O lugar da velhice na escola: atitudes de crianças em relação à velhice
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
Texto Completo: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/687 |
Resumo: | As mudanças ocorridas na distribuição demográfica na população brasileira vêm causando inúmeras mudanças no funcionamento da sociedade como um todo, bem como na maneira da sociedade lidar com os idosos. Diante disso, essa pesquisa teve como objetivo geral analisar as atitudes de crianças dos anos iniciais do ensino fundamental em relação à velhice e como objetivos específicos: a) identificar conceitos de envelhecimento, bem como, concepções e representações da velhice ao longo da história e na sociedade atual; b) problematizar sobre a escola, sua função social e o professor e aluno enquanto sujeitos da mesma; c) verificar aproximações e distanciamentos entre documentos que regem o conteúdo curricular educação física no ensino fundamental anos iniciais e a temática velhice. A pesquisa tomou por referência autores como Beauvoir (1970), Freitas e Py (2016), Neri (2007), (2013), Papalia, Olds e Feldman (2010), entre outros, para tratar das questões ligadas ao envelhecimento, Freire (1987), (2000), (2002), Saviani (1999), Manacorda (1997), entre outros, para tratar questões relacionadas a educação, Bracht (1999), Darido (2012), Soares (1994), entre outros, para falar sobre a educação física, Ostrom (1969), Todaro (2008), Luchesi (2011), Newman, Faux e Larimer (1997), Neri (1991), entre outros, para tratar das problemáticas relacionadas as atitudes das crianças. Essa pesquisa se caracteriza, quanto a abordagem, como uma pesquisa qualitativa, e classifica-se como uma pesquisa exploratória descritiva. Como instrumento de coleta foi escolhida a aplicação de um questionário composto por uma parte de dados sociodemográficos e outra pela Escala Todaro (composta por quatro domínios, a saber, agência, relacionamento social, persona e cognição), que posteriormente foi analisado através da análise de conteúdo, conforme Bardin (2010) e Souza Júnior, Melo e Santiago (2010). Dessa forma, foi possível verificar uma atitude positiva das crianças em relação à velhice, o que se encontra em acordo com os achados de pesquisas anteriormente realizadas a nível nacional e internacional. Esse achado, entretanto, não extinguiu a existência de pontos específicos em que as atitudes foram mais negativas, como pode ser verificado no domínio cognição, apresentando uma pontuação de quase 0,2 pontos acima da média geral. Essa pesquisa concluiu, assim, que, apesar de encontrar atitudes mais positivas, é necessária uma atuação educativa direcionada que trate a temática velhice dentro da escola, pois assim, crê-se ser possível proporcionar uma mudança em estereótipos atrelados ao idoso e formar uma geração que lide com a velhice de maneira diferente das gerações passadas. |
id |
UFRPE_fe98d8c2753542ccf8374074de6c12a3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace:123456789/687 |
network_acronym_str |
UFRPE |
network_name_str |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
repository_id_str |
https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612 |
spelling |
O lugar da velhice na escola: atitudes de crianças em relação à velhiceCrianças e os idososRelações entre geraçõesEducação de criançasInteração socialIdosos - Condições sociaisAs mudanças ocorridas na distribuição demográfica na população brasileira vêm causando inúmeras mudanças no funcionamento da sociedade como um todo, bem como na maneira da sociedade lidar com os idosos. Diante disso, essa pesquisa teve como objetivo geral analisar as atitudes de crianças dos anos iniciais do ensino fundamental em relação à velhice e como objetivos específicos: a) identificar conceitos de envelhecimento, bem como, concepções e representações da velhice ao longo da história e na sociedade atual; b) problematizar sobre a escola, sua função social e o professor e aluno enquanto sujeitos da mesma; c) verificar aproximações e distanciamentos entre documentos que regem o conteúdo curricular educação física no ensino fundamental anos iniciais e a temática velhice. A pesquisa tomou por referência autores como Beauvoir (1970), Freitas e Py (2016), Neri (2007), (2013), Papalia, Olds e Feldman (2010), entre outros, para tratar das questões ligadas ao envelhecimento, Freire (1987), (2000), (2002), Saviani (1999), Manacorda (1997), entre outros, para tratar questões relacionadas a educação, Bracht (1999), Darido (2012), Soares (1994), entre outros, para falar sobre a educação física, Ostrom (1969), Todaro (2008), Luchesi (2011), Newman, Faux e Larimer (1997), Neri (1991), entre outros, para tratar das problemáticas relacionadas as atitudes das crianças. Essa pesquisa se caracteriza, quanto a abordagem, como uma pesquisa qualitativa, e classifica-se como uma pesquisa exploratória descritiva. Como instrumento de coleta foi escolhida a aplicação de um questionário composto