VIVA A NAZINHA!! CÍRIO DE NAZARÉ: UMA FESTA DE PROPORÇÕES TURÍSTICAS, COMERCIAIS, ECONÔMICAS E DE FÉ.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BENASSULY MAUES FILHO, CARLOS
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Sousa Oliveira, Ronny Luis, Farias da Silva, Alexandre, Saraiva Quadros, Ídida Maria, Cavaleiro de Macedo Alves, Rômulo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Administração de Roraima - RARR
Texto Completo: https://revista.ufrr.br/adminrr/article/view/7593
Resumo: O Círio de Nazaré é, indiscutivelmente, uma das maiores festas religiosas do planeta. Influenciando no turismo, no comércio e, consequentemente, na economia de Belém, capital do Estado do Pará, no Norte do Brasil. Os festejos em homenagem à Padroeira dos Paraenses ganharam visibilidade não somente nacional, mas mundial. Entretanto, “apenas os devotos de Nossa Senhora de Nazaré são impactados pela festividade?” Após essa dessa pergunta de pesquisa, partiu-se da premissa de que toda a sociedade belenense é afetada diretamente, mesmo não compartilhando da mesma fé. Desta forma, o objetivo geral deste estudo foi analisar de qual maneira o Círio afeta os segmentos comerciais no entrono da Basílica Santuário de Nazaré; já os Específicos: caracterizar os impactos econômicos e sociais dos festejos, avaliar as implicações legais quanto ao impacto da realização das atividades comerciais em torno da Basílica e descrever características quanto aos produtos comercializados. Com isso, após um completo Referencial Teórico, avaliando a identidade Histórica do Círio e as perspectivas turística, cultural e econômica dos eventos que percorrem os mais de 15 (quinze) dias de devoção mariana, e a análise da Metodologia Científica somada à avaliação dos Resultados, concluiu-se que o Círio de Nossa Senhora de Nazaré influencia profundamente nos aspectos mais variados da sociedade local, independentemente de posicionamento religioso, social ou instrucional de um povo que se agarra ao seu regionalismo e às suas oportunidades a fim de garantir o seu sustento e valorizar a sua cultura.
id UFRR-2_e86e868dcec6d38642409059b0cb78a0
oai_identifier_str oai:oai.revista.ufrr.br:article/7593
network_acronym_str UFRR-2
network_name_str Revista de Administração de Roraima - RARR
repository_id_str
spelling VIVA A NAZINHA!! CÍRIO DE NAZARÉ: UMA FESTA DE PROPORÇÕES TURÍSTICAS, COMERCIAIS, ECONÔMICAS E DE FÉ.Círio de NazaréTurismoComércioEconomiaO Círio de Nazaré é, indiscutivelmente, uma das maiores festas religiosas do planeta. Influenciando no turismo, no comércio e, consequentemente, na economia de Belém, capital do Estado do Pará, no Norte do Brasil. Os festejos em homenagem à Padroeira dos Paraenses ganharam visibilidade não somente nacional, mas mundial. Entretanto, “apenas os devotos de Nossa Senhora de Nazaré são impactados pela festividade?” Após essa dessa pergunta de pesquisa, partiu-se da premissa de que toda a sociedade belenense é afetada diretamente, mesmo não compartilhando da mesma fé. Desta forma, o objetivo geral deste estudo foi analisar de qual maneira o Círio afeta os segmentos comerciais no entrono da Basílica Santuário de Nazaré; já os Específicos: caracterizar os impactos econômicos e sociais dos festejos, avaliar as implicações legais quanto ao impacto da realização das atividades comerciais em torno da Basílica e descrever características quanto aos produtos comercializados. Com isso, após um completo Referencial Teórico, avaliando a identidade Histórica do Círio e as perspectivas turística, cultural e econômica dos eventos que percorrem os mais de 15 (quinze) dias de devoção mariana, e a análise da Metodologia Científica somada à avaliação dos Resultados, concluiu-se que o Círio de Nossa Senhora de Nazaré influencia profundamente nos aspectos mais variados da sociedade local, independentemente de posicionamento religioso, social ou instrucional de um povo que se agarra ao seu regionalismo e às suas oportunidades a fim de garantir o seu sustento e valorizar a sua cultura.Universidade Federal de Roraima2023-06-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAdEapplication/pdfhttps://revista.ufrr.br/adminrr/article/view/7593Journal of Management of Roraima-RARR; Vol. 13 No. 1 (2023)Revista Administración de Roraima (RARR); Vol. 13 Núm. 1 (2023)Revista de Administração de Roraima - RARR; v. 13 n. 1 (2023)2237-8057reponame:Revista de Administração de Roraima - RARRinstname:Universidade Federal de Roraima (UFRR)instacron:UFRRporhttps://revista.ufrr.br/adminrr/article/view/7593/3826Copyright (c) 2023 Revista de Administração de Roraima - RARRhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBENASSULY MAUES FILHO, CARLOSSousa Oliveira, Ronny Luis Farias da Silva, AlexandreSaraiva Quadros, Ídida Maria Cavaleiro de Macedo Alves, Rômulo2023-06-28T13:45:23Zoai:oai.revista.ufrr.br:article/7593Revistahttps://revista.ufrr.br/index.php/adminrr/PUBhttps://revista.ufrr.br/adminrr/oairarr.ufrr@gmail.com||emersonclaytonarantes@gmail.com2237-80572237-8057opendoar:2023-06-28T13:45:23Revista de Administração de Roraima - RARR - Universidade Federal de Roraima (UFRR)false
dc.title.none.fl_str_mv VIVA A NAZINHA!! CÍRIO DE NAZARÉ: UMA FESTA DE PROPORÇÕES TURÍSTICAS, COMERCIAIS, ECONÔMICAS E DE FÉ.
