OCORRÊNCIA E CAUSAS DO EFEITO CHICOTE PARA A CADEIA DE SUPRIMENTOS DE PRODUTOS DE LUXO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Administração de Roraima - RARR |
Texto Completo: | https://revista.ufrr.br/adminrr/article/view/6009 |
Resumo: | O objetivo do artigo é investigar a ocorrência e as causas do efeito chicote na cadeia de suprimentos de produtos de luxo. Foi realizado o método do estudo de caso, que foi conduzido por meio de entrevistas com gestores responsáveis pelos processos de suprimentos e previsão de vendas e também por meio da análise dos dados históricos de vendas e suprimentos em uma empresa que distribui produtos de luxo no Brasil. O estudo identificou que o efeito chicote também pode ocorrer nas cadeias de suprimentos de produtos de luxo e que existem causas específicas associadas à esse tipo de produto que potencializam a sua ocorrência, prejudicando as estratégias comerciais, financeiras e de suprimentos de uma empresa. O estudo fornece subsídios para que os gestores de marcas de luxo possam identificar riscos da ocorrência do efeito chicote em suas operações, minimizando os impactos na estratégica competitiva das empresas. |
id |
UFRR-2_275de05d837ee659f5cba6bcc6e09fac |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:oai.revista.ufrr.br:article/6009 |
network_acronym_str |
UFRR-2 |
network_name_str |
Revista de Administração de Roraima - RARR |
repository_id_str |
|
spelling |
OCORRÊNCIA E CAUSAS DO EFEITO CHICOTE PARA A CADEIA DE SUPRIMENTOS DE PRODUTOS DE LUXOEstratégia da cadeia de suprimentosefeito chicoteprodutos de luxooperação global.O objetivo do artigo é investigar a ocorrência e as causas do efeito chicote na cadeia de suprimentos de produtos de luxo. Foi realizado o método do estudo de caso, que foi conduzido por meio de entrevistas com gestores responsáveis pelos processos de suprimentos e previsão de vendas e também por meio da análise dos dados históricos de vendas e suprimentos em uma empresa que distribui produtos de luxo no Brasil. O estudo identificou que o efeito chicote também pode ocorrer nas cadeias de suprimentos de produtos de luxo e que existem causas específicas associadas à esse tipo de produto que potencializam a sua ocorrência, prejudicando as estratégias comerciais, financeiras e de suprimentos de uma empresa. O estudo fornece subsídios para que os gestores de marcas de luxo possam identificar riscos da ocorrência do efeito chicote em suas operações, minimizando os impactos na estratégica competitiva das empresas.Universidade Federal de Roraima2021-05-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAdEapplication/pdfhttps://revista.ufrr.br/adminrr/article/view/600910.18227/2237-8057rarr.v10i0.6009Journal of Management of Roraima-RARR; Vol. 10 (2020): Publicação ContínuaRevista Administración de Roraima (RARR); Vol. 10 (2020): Publicação ContínuaRevista de Administração de Roraima - RARR; v. 10 (2020): Publicação Contínua2237-8057reponame:Revista de Administração de Roraima - RARRinstname:Universidade Federal de Roraima (UFRR)instacron:UFRRporhttps://revista.ufrr.br/adminrr/article/view/6009/pdfCopyright (c) 2020 Revista de Administração de Roraima - RARRinfo:eu-repo/semantics/openAccessBrandao, Maicom SergioGodinho Filho, Moacir2021-05-12T14:18:28Zoai:oai.revista.ufrr.br:article/6009Revistahttps://revista.ufrr.br/index.php/adminrr/PUBhttps://revista.ufrr.br/adminrr/oairarr.ufrr@gmail.com||emersonclaytonarantes@gmail.com2237-80572237-8057opendoar:2021-05-12T14:18:28Revista de Administração de Roraima - RARR - Universidade Federal de Roraima (UFRR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
OCORRÊNCIA E CAUSAS DO EFEITO CHICOTE PARA A CADEIA DE SUPRIMENTOS DE PRODUTOS DE LUXO |
title |
OCORRÊNCIA E CAUSAS DO EFEITO CHICOTE PARA A CADEIA DE SUPRIMENTOS DE PRODUTOS DE LUXO |
