão bibliográfica.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Alexandre Araujo
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4053
Resumo: A asma é uma doença muito frequente no Brasil, que afeta principalmente as crianças, essas que têm sua capacidade física subdesenvolvida. O professor de Educação Física escolar pode desempenhar um papel fundamental para reverter o quadro de subdesenvolvimento desses asmáticos, mas para isso, se faz necessário que esses professores tenham um conhecimento prévio para manejar seus alunos asmáticos. Com o intuito de investigar esse tema, me propus responder a seguinte questão ‘’O professor de Educação Física está preparado para lidar com crianças e adolescentes com asma em suas aulas?’’ e, como proposta de objetivo, me prendi a investigar se o professor de Educação Física escolar está preparado para lidar com crianças asmáticas em suas aulas. Para obter as respostas do presente trabalho, foi realizada uma pesquisa com caráter exploratório, e para obtenção dos dados para análise, foi realizada uma revisão bibliográfica. O material utilizado para análise foi obtido por pesquisa em bancos de dados como PubMed e Scielo. Os estudos indicaram que grande parte dos professores de Educação Física não dispõe de tais conhecimentos. Sendo assim, esse presente estudo deixa explícito que muitos professores de Educação Física não estão capacitados para ministrar aulas para crianças asmáticas; no entanto, não ficou clara a razão pela qual esses professores não receberam e/ou não recebem capacitação para lidar com a asma durante as aulas, uma vez que é uma doença presente constantemente. Devido a limitações de estudos referentes a essa temática, acreditamos que esse trabalho possa contribuir para pesquisas futuras sobre o tema, ampliando a concepção do trabalho do professor de Educação Física.
id UFRPE_ec5a7a455390b9626c849f6e8982b660
oai_identifier_str oai:dspace:123456789/4053
network_acronym_str UFRPE
network_name_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository_id_str https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612
spelling O professor de Educação Física intervindo na qualidade de vida de seus alunos asmáticos: uma revisão bibliográfica.Educação física escolarProfessores de educação físicaAsmaExercícios físicosA asma é uma doença muito frequente no Brasil, que afeta principalmente as crianças, essas que têm sua capacidade física subdesenvolvida. O professor de Educação Física escolar pode desempenhar um papel fundamental para reverter o quadro de subdesenvolvimento desses asmáticos, mas para isso, se faz necessário que esses professores tenham um conhecimento prévio para manejar seus alunos asmáticos. Com o intuito de investigar esse tema, me propus responder a seguinte questão ‘’O professor de Educação Física está preparado para lidar com crianças e adolescentes com asma em suas aulas?’’ e, como proposta de objetivo, me prendi a investigar se o professor de Educação Física escolar está preparado para lidar com crianças asmáticas em suas aulas. Para obter as respostas do presente trabalho, foi realizada uma pesquisa com caráter exploratório, e para obtenção dos dados para análise, foi realizada uma revisão bibliográfica. O material utilizado para análise foi obtido por pesquisa em bancos de dados como PubMed e Scielo. Os estudos indicaram que grande parte dos professores de Educação Física não dispõe de tais conhecimentos. Sendo assim, esse presente estudo deixa explícito que muitos professores de Educação Física não estão capacitados para ministrar aulas para crianças asmáticas; no entanto, não ficou clara a razão pela qual esses professores não receberam e/ou não recebem capacitação para lidar com a asma durante as aulas, uma vez que é uma doença presente constantemente. Devido a limitações de estudos referentes a essa temática, acreditamos que esse trabalho possa contribuir para pesquisas futuras sobre o tema, ampliando a concepção do trabalho do professor de Educação Física.Asthma is a very common disease in Brazil, which mainly affects children, those whose demonstrate that the physical capacity is underdeveloped. The physical education teacher school, can play a fundamental role in reversing the underdevelopment of these asthmatics, but for this, it is necessary that these teachers have prior knowledge to manage their asthmatic students. In order to investigate this topic, I set out to answer the following question ''The Physical Education teacher is prepared to deal with children and teenagers with asthma in their classes'' And as an objective proposal, I set out to investigate if the school Physical Education teacher is prepared to deal with asthmatic children in his classes. In order to obtain the answers of the present study, an exploratory study was carried out, and to obtain the data for analysis, a bibliographic review was carried out. The material used for analysis was obtained by searching databases such as PubMed and Scielo. Therefore, this study makes it clear that many Physical Education teachers are not qualified to teach classes for asthmatic children, however, it was not clear why these teachers did not receive and / or do not receive training to deal with asthma. during classes, since it is a constantly present disease. Due to the limitations of studies related to this theme, we believe that this work can contribute to future research on the topic, expanding the conception of the work of the Physical Education teacher.BrasilRodrigues, Sérgio Luiz Cahúhttp://lattes.cnpq.br/0700049924235597Gonçalves, Alexandre Araujo2023-03-02T17:37:39Z2023-03-02T17:37:39Z2020-10-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis53 f.application/pdfGonçalves, Alexandre Araujo. O professor de Educação Física intervindo na qualidade de vida de seus alunos asmáticos: uma revisão bibliográfica. 2020. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2020.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4053porAtribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2023-03-02T17:37:45Zoai:dspace:123456789/4053Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122023-03-02T17:37:45Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
dc.title.none.fl_str_mv O professor de Educação Física intervindo na qualidade de vida de seus alunos asmáticos: uma revisão bibliográfica.
