MASCULINIDADES E EMPREENDEDORISMO: TENDÊNCIA OU MODA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Administração de Roraima - RARR |
Texto Completo: | https://revista.ufrr.br/adminrr/article/view/6037 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo analisar o que leva um sujeito ser um empreendedor apoiando no interdiscurso do gênero charge para desenvolver o corpus masculinidade e empreendedorismo, na construção de sentidos pelos leitores. A abordagem teórica perpassou sobre a visão do empreendedorismo construtivista e sobre a masculinidade como construção social. O estudo tem caráter qualitativo, é de natureza descritiva e traz a questão da masculinidade, que é pouco explorada nas pesquisas sobre empreendedorismo, uma vez que falar de gênero não significa se referir somente ao homem ou à mulher, mas também a todos tipos de gênero. Portanto, essa é uma das contribuições desse estudo, que aponta a trama complexa da utilização da referenciação, devido aos processos dependerem da ativação de ações ligadas à construção contextual, baseadas nas formas de representação dos sujeitos interlocutores e seus meios de linguagem. A pesquisa mostra que a moda pode impulsionar o empreendedorismo, o qual também pode ser uma tendência devido às crises econômicas mundiais sazonais, de curta ou longa duração e influenciadas por fatores internos e externos. |
id |
UFRR-2_545d69775a1de48833d840914da0d5f6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:oai.revista.ufrr.br:article/6037 |
network_acronym_str |
UFRR-2 |
network_name_str |
Revista de Administração de Roraima - RARR |
repository_id_str |
|
spelling |
MASCULINIDADES E EMPREENDEDORISMO: TENDÊNCIA OU MODAEmpreendedorismo. Gênero. Masculinidades. Empreendedor. Educação.Este artigo tem como objetivo analisar o que leva um sujeito ser um empreendedor apoiando no interdiscurso do gênero charge para desenvolver o corpus masculinidade e empreendedorismo, na construção de sentidos pelos leitores. A abordagem teórica perpassou sobre a visão do empreendedorismo construtivista e sobre a masculinidade como construção social. O estudo tem caráter qualitativo, é de natureza descritiva e traz a questão da masculinidade, que é pouco explorada nas pesquisas sobre empreendedorismo, uma vez que falar de gênero não significa se referir somente ao homem ou à mulher, mas também a todos tipos de gênero. Portanto, essa é uma das contribuições desse estudo, que aponta a trama complexa da utilização da referenciação, devido aos processos dependerem da ativação de ações ligadas à construção contextual, baseadas nas formas de representação dos sujeitos interlocutores e seus meios de linguagem. A pesquisa mostra que a moda pode impulsionar o empreendedorismo, o qual também pode ser uma tendência devido às crises econômicas mundiais sazonais, de curta ou longa duração e influenciadas por fatores internos e externos.Universidade Federal de Roraima2021-05-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAdEapplication/pdfhttps://revista.ufrr.br/adminrr/article/view/603710.18227/2237-8057rarr.v10i0.6037Journal of Management of Roraima-RARR; Vol. 10 (2020): Publicação ContínuaRevista Administración de Roraima (RARR); Vol. 10 (2020): Publicação ContínuaRevista de Administração de Roraima - RARR; v. 10 (2020): Publicação Contínua2237-8057reponame:Revista de Administração de Roraima - RARRinstname:Universidade Federal de Roraima (UFRR)instacron:UFRRporhttps://revista.ufrr.br/adminrr/article/view/6037/pdfCopyright (c) 2020 Revista de Administração de Roraima - RARRinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, CLÁUDIA Aparecida AvelarQUEIROZ- RIBEIRO, FABIANA de Fátima Matos2021-05-12T14:18:28Zoai:oai.revista.ufrr.br:article/6037Revistahttps://revista.ufrr.br/index.php/adminrr/PUBhttps://revista.ufrr.br/adminrr/oairarr.ufrr@gmail.com||emersonclaytonarantes@gmail.com2237-80572237-8057opendoar:2021-05-12T14:18:28Revista de Administração de Roraima - RARR - Universidade Federal de Roraima (UFRR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
