A importância da representatividade em sala de aula: correspondência racial entre alunos e professores e o desempenho escolar.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Samuel de Albuquerque
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3932
Resumo: Foram encontradas estimativas de mudança de desempenho em alunos do 6º e 7º ano da rede pública do Recife, ao serem colocados em uma situação de igualdade de raça com seus professores de Português e Matemática, com dados colhidos da Pesquisa Acompanhamento Longitudinal do Desempenho Escolar de Alunos da Rede Pública de Ensino Fundamental do Recife (FUNDAJ, 2018). Dentre outras informações, foi encontrado, através do modelo das Diferenças em Diferenças, que alunos pardos apresentaram uma melhora de notas em ambas as disciplinas avaliadas, ao serem lecionados por professores pretos ou pardos, mostrando uma maior identificação de raça/cor. Alunos negros tiveram um aumento médio de 5,04 pontos na nota de Matemática quando foram ensinados por um professor negro.
id UFRPE_fb82ce2fb10b4368105f73860f9e4041
oai_identifier_str oai:dspace:123456789/3932
network_acronym_str UFRPE
network_name_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository_id_str https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612
spelling A importância da representatividade em sala de aula: correspondência racial entre alunos e professores e o desempenho escolar.Ensino fundamentalRendimento escolarRelações raciaisNegros - Identidade racialForam encontradas estimativas de mudança de desempenho em alunos do 6º e 7º ano da rede pública do Recife, ao serem colocados em uma situação de igualdade de raça com seus professores de Português e Matemática, com dados colhidos da Pesquisa Acompanhamento Longitudinal do Desempenho Escolar de Alunos da Rede Pública de Ensino Fundamental do Recife (FUNDAJ, 2018). Dentre outras informações, foi encontrado, através do modelo das Diferenças em Diferenças, que alunos pardos apresentaram uma melhora de notas em ambas as disciplinas avaliadas, ao serem lecionados por professores pretos ou pardos, mostrando uma maior identificação de raça/cor. Alunos negros tiveram um aumento médio de 5,04 pontos na nota de Matemática quando foram ensinados por um professor negro.Estimates of change in performance were found in 6th and 7th grade students from the Public Network of Recife, when they were placed in a situation of racial equality with their Portuguese and Mathematics teachers, with data collected from the Longitudinal Monitoring of Student Performance Survey of Recife's Public Elementary Education Network (FUNDAJ, 2018). Among other information, it was found, through the Differences in Differences method, that brown students showed an improvement in grades in both subjects evaluated, when taught by black or brown teachers, showing a greater identification of race. Black students had an average increase of 5.04 points in Mathematics when they were taught by a black teacher.BrasilSilva, Diego Firmino Costa dahttp://lattes.cnpq.br/0186163084173110http://lattes.cnpq.br/8895265465747877Rocha, Samuel de Albuquerque2023-02-10T20:04:50Z2023-02-10T20:04:50Z2021-12-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis29 f.application/pdfRocha, Samuel de Albuquerque. A importância da representatividade em sala de aula: correspondência racial entre alunos e professores e o desempenho escolar. 2021. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Departamento de Economia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3932porAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2023-02-10T20:04:56Zoai:dspace:123456789/3932Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122023-02-10T20:04:56Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
dc.title.none.fl_str_mv A importância da representatividade em sala de aula: correspondência racial entre alunos e professores e o desempenho escolar.
title A importância da representatividade em sala de aula: correspondência racial entre alunos e professores e o desempenho escolar.
spellingShingle A importância da representatividade em sala de aula: correspondência racial entre alunos e professores e o desempenho escolar.
Rocha, Samuel de Albuquerque
Ensino fundamental
Rendimento escolar
Relações raciais
Negros - Identidade racial
title_short A importância da representatividade em sala de aula: correspondência racial entre alunos e professores e o desempenho escolar.
title_full A importância da representatividade em sala de aula: correspondência racial entre alunos e professores e o desempenho escolar.
title_fullStr A importância da representatividade em sala de aula: correspondência racial entre alunos e professores e o desempenho escolar.
title_full_unstemmed A importância da representatividade em sala de aula: correspondência racial entre alunos e professores e o desempenho escolar.
title_sort A importância da representatividade em sala de aula: correspondência racial entre alunos e professores e o desempenho escolar.
author Rocha, Samuel de Albuquerque
author_facet Rocha, Samuel de Albuquerque
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Diego Firmino Costa da
http://lattes.cnpq.br/0186163084173110
http://lattes.cnpq.br/8895265465747877
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Samuel de Albuquerque
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino fundamental
Rendimento escolar
Relações raciais
Negros - Identidade racial
topic Ensino fundamental
Rendimento escolar
Relações raciais
Negros - Identidade racial
description Foram encontradas estimativas de mudança de desempenho em alunos do 6º e 7º ano da rede pública do Recife, ao serem colocados em uma situação de igualdade de raça com seus professores de Português e Matemática, com dados colhidos da Pesquisa Acompanhamento Longitudinal do Desempenho Escolar de Alunos da Rede Pública de Ensino Fundamental do Recife (FUNDAJ, 2018). Dentre outras informações, foi encontrado, através do modelo das Diferenças em Diferenças, que alunos pardos apresentaram uma melhora de notas em ambas as disciplinas avaliadas, ao serem lecionados por professores pretos ou pardos, mostrando uma maior identificação de raça/cor. Alunos negros tiveram um aumento médio de 5,04 pontos na nota de Matemática quando foram ensinados por um professor negro.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-14
2023-02-10T20:04:50Z
2023-02-10T20:04:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Rocha, Samuel de Albuquerque. A importância da representatividade em sala de aula: correspondência racial entre alunos e professores e o desempenho escolar. 2021. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Departamento de Economia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3932
identifier_str_mv Rocha, Samuel de Albuquerque. A importância da representatividade em sala de aula: correspondência racial entre alunos e professores e o desempenho escolar. 2021. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Departamento de Economia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
url https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3932
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR
openAccess
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR
openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 29 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron:UFRPE
instname_str Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron_str UFRPE
institution UFRPE
reponame_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
collection Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository.name.fl_str_mv Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.sib@ufrpe.br
_version_ 1809277163965251584