title O professor de Educação Física intervindo na qualidade de vida de seus alunos asmáticos: uma revisão bibliográfica.
spellingShingle O professor de Educação Física intervindo na qualidade de vida de seus alunos asmáticos: uma revisão bibliográfica.
Gonçalves, Alexandre Araujo
Educação física escolar
Professores de educação física
Asma
Exercícios físicos
title_short O professor de Educação Física intervindo na qualidade de vida de seus alunos asmáticos: uma revisão bibliográfica.
title_full O professor de Educação Física intervindo na qualidade de vida de seus alunos asmáticos: uma revisão bibliográfica.
title_fullStr O professor de Educação Física intervindo na qualidade de vida de seus alunos asmáticos: uma revisão bibliográfica.
title_full_unstemmed O professor de Educação Física intervindo na qualidade de vida de seus alunos asmáticos: uma revisão bibliográfica.
title_sort O professor de Educação Física intervindo na qualidade de vida de seus alunos asmáticos: uma revisão bibliográfica.
author Gonçalves, Alexandre Araujo
author_facet Gonçalves, Alexandre Araujo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rodrigues, Sérgio Luiz Cahú
http://lattes.cnpq.br/0700049924235597
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Alexandre Araujo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física escolar
Professores de educação física
Asma
Exercícios físicos
topic Educação física escolar
Professores de educação física
Asma
Exercícios físicos
description A asma é uma doença muito frequente no Brasil, que afeta principalmente as crianças, essas que têm sua capacidade física subdesenvolvida. O professor de Educação Física escolar pode desempenhar um papel fundamental para reverter o quadro de subdesenvolvimento desses asmáticos, mas para isso, se faz necessário que esses professores tenham um conhecimento prévio para manejar seus alunos asmáticos. Com o intuito de investigar esse tema, me propus responder a seguinte questão ‘’O professor de Educação Física está preparado para lidar com crianças e adolescentes com asma em suas aulas?’’ e, como proposta de objetivo, me prendi a investigar se o professor de Educação Física escolar está preparado para lidar com crianças asmáticas em suas aulas. Para obter as respostas do presente trabalho, foi realizada uma pesquisa com caráter exploratório, e para obtenção dos dados para análise, foi realizada uma revisão bibliográfica. O material utilizado para análise foi obtido por pesquisa em bancos de dados como PubMed e Scielo. Os estudos indicaram que grande parte dos professores de Educação Física não dispõe de tais conhecimentos. Sendo assim, esse presente estudo deixa explícito que muitos professores de Educação Física não estão capacitados para ministrar aulas para crianças asmáticas; no entanto, não ficou clara a razão pela qual esses professores não receberam e/ou não recebem capacitação para lidar com a asma durante as aulas, uma vez que é uma doença presente constantemente. Devido a limitações de estudos referentes a essa temática, acreditamos que esse trabalho possa contribuir para pesquisas futuras sobre o tema, ampliando a concepção do trabalho do professor de Educação Física.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-28
2023-03-02T17:37:39Z
2023-03-02T17:37:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Gonçalves, Alexandre Araujo. O professor de Educação Física intervindo na qualidade de vida de seus alunos asmáticos: uma revisão bibliográfica. 2020. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2020.
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4053
identifier_str_mv Gonçalves, Alexandre Araujo. O professor de Educação Física intervindo na qualidade de vida de seus alunos asmáticos: uma revisão bibliográfica. 2020. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2020.
url https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4053
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
openAccess
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 53 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron:UFRPE
instname_str Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron_str UFRPE
institution UFRPE
reponame_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
collection Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository.name.fl_str_mv Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.sib@ufrpe.br
_version_ 1802120150514663424