OCORRÊNCIA E CAUSAS DO EFEITO CHICOTE PARA A CADEIA DE SUPRIMENTOS DE PRODUTOS DE LUXO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brandao, Maicom Sergio
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Godinho Filho, Moacir
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Administração de Roraima - RARR
Texto Completo: https://revista.ufrr.br/adminrr/article/view/6009
Resumo: O objetivo do artigo é investigar a ocorrência e as causas do efeito chicote na cadeia de suprimentos de produtos de luxo. Foi realizado o método do estudo de caso, que foi conduzido por meio de entrevistas com gestores responsáveis pelos processos de suprimentos e previsão de vendas e também por meio da análise dos dados históricos de vendas e suprimentos em uma empresa que distribui produtos de luxo no Brasil. O estudo identificou que o efeito chicote também pode ocorrer nas cadeias de suprimentos de produtos de luxo e que existem causas específicas associadas à esse tipo de produto que potencializam a sua ocorrência, prejudicando as estratégias comerciais, financeiras e de suprimentos de uma empresa. O estudo fornece subsídios para que os gestores de marcas de luxo possam identificar riscos da ocorrência do efeito chicote em suas operações, minimizando os impactos na estratégica competitiva das empresas.
id UFRR-2_275de05d837ee659f5cba6bcc6e09fac
oai_identifier_str oai:oai.revista.ufrr.br:article/6009
network_acronym_str UFRR-2
network_name_str Revista de Administração de Roraima - RARR
repository_id_str
spelling OCORRÊNCIA E CAUSAS DO EFEITO CHICOTE PARA A CADEIA DE SUPRIMENTOS DE PRODUTOS DE LUXOEstratégia da cadeia de suprimentosefeito chicoteprodutos de luxooperação global.O objetivo do artigo é investigar a ocorrência e as causas do efeito chicote na cadeia de suprimentos de produtos de luxo. Foi realizado o método do estudo de caso, que foi conduzido por meio de entrevistas com gestores responsáveis pelos processos de suprimentos e previsão de vendas e também por meio da análise dos dados históricos de vendas e suprimentos em uma empresa que distribui produtos de luxo no Brasil. O estudo identificou que o efeito chicote também pode ocorrer nas cadeias de suprimentos de produtos de luxo e que existem causas específicas associadas à esse tipo de produto que potencializam a sua ocorrência, prejudicando as estratégias comerciais, financeiras e de suprimentos de uma empresa. O estudo fornece subsídios para que os gestores de marcas de luxo possam identificar riscos da ocorrência do efeito chicote em suas operações, minimizando os impactos na estratégica competitiva das empresas.Universidade Federal de Roraima2021-05-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAdEapplication/pdfhttps://revista.ufrr.br/adminrr/article/view/600910.18227/2237-8057rarr.v10i0.6009Journal of Management of Roraima-RARR; Vol. 10 (2020): Publicação ContínuaRevista Administración de Roraima (RARR); Vol. 10 (2020): Publicação ContínuaRevista de Administração de Roraima - RARR; v. 10 (2020): Publicação Contínua2237-8057reponame:Revista de Administração de Roraima - RARRinstname:Universidade Federal de Roraima (UFRR)instacron:UFRRporhttps://revista.ufrr.br/adminrr/article/view/6009/pdfCopyright (c) 2020 Revista de Administração de Roraima - RARRinfo:eu-repo/semantics/openAccessBrandao, Maicom SergioGodinho Filho, Moacir2021-05-12T14:18:28Zoai:oai.revista.ufrr.br:article/6009Revistahttps://revista.ufrr.br/index.php/adminrr/PUBhttps://revista.ufrr.br/adminrr/oairarr.ufrr@gmail.com||emersonclaytonarantes@gmail.com2237-80572237-8057opendoar:2021-05-12T14:18:28Revista de Administração de Roraima - RARR - Universidade Federal de Roraima (UFRR)false
dc.title.none.fl_str_mv OCORRÊNCIA E CAUSAS DO EFEITO CHICOTE PARA A CADEIA DE SUPRIMENTOS DE PRODUTOS DE LUXO
title OCORRÊNCIA E CAUSAS DO EFEITO CHICOTE PARA A CADEIA DE SUPRIMENTOS DE PRODUTOS DE LUXO
spellingShingle OCORRÊNCIA E CAUSAS DO EFEITO CHICOTE PARA A CADEIA DE SUPRIMENTOS DE PRODUTOS DE LUXO
Brandao, Maicom Sergio
Estratégia da cadeia de suprimentos
efeito chicote
produtos de luxo
operação global.