spellingShingle |
OCORRÊNCIA E CAUSAS DO EFEITO CHICOTE PARA A CADEIA DE SUPRIMENTOS DE PRODUTOS DE LUXO Brandao, Maicom Sergio Estratégia da cadeia de suprimentos efeito chicote produtos de luxo operação global. |
title_short |
OCORRÊNCIA E CAUSAS DO EFEITO CHICOTE PARA A CADEIA DE SUPRIMENTOS DE PRODUTOS DE LUXO |
title_full |
OCORRÊNCIA E CAUSAS DO EFEITO CHICOTE PARA A CADEIA DE SUPRIMENTOS DE PRODUTOS DE LUXO |
title_fullStr |
OCORRÊNCIA E CAUSAS DO EFEITO CHICOTE PARA A CADEIA DE SUPRIMENTOS DE PRODUTOS DE LUXO |
title_full_unstemmed |
OCORRÊNCIA E CAUSAS DO EFEITO CHICOTE PARA A CADEIA DE SUPRIMENTOS DE PRODUTOS DE LUXO |
title_sort |
OCORRÊNCIA E CAUSAS DO EFEITO CHICOTE PARA A CADEIA DE SUPRIMENTOS DE PRODUTOS DE LUXO |
author |
Brandao, Maicom Sergio |
author_facet |
Brandao, Maicom Sergio Godinho Filho, Moacir |
author_role |
author |
author2 |
Godinho Filho, Moacir |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brandao, Maicom Sergio Godinho Filho, Moacir |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estratégia da cadeia de suprimentos efeito chicote produtos de luxo operação global. |
topic |
Estratégia da cadeia de suprimentos efeito chicote produtos de luxo operação global. |
description |
O objetivo do artigo é investigar a ocorrência e as causas do efeito chicote na cadeia de suprimentos de produtos de luxo. Foi realizado o método do estudo de caso, que foi conduzido por meio de entrevistas com gestores responsáveis pelos processos de suprimentos e previsão de vendas e também por meio da análise dos dados históricos de vendas e suprimentos em uma empresa que distribui produtos de luxo no Brasil. O estudo identificou que o efeito chicote também pode ocorrer nas cadeias de suprimentos de produtos de luxo e que existem causas específicas associadas à esse tipo de produto que potencializam a sua ocorrência, prejudicando as estratégias comerciais, financeiras e de suprimentos de uma empresa. O estudo fornece subsídios para que os gestores de marcas de luxo possam identificar riscos da ocorrência do efeito chicote em suas operações, minimizando os impactos na estratégica competitiva das empresas. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-05-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion AdE |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.ufrr.br/adminrr/article/view/6009 10.18227/2237-8057rarr.v10i0.6009 |
url |
https://revista.ufrr.br/adminrr/article/view/6009 |
identifier_str_mv |
10.18227/2237-8057rarr.v10i0.6009 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.ufrr.br/adminrr/article/view/6009/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista de Administração de Roraima - RARR info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista de Administração de Roraima - RARR |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Roraima |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Roraima |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal of Management of Roraima-RARR; Vol. 10 (2020): Publicação Contínua Revista Administración de Roraima (RARR); Vol. 10 (2020): Publicação Contínua Revista de Administração de Roraima - RARR; v. 10 (2020): Publicação Contínua 2237-8057 reponame:Revista de Administração de Roraima - RARR instname:Universidade Federal de Roraima (UFRR) instacron:UFRR |
instname_str |
Universidade Federal de Roraima (UFRR) |
instacron_str |
UFRR |
institution |
UFRR |
reponame_str |
Revista de Administração de Roraima - RARR |
collection |
Revista de Administração de Roraima - RARR |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Administração de Roraima - RARR - Universidade Federal de Roraima (UFRR) |
repository.mail.fl_str_mv |
rarr.ufrr@gmail.com||emersonclaytonarantes@gmail.com |
_version_ |
1799769918179115008 |