por uma parte de dados sociodemográficos e outra pela Escala Todaro (composta por quatro domínios, a saber, agência, relacionamento social, persona e cognição), que posteriormente foi analisado através da análise de conteúdo, conforme Bardin (2010) e Souza Júnior, Melo e Santiago (2010). Dessa forma, foi possível verificar uma atitude positiva das crianças em relação à velhice, o que se encontra em acordo com os achados de pesquisas anteriormente realizadas a nível nacional e internacional. Esse achado, entretanto, não extinguiu a existência de pontos específicos em que as atitudes foram mais negativas, como pode ser verificado no domínio cognição, apresentando uma pontuação de quase 0,2 pontos acima da média geral. Essa pesquisa concluiu, assim, que, apesar de encontrar atitudes mais positivas, é necessária uma atuação educativa direcionada que trate a temática velhice dentro da escola, pois assim, crê-se ser possível proporcionar uma mudança em estereótipos atrelados ao idoso e formar uma geração que lide com a velhice de maneira diferente das gerações passadas.The changes that occurred in the demographic distribution in the Brazilian population have caused numerous changes in the functioning of society as a whole, as well as in the way society deals with the elderly. Thus, this research had as a general objective to analyze attitudes regarding the old age of elementary school children initial years and as specific objectives: a) identify concepts of aging, as well as conceptions and representations of old age throughout history and in today's society; b) to question about the school, its social function and the teacher and student as subjects of the same; c) verify approximations and distances between documents that govern the curricular content physical education in elementary school years and the thematic old age. The research took as reference authors such as Beauvoir (1970), Freitas and Py (2016), Neri (2007), (2013), Papalia, Olds and Feldman (2010), among others, to address the issues related to aging, Freire (2000), (2002), Saviani (1999), Manacorda (1997), among others, to address issues related to education, Bracht (1999), Darido (2012), Soares (1994), among others. (1988), Todaro (2008), Luchesi (2011), Newman, Faux and Larimer (1997), Neri (1991), among others, to deal with issues related to children's attitudes. This research is characterized, as far as the approach, as a qualitative research, and is classified as an exploratory descriptive research. As a collection instrument, a questionnaire composed of one part with sociodemographic data and the other by the Scale Todaro (composed of four domains, namely, agency, social relationship, persona and cognition) was chosen, which was subsequently analyzed from the content analysis, according to Bardin (2010) and Souza Júnior, Melo and Santiago (2010). In this way, it was possible to verify a positive attitude of the children in relation to old age, which is in agreement with the findings of previous researches at national and international level. This finding, however, did not extinguish the existence of specific points in which the attitudes were more negative, as can be verified in the domain cognition, presenting a score of almost 0.2 points above the general. This research concluded that, despite finding more positive attitudes, it is necessary a directed educational action that addresses the old age theme within the school, therefore, it is believed that it is possible to provide a change in stereotypes linked to the elderly and to form a generation that deals with old age differently from past generations.BrasilTavares, Nayana Pinheirohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8556914D9http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4717466Z0Cavalcanti, Everton Willian de Oliveira2019-01-14T12:52:02Z2019-01-14T12:52:02Z20182019-01-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis93 f.application/pdfCAVALCANTI, Everton Willian de Oliveira. O lugar da velhice na escola: atitudes de crianças em relação à velhice. 2018. 93 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2018.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/687porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/deed.en_USopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2019-02-01T14:12:07Zoai:dspace:123456789/687Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122019-02-01T14:12:07Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O lugar da velhice na escola: atitudes de crianças em relação à velhice |
title |
O lugar da velhice na escola: atitudes de crianças em relação à velhice |
spellingShingle |
O lugar da velhice na escola: atitudes de crianças em relação à velhice Cavalcanti, Everton Willian de Oliveira Crianças e os idosos Relações entre gerações Educação de crianças Interação social Idosos - Condições sociais |
title_short |
O lugar da velhice na escola: atitudes de crianças em relação à velhice |