MASCULINIDADES E EMPREENDEDORISMO: TENDÊNCIA OU MODA |
title |
MASCULINIDADES E EMPREENDEDORISMO: TENDÊNCIA OU MODA |
spellingShingle |
MASCULINIDADES E EMPREENDEDORISMO: TENDÊNCIA OU MODA Ferreira, CLÁUDIA Aparecida Avelar Empreendedorismo. Gênero. Masculinidades. Empreendedor. Educação. |
title_short |
MASCULINIDADES E EMPREENDEDORISMO: TENDÊNCIA OU MODA |
title_full |
MASCULINIDADES E EMPREENDEDORISMO: TENDÊNCIA OU MODA |
title_fullStr |
MASCULINIDADES E EMPREENDEDORISMO: TENDÊNCIA OU MODA |
title_full_unstemmed |
MASCULINIDADES E EMPREENDEDORISMO: TENDÊNCIA OU MODA |
title_sort |
MASCULINIDADES E EMPREENDEDORISMO: TENDÊNCIA OU MODA |
author |
Ferreira, CLÁUDIA Aparecida Avelar |
author_facet |
Ferreira, CLÁUDIA Aparecida Avelar QUEIROZ- RIBEIRO, FABIANA de Fátima Matos |
author_role |
author |
author2 |
QUEIROZ- RIBEIRO, FABIANA de Fátima Matos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, CLÁUDIA Aparecida Avelar QUEIROZ- RIBEIRO, FABIANA de Fátima Matos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Empreendedorismo. Gênero. Masculinidades. Empreendedor. Educação. |
topic |
Empreendedorismo. Gênero. Masculinidades. Empreendedor. Educação. |
description |
Este artigo tem como objetivo analisar o que leva um sujeito ser um empreendedor apoiando no interdiscurso do gênero charge para desenvolver o corpus masculinidade e empreendedorismo, na construção de sentidos pelos leitores. A abordagem teórica perpassou sobre a visão do empreendedorismo construtivista e sobre a masculinidade como construção social. O estudo tem caráter qualitativo, é de natureza descritiva e traz a questão da masculinidade, que é pouco explorada nas pesquisas sobre empreendedorismo, uma vez que falar de gênero não significa se referir somente ao homem ou à mulher, mas também a todos tipos de gênero. Portanto, essa é uma das contribuições desse estudo, que aponta a trama complexa da utilização da referenciação, devido aos processos dependerem da ativação de ações ligadas à construção contextual, baseadas nas formas de representação dos sujeitos interlocutores e seus meios de linguagem. A pesquisa mostra que a moda pode impulsionar o empreendedorismo, o qual também pode ser uma tendência devido às crises econômicas mundiais sazonais, de curta ou longa duração e influenciadas por fatores internos e externos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-05-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion AdE |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.ufrr.br/adminrr/article/view/6037 10.18227/2237-8057rarr.v10i0.6037 |
url |
https://revista.ufrr.br/adminrr/article/view/6037 |
identifier_str_mv |
10.18227/2237-8057rarr.v10i0.6037 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.ufrr.br/adminrr/article/view/6037/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista de Administração de Roraima - RARR info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista de Administração de Roraima - RARR |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Roraima |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Roraima |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal of Management of Roraima-RARR; Vol. 10 (2020): Publicação Contínua Revista Administración de Roraima (RARR); Vol. 10 (2020): Publicação Contínua Revista de Administração de Roraima - RARR; v. 10 (2020): Publicação Contínua 2237-8057 reponame:Revista de Administração de Roraima - RARR instname:Universidade Federal de Roraima (UFRR) instacron:UFRR |
instname_str |
Universidade Federal de Roraima (UFRR) |
instacron_str |
UFRR |
institution |
UFRR |
reponame_str |
Revista de Administração de Roraima - RARR |
collection |
Revista de Administração de Roraima - RARR |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Administração de Roraima - RARR - Universidade Federal de Roraima (UFRR) |
repository.mail.fl_str_mv |
rarr.ufrr@gmail.com||emersonclaytonarantes@gmail.com |
_version_ |
1809277524908179456 |