FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES POR MEIO DA LOGÍSTICA REVERSA: UM ESTUDO COM CONSUMIDORES DE PRODUTOS DE BELEZA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Testoni, Thaís
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Guarnieri, Patricia, Gaban Filippi, Amanda Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Administração de Roraima - RARR
Texto Completo: https://revista.ufrr.br/adminrr/article/view/5992
Resumo: O objetivo desse trabalho foi analisar a existência da relação entre fidelização de consumidores de produtos de beleza e a logística reversa de embalagens das empresas. Para tanto foi realizada uma pesquisa aplicada, exploratória, descritiva e quantitativa, cujo procedimento técnico foi o levantamento ou survey. A coleta de dados ocorreu por meio de questionários aplicados a uma amostra não probabilística, por acessibilidade, sendo todos consumidores de produtos de beleza. Os resultados demonstraram o pouco conhecimento dos respondentes sobre os conceitos de Logística Reversa e a Política Nacional de Resíduos Sólidos, ao mesmo tempo que não há uma consciência ambiental. Contrapondo-se a este fator, os clientes ainda assim buscam por empresas que se preocupam com a destinação das embalagens utilizadas, bem como empresas que recolhem tais embalagens e realizam ações de suporte para o descarte apropriado. Como fidelização, os respondentes afirmaram buscar por empresas que ofereçam benefícios aos clientes para comprarem novamente. Deste modo, o estudo presente contribuiu para diminuir a escassez de estudos que relacionem as áreas de Marketing de Relacionamento e Logística Reversa no setor de produtos de beleza.
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