title_short OCORRÊNCIA E CAUSAS DO EFEITO CHICOTE PARA A CADEIA DE SUPRIMENTOS DE PRODUTOS DE LUXO
title_full OCORRÊNCIA E CAUSAS DO EFEITO CHICOTE PARA A CADEIA DE SUPRIMENTOS DE PRODUTOS DE LUXO
title_fullStr OCORRÊNCIA E CAUSAS DO EFEITO CHICOTE PARA A CADEIA DE SUPRIMENTOS DE PRODUTOS DE LUXO
title_full_unstemmed OCORRÊNCIA E CAUSAS DO EFEITO CHICOTE PARA A CADEIA DE SUPRIMENTOS DE PRODUTOS DE LUXO
title_sort OCORRÊNCIA E CAUSAS DO EFEITO CHICOTE PARA A CADEIA DE SUPRIMENTOS DE PRODUTOS DE LUXO
author Brandao, Maicom Sergio
author_facet Brandao, Maicom Sergio
Godinho Filho, Moacir
author_role author
author2 Godinho Filho, Moacir
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brandao, Maicom Sergio
Godinho Filho, Moacir
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégia da cadeia de suprimentos
efeito chicote
produtos de luxo
operação global.
topic Estratégia da cadeia de suprimentos
efeito chicote
produtos de luxo
operação global.
description O objetivo do artigo é investigar a ocorrência e as causas do efeito chicote na cadeia de suprimentos de produtos de luxo. Foi realizado o método do estudo de caso, que foi conduzido por meio de entrevistas com gestores responsáveis pelos processos de suprimentos e previsão de vendas e também por meio da análise dos dados históricos de vendas e suprimentos em uma empresa que distribui produtos de luxo no Brasil. O estudo identificou que o efeito chicote também pode ocorrer nas cadeias de suprimentos de produtos de luxo e que existem causas específicas associadas à esse tipo de produto que potencializam a sua ocorrência, prejudicando as estratégias comerciais, financeiras e de suprimentos de uma empresa. O estudo fornece subsídios para que os gestores de marcas de luxo possam identificar riscos da ocorrência do efeito chicote em suas operações, minimizando os impactos na estratégica competitiva das empresas.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
AdE
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.ufrr.br/adminrr/article/view/6009
10.18227/2237-8057rarr.v10i0.6009
url https://revista.ufrr.br/adminrr/article/view/6009
identifier_str_mv 10.18227/2237-8057rarr.v10i0.6009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.ufrr.br/adminrr/article/view/6009/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista de Administração de Roraima - RARR
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista de Administração de Roraima - RARR
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Roraima
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Roraima
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Management of Roraima-RARR; Vol. 10 (2020): Publicação Contínua
Revista Administración de Roraima (RARR); Vol. 10 (2020): Publicação Contínua
Revista de Administração de Roraima - RARR; v. 10 (2020): Publicação Contínua
2237-8057
reponame:Revista de Administração de Roraima - RARR
instname:Universidade Federal de Roraima (UFRR)
instacron:UFRR
instname_str Universidade Federal de Roraima (UFRR)
instacron_str UFRR
institution UFRR
reponame_str Revista de Administração de Roraima - RARR
collection Revista de Administração de Roraima - RARR
repository.name.fl_str_mv Revista de Administração de Roraima - RARR - Universidade Federal de Roraima (UFRR)
repository.mail.fl_str_mv rarr.ufrr@gmail.com||emersonclaytonarantes@gmail.com
_version_ 1799769918179115008