Contribuição da formação em Educação Física para a atuação de professores de lutas ex-atletas da modalidade.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
Texto Completo: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4059 |
Resumo: | As lutas estão presentes na humanidade desde os primórdios, quando os homens disputavam entre si o alimento e o território, além de lutar pela sobrevivência com animais. Os tempos passaram e as lutas ganharam outros sentidos, formar atletas para as disputas por cinturão ou medalhas, ou simplesmente manter o corpo em atividade. As lutas tiveram seus movimentos estudados e aperfeiçoados ganharam regras, normas e espaço midiático. A Educação Física, responsável por estudar as práticas corporais, também debruçou-se sobre elas nos aspectos físico, técnico, fisiológico, entre outros. No entanto, ainda perdura no mercado de trabalho uma atuação pautada exclusivamente às referências práticas e à reprodução das práticas pedagógicas pelos mestres. A presente pesquisa tem como objetivo verificar se os conhecimentos adquiridos na formação em Educação Física modificam a prática pedagógica de professores de lutas ex-atletas da modalidade. Participaram do estudo 19 professores de lutas, da Região Metropolitana do Recife, das modalidades taekwondo, karatê e judô, que ministram aulas em clubes, escolas, associações ou academias. Os professores responderam a uma entrevista semiestruturada com questões relacionadas à sua prática pedagógica. Os resultados evidenciaram que houve uma modificação na prática pedagógica desses profissionais, a partir das respostas que eles apresentaram na entrevista, concluindo que as experiências e os conhecimentos acessados na formação em Educação Física contribuíram para modificação da prática desses profissionais de lutas. Sendo as disciplinas na área da saúde e do treinamento as mais citadas pelos profissionais entrevistados como mudança de tal prática, embora haja uma influência de gerações anteriores os profissionais relatam que houve um avanço quanto a reprodução de práticas pedagógicas e hábitos equivocados. |
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A presente pesquisa tem como objetivo verificar se os conhecimentos adquiridos na formação em Educação Física modificam a prática pedagógica de professores de lutas ex-atletas da modalidade. Participaram do estudo 19 professores de lutas, da Região Metropolitana do Recife, das modalidades taekwondo, karatê e judô, que ministram aulas em clubes, escolas, associações ou academias. Os professores responderam a uma entrevista semiestruturada com questões relacionadas à sua prática pedagógica. Os resultados evidenciaram que houve uma modificação na prática pedagógica desses profissionais, a partir das respostas que eles apresentaram na entrevista, concluindo que as experiências e os conhecimentos acessados na formação em Educação Física contribuíram para modificação da prática desses profissionais de lutas. Sendo as disciplinas na área da saúde e do treinamento as mais citadas pelos profissionais entrevistados como mudança de tal prática, embora haja uma influência de gerações anteriores os profissionais relatam que houve um avanço quanto a reprodução de práticas pedagógicas e hábitos equivocados.Fights have been present in humanity since the beginning, when men disputed among themselves for food and territory, as well as fighting for survival with animals. Time has passed and Fights have gained other meanings, such as training athletes for belt or medal disputes, or simply keeping the body in activity. The Fights had their movements studied and perfected, they gained rules, norms, and media space. Physical Education, responsible for studying bodily practices, also focused on them, in the physical, technical, physiological aspects, among other aspects. However, a performance based exclusively on practical references and reproductions of pedagogical practices by the masters persists in the job market. The present research aims to verify if the knowledge acquired in the formation of physical education modifies the pedagogical practice of ex-athletes who are teachers of the sport. The study included 19 Fight teachers from the metropolitan region of Recife, from the Taekwondo, Karate and Judo modalities, who teach in clubs, schools, associations, or gyms. Teachers answered a semi-structured interview with questions related to their pedagogical practice. The results showed that there was a change in the pedagogical practice of these professionals, based on the answers they presented in the interview, concluding that the experiences and knowledge accessed in the training in Physical Education contributed to modifying the practice of these Fight professionals. Being the subjects in the health and training area the most cited by the interviewed professionals as a change in this practice, although there is an influence from previous generations, professionals report that there was an advance in terms of the reproduction of pedagogical practices and mistaken habits.BrasilBeltrão, Natália Barroshttp://lattes.cnpq.br/3319233622504076http://lattes.cnpq.br/1778511907021100Bacelar, Camila do Nascimento2023-03-02T20:22:47Z2023-03-02T20:22:47Z2021-07-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis44 f.application/pdfBacelar, Camila do Nascimento. Contribuição da formação em Educação Física para a atuação de professores de lutas ex-atletas da modalidade. 2021. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4059porAtribuição-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/deed.pt_BRopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2023-03-02T20:22:53Zoai:dspace:123456789/4059Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122023-03-02T20:22:53Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false |
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