title_full |
O lugar da velhice na escola: atitudes de crianças em relação à velhice |
title_fullStr |
O lugar da velhice na escola: atitudes de crianças em relação à velhice |
title_full_unstemmed |
O lugar da velhice na escola: atitudes de crianças em relação à velhice |
title_sort |
O lugar da velhice na escola: atitudes de crianças em relação à velhice |
author |
Cavalcanti, Everton Willian de Oliveira |
author_facet |
Cavalcanti, Everton Willian de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Tavares, Nayana Pinheiro http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8556914D9 http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4717466Z0 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cavalcanti, Everton Willian de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Crianças e os idosos Relações entre gerações Educação de crianças Interação social Idosos - Condições sociais |
topic |
Crianças e os idosos Relações entre gerações Educação de crianças Interação social Idosos - Condições sociais |
description |
As mudanças ocorridas na distribuição demográfica na população brasileira vêm causando inúmeras mudanças no funcionamento da sociedade como um todo, bem como na maneira da sociedade lidar com os idosos. Diante disso, essa pesquisa teve como objetivo geral analisar as atitudes de crianças dos anos iniciais do ensino fundamental em relação à velhice e como objetivos específicos: a) identificar conceitos de envelhecimento, bem como, concepções e representações da velhice ao longo da história e na sociedade atual; b) problematizar sobre a escola, sua função social e o professor e aluno enquanto sujeitos da mesma; c) verificar aproximações e distanciamentos entre documentos que regem o conteúdo curricular educação física no ensino fundamental anos iniciais e a temática velhice. A pesquisa tomou por referência autores como Beauvoir (1970), Freitas e Py (2016), Neri (2007), (2013), Papalia, Olds e Feldman (2010), entre outros, para tratar das questões ligadas ao envelhecimento, Freire (1987), (2000), (2002), Saviani (1999), Manacorda (1997), entre outros, para tratar questões relacionadas a educação, Bracht (1999), Darido (2012), Soares (1994), entre outros, para falar sobre a educação física, Ostrom (1969), Todaro (2008), Luchesi (2011), Newman, Faux e Larimer (1997), Neri (1991), entre outros, para tratar das problemáticas relacionadas as atitudes das crianças. Essa pesquisa se caracteriza, quanto a abordagem, como uma pesquisa qualitativa, e classifica-se como uma pesquisa exploratória descritiva. Como instrumento de coleta foi escolhida a aplicação de um questionário composto por uma parte de dados sociodemográficos e outra pela Escala Todaro (composta por quatro domínios, a saber, agência, relacionamento social, persona e cognição), que posteriormente foi analisado através da análise de conteúdo, conforme Bardin (2010) e Souza Júnior, Melo e Santiago (2010). Dessa forma, foi possível verificar uma atitude positiva das crianças em relação à velhice, o que se encontra em acordo com os achados de pesquisas anteriormente realizadas a nível nacional e internacional. Esse achado, entretanto, não extinguiu a existência de pontos específicos em que as atitudes foram mais negativas, como pode ser verificado no domínio cognição, apresentando uma pontuação de quase 0,2 pontos acima da média geral. Essa pesquisa concluiu, assim, que, apesar de encontrar atitudes mais positivas, é necessária uma atuação educativa direcionada que trate a temática velhice dentro da escola, pois assim, crê-se ser possível proporcionar uma mudança em estereótipos atrelados ao idoso e formar uma geração que lide com a velhice de maneira diferente das gerações passadas. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2019-01-14T12:52:02Z 2019-01-14T12:52:02Z 2019-01-14 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CAVALCANTI, Everton Willian de Oliveira. O lugar da velhice na escola: atitudes de crianças em relação à velhice. 2018. 93 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2018. https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/687 |
identifier_str_mv |
CAVALCANTI, Everton Willian de Oliveira. O lugar da velhice na escola: atitudes de crianças em relação à velhice. 2018. 93 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2018. |
url |
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/687 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/deed.en_US openAccess info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/deed.en_US openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
93 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) instacron:UFRPE |
instname_str |
Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) |
instacron_str |
UFRPE |
institution |
UFRPE |
reponame_str |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
collection |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio.sib@ufrpe.br |
_version_ |
1809277173871149056 |