SISTEMA DE POWERTRAIN DE UM VEÍCULO ELÉTRICO
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
Texto Completo: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4667 |
Resumo: | O mercado de veículos automotivos vive hoje um avanço do desenvolvimento de veículos elétricos, uma tendência de mercado impulsionada pelo avanço tecnológico deste setor e por uma necessidade de redução da poluição causada pelos veículos automotivos. Desta forma, se faz necessário o desenvolvimento de um modelo matemático e de simulação que seja capaz de realizar previsões sobre o comportamento do veículo para situações específicas. Neste trabalho, foi desenvolvido um modelo para o sistema de powertrain aplicável para veículos elétricos, com modelos matemáticos de dinâmica veicular, motores elétricos e malha de controle de fluxo magnético e velocidade. Para tal, foi realizada uma revisão bibliográfica a respeito de tais pontos. Os modelos matemáticos desenvolvidos foram utilizados em ambientes de simulação para verificar o comportamento do sistema de controle desenvolvido, bem como a reação do sistema de powertrain a situações específicas comuns ao uso de veículos elétricos. Os resultados mostram que os modelos matemáticos desenvolvidos representam de forma realista o comportamento dinâmico de máquinas elétricas, bem como o comportamento dinâmico de veículos e respostas satisfatórias da malha de controle. Assim, pode-se concluir que os modelos desenvolvidos atendem aos requisitos propostos no começo do trabalho. |
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SISTEMA DE POWERTRAIN DE UM VEÍCULO ELÉTRICOveículopowertrainmotor elétricocontroledinâmicaO mercado de veículos automotivos vive hoje um avanço do desenvolvimento de veículos elétricos, uma tendência de mercado impulsionada pelo avanço tecnológico deste setor e por uma necessidade de redução da poluição causada pelos veículos automotivos. Desta forma, se faz necessário o desenvolvimento de um modelo matemático e de simulação que seja capaz de realizar previsões sobre o comportamento do veículo para situações específicas. Neste trabalho, foi desenvolvido um modelo para o sistema de powertrain aplicável para veículos elétricos, com modelos matemáticos de dinâmica veicular, motores elétricos e malha de controle de fluxo magnético e velocidade. Para tal, foi realizada uma revisão bibliográfica a respeito de tais pontos. Os modelos matemáticos desenvolvidos foram utilizados em ambientes de simulação para verificar o comportamento do sistema de controle desenvolvido, bem como a reação do sistema de powertrain a situações específicas comuns ao uso de veículos elétricos. Os resultados mostram que os modelos matemáticos desenvolvidos representam de forma realista o comportamento dinâmico de máquinas elétricas, bem como o comportamento dinâmico de veículos e respostas satisfatórias da malha de controle. Assim, pode-se concluir que os modelos desenvolvidos atendem aos requisitos propostos no começo do trabalho.The automotive vehicle market is currently experiencing an advance in the development of electric vehicles, a market trend driven by the technological advancement of this sector and by a need to reduce pollution caused by automotive vehicles. In this way, it is necessary to develop a mathematical and simulation model that is capable of making predictions about the behavior of the vehicle for specific situations. In this work, a model for the powertrain system applicable to electric vehicles was developed, with mathematical models of vehicle dynamics, electric motors and magnetic flux and speed control loop. To this end, a literature review was carried out on such points. The mathematical models developed were used in simulation environments to verify the behavior of the developed control system, as well as the reaction of the powertrain system to specific situations common to the use of electric vehicles. The results show that the mathematical models developed realistically represent the dynamic behavior of electrical machines, as well as the dynamic behavior of vehicles and satisfactory responses of the control loop. Thus, it can be concluded that the models developed meet the requirements proposed at the beginning of the work.BrasilMéllo, João Paulo Ramos Agrahttp://lattes.cnpq.br/9987759193674873http://lattes.cnpq.br/2430890141645755Florentino, João Pedro de Sá2023-06-21T16:37:35Z2023-06-21T16:37:35Z2022-10-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis16p.application/pdfFLORENTINO, João Pedro de Sá. SISTEMA DE POWERTRAIN DE UM VEÍCULO ELÉTRICO. 2022. 16f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Elétrica) - Unidade Acadêmica do Cabo de Santo Agostinho, Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2023.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4667poropenAccessatribution - non commercial - no derivs 4.0 Brazilcreativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2023-06-21T16:38:35Zoai:dspace:123456789/4667Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122023-06-21T16:38:35Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false |
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