FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES POR MEIO DA LOGÍSTICA REVERSA: UM ESTUDO COM CONSUMIDORES DE PRODUTOS DE BELEZA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Administração de Roraima - RARR |
Texto Completo: | https://revista.ufrr.br/adminrr/article/view/5992 |
Resumo: | O objetivo desse trabalho foi analisar a existência da relação entre fidelização de consumidores de produtos de beleza e a logística reversa de embalagens das empresas. Para tanto foi realizada uma pesquisa aplicada, exploratória, descritiva e quantitativa, cujo procedimento técnico foi o levantamento ou survey. A coleta de dados ocorreu por meio de questionários aplicados a uma amostra não probabilística, por acessibilidade, sendo todos consumidores de produtos de beleza. Os resultados demonstraram o pouco conhecimento dos respondentes sobre os conceitos de Logística Reversa e a Política Nacional de Resíduos Sólidos, ao mesmo tempo que não há uma consciência ambiental. Contrapondo-se a este fator, os clientes ainda assim buscam por empresas que se preocupam com a destinação das embalagens utilizadas, bem como empresas que recolhem tais embalagens e realizam ações de suporte para o descarte apropriado. Como fidelização, os respondentes afirmaram buscar por empresas que ofereçam benefícios aos clientes para comprarem novamente. Deste modo, o estudo presente contribuiu para diminuir a escassez de estudos que relacionem as áreas de Marketing de Relacionamento e Logística Reversa no setor de produtos de beleza. |
id |
UFRR-2_5f82ae735551dd2d5e93d90c4a6b1aae |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:oai.revista.ufrr.br:article/5992 |
network_acronym_str |
UFRR-2 |
network_name_str |
Revista de Administração de Roraima - RARR |
repository_id_str |
|
spelling |
FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES POR MEIO DA LOGÍSTICA REVERSA: UM ESTUDO COM CONSUMIDORES DE PRODUTOS DE BELEZALogística ReversaPolítica Nacional de Resíduos SólidosProdutos de BelezaO objetivo desse trabalho foi analisar a existência da relação entre fidelização de consumidores de produtos de beleza e a logística reversa de embalagens das empresas. Para tanto foi realizada uma pesquisa aplicada, exploratória, descritiva e quantitativa, cujo procedimento técnico foi o levantamento ou survey. A coleta de dados ocorreu por meio de questionários aplicados a uma amostra não probabilística, por acessibilidade, sendo todos consumidores de produtos de beleza. Os resultados demonstraram o pouco conhecimento dos respondentes sobre os conceitos de Logística Reversa e a Política Nacional de Resíduos Sólidos, ao mesmo tempo que não há uma consciência ambiental. Contrapondo-se a este fator, os clientes ainda assim buscam por empresas que se preocupam com a destinação das embalagens utilizadas, bem como empresas que recolhem tais embalagens e realizam ações de suporte para o descarte apropriado. Como fidelização, os respondentes afirmaram buscar por empresas que ofereçam benefícios aos clientes para comprarem novamente. Deste modo, o estudo presente contribuiu para diminuir a escassez de estudos que relacionem as áreas de Marketing de Relacionamento e Logística Reversa no setor de produtos de beleza.Universidade Federal de Roraima2021-05-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAdMapplication/pdfhttps://revista.ufrr.br/adminrr/article/view/599210.18227/2237-8057rarr.v10i0.5992Journal of Management of Roraima-RARR; Vol. 10 (2020): Publicação ContínuaRevista Administración de Roraima (RARR); Vol. 10 (2020): Publicação ContínuaRevista de Administração de Roraima - RARR; v. 10 (2020): Publicação Contínua2237-8057reponame:Revista de Administração de Roraima - RARRinstname:Universidade Federal de Roraima (UFRR)instacron:UFRRporhttps://revista.ufrr.br/adminrr/article/view/5992/pdfCopyright (c) 2020 Revista de Administração de Roraima - RARRinfo:eu-repo/semantics/openAccessTestoni, ThaísGuarnieri, PatriciaGaban Filippi, Amanda Cristina2021-05-12T14:18:28Zoai:oai.revista.ufrr.br:article/5992Revistahttps://revista.ufrr.br/index.php/adminrr/PUBhttps://revista.ufrr.br/adminrr/oairarr.ufrr@gmail.com||emersonclaytonarantes@gmail.com2237-80572237-8057opendoar:2021-05-12T14:18:28Revista de Administração de Roraima - RARR - Universidade Federal de Roraima (UFRR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES POR MEIO DA LOGÍSTICA REVERSA: UM ESTUDO COM CONSUMIDORES DE PRODUTOS DE BELEZA |
title |
FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES POR MEIO DA LOGÍSTICA REVERSA: UM ESTUDO COM CONSUMIDORES DE PRODUTOS DE BELEZA |
spellingShingle |
FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES POR MEIO DA LOGÍSTICA REVERSA: UM ESTUDO COM CONSUMIDORES DE PRODUTOS DE BELEZA Testoni, Thaís Logística Reversa Política Nacional de Resíduos Sólidos Produtos de Beleza |
title_short |
FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES POR MEIO DA LOGÍSTICA REVERSA: UM ESTUDO COM CONSUMIDORES DE PRODUTOS DE BELEZA |
title_full |
FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES POR MEIO DA LOGÍSTICA REVERSA: UM ESTUDO COM CONSUMIDORES DE PRODUTOS DE BELEZA |
title_fullStr |
FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES POR MEIO DA LOGÍSTICA REVERSA: UM ESTUDO COM CONSUMIDORES DE PRODUTOS DE BELEZA |
title_full_unstemmed |
FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES POR MEIO DA LOGÍSTICA REVERSA: UM ESTUDO COM CONSUMIDORES DE PRODUTOS DE BELEZA |
title_sort |
FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES POR MEIO DA LOGÍSTICA REVERSA: UM ESTUDO COM CONSUMIDORES DE PRODUTOS DE BELEZA |
author |
Testoni, Thaís |
author_facet |
Testoni, Thaís Guarnieri, Patricia Gaban Filippi, Amanda Cristina |
author_role |
author |
author2 |
Guarnieri, Patricia Gaban Filippi, Amanda Cristina |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Testoni, Thaís Guarnieri, Patricia Gaban Filippi, Amanda Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Logística Reversa Política Nacional de Resíduos Sólidos Produtos de Beleza |
topic |
Logística Reversa Política Nacional de Resíduos Sólidos Produtos de Beleza |
description |
O objetivo desse trabalho foi analisar a existência da relação entre fidelização de consumidores de produtos de beleza e a logística reversa de embalagens das empresas. Para tanto foi realizada uma pesquisa aplicada, exploratória, descritiva e quantitativa, cujo procedimento técnico foi o levantamento ou survey. A coleta de dados ocorreu por meio de questionários aplicados a uma amostra não probabilística, por acessibilidade, sendo todos consumidores de produtos de beleza. Os resultados demonstraram o pouco conhecimento dos respondentes sobre os conceitos de Logística Reversa e a Política Nacional de Resíduos Sólidos, ao mesmo tempo que não há uma consciência ambiental. Contrapondo-se a este fator, os clientes ainda assim buscam por empresas que se preocupam com a destinação das embalagens utilizadas, bem como empresas que recolhem tais embalagens e realizam ações de suporte para o descarte apropriado. Como fidelização, os respondentes afirmaram buscar por empresas que ofereçam benefícios aos clientes para comprarem novamente. Deste modo, o estudo presente contribuiu para diminuir a escassez de estudos que relacionem as áreas de Marketing de Relacionamento e Logística Reversa no setor de produtos de beleza. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-05-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion AdM |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.ufrr.br/adminrr/article/view/5992 10.18227/2237-8057rarr.v10i0.5992 |
url |
https://revista.ufrr.br/adminrr/article/view/5992 |
identifier_str_mv |
10.18227/2237-8057rarr.v10i0.5992 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.ufrr.br/adminrr/article/view/5992/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista de Administração de Roraima - RARR info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista de Administração de Roraima - RARR |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Roraima |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Roraima |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal of Management of Roraima-RARR; Vol. 10 (2020): Publicação Contínua Revista Administración de Roraima (RARR); Vol. 10 (2020): Publicação Contínua Revista de Administração de Roraima - RARR; v. 10 (2020): Publicação Contínua 2237-8057 reponame:Revista de Administração de Roraima - RARR instname:Universidade Federal de Roraima (UFRR) instacron:UFRR |
instname_str |
Universidade Federal de Roraima (UFRR) |
instacron_str |
UFRR |
institution |
UFRR |
reponame_str |
Revista de Administração de Roraima - RARR |
collection |
Revista de Administração de Roraima - RARR |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Administração de Roraima - RARR - Universidade Federal de Roraima (UFRR) |
repository.mail.fl_str_mv |
rarr.ufrr@gmail.com||emersonclaytonarantes@gmail.com |
_version_ |
1809277524903985152 |