title VIVA A NAZINHA!! CÍRIO DE NAZARÉ: UMA FESTA DE PROPORÇÕES TURÍSTICAS, COMERCIAIS, ECONÔMICAS E DE FÉ.
spellingShingle VIVA A NAZINHA!! CÍRIO DE NAZARÉ: UMA FESTA DE PROPORÇÕES TURÍSTICAS, COMERCIAIS, ECONÔMICAS E DE FÉ.
BENASSULY MAUES FILHO, CARLOS
Círio de Nazaré
Turismo
Comércio
Economia
title_short VIVA A NAZINHA!! CÍRIO DE NAZARÉ: UMA FESTA DE PROPORÇÕES TURÍSTICAS, COMERCIAIS, ECONÔMICAS E DE FÉ.
title_full VIVA A NAZINHA!! CÍRIO DE NAZARÉ: UMA FESTA DE PROPORÇÕES TURÍSTICAS, COMERCIAIS, ECONÔMICAS E DE FÉ.
title_fullStr VIVA A NAZINHA!! CÍRIO DE NAZARÉ: UMA FESTA DE PROPORÇÕES TURÍSTICAS, COMERCIAIS, ECONÔMICAS E DE FÉ.
title_full_unstemmed VIVA A NAZINHA!! CÍRIO DE NAZARÉ: UMA FESTA DE PROPORÇÕES TURÍSTICAS, COMERCIAIS, ECONÔMICAS E DE FÉ.
title_sort VIVA A NAZINHA!! CÍRIO DE NAZARÉ: UMA FESTA DE PROPORÇÕES TURÍSTICAS, COMERCIAIS, ECONÔMICAS E DE FÉ.
author BENASSULY MAUES FILHO, CARLOS
author_facet BENASSULY MAUES FILHO, CARLOS
Sousa Oliveira, Ronny Luis
Farias da Silva, Alexandre
Saraiva Quadros, Ídida Maria
Cavaleiro de Macedo Alves, Rômulo
author_role author
author2 Sousa Oliveira, Ronny Luis
Farias da Silva, Alexandre
Saraiva Quadros, Ídida Maria
Cavaleiro de Macedo Alves, Rômulo
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv BENASSULY MAUES FILHO, CARLOS
Sousa Oliveira, Ronny Luis
Farias da Silva, Alexandre
Saraiva Quadros, Ídida Maria
Cavaleiro de Macedo Alves, Rômulo
dc.subject.por.fl_str_mv Círio de Nazaré
Turismo
Comércio
Economia
topic Círio de Nazaré
Turismo
Comércio
Economia
description O Círio de Nazaré é, indiscutivelmente, uma das maiores festas religiosas do planeta. Influenciando no turismo, no comércio e, consequentemente, na economia de Belém, capital do Estado do Pará, no Norte do Brasil. Os festejos em homenagem à Padroeira dos Paraenses ganharam visibilidade não somente nacional, mas mundial. Entretanto, “apenas os devotos de Nossa Senhora de Nazaré são impactados pela festividade?” Após essa dessa pergunta de pesquisa, partiu-se da premissa de que toda a sociedade belenense é afetada diretamente, mesmo não compartilhando da mesma fé. Desta forma, o objetivo geral deste estudo foi analisar de qual maneira o Círio afeta os segmentos comerciais no entrono da Basílica Santuário de Nazaré; já os Específicos: caracterizar os impactos econômicos e sociais dos festejos, avaliar as implicações legais quanto ao impacto da realização das atividades comerciais em torno da Basílica e descrever características quanto aos produtos comercializados. Com isso, após um completo Referencial Teórico, avaliando a identidade Histórica do Círio e as perspectivas turística, cultural e econômica dos eventos que percorrem os mais de 15 (quinze) dias de devoção mariana, e a análise da Metodologia Científica somada à avaliação dos Resultados, concluiu-se que o Círio de Nossa Senhora de Nazaré influencia profundamente nos aspectos mais variados da sociedade local, independentemente de posicionamento religioso, social ou instrucional de um povo que se agarra ao seu regionalismo e às suas oportunidades a fim de garantir o seu sustento e valorizar a sua cultura.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
AdE
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.ufrr.br/adminrr/article/view/7593
url https://revista.ufrr.br/adminrr/article/view/7593
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.ufrr.br/adminrr/article/view/7593/3826
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista de Administração de Roraima - RARR
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista de Administração de Roraima - RARR
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Roraima
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Roraima
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Management of Roraima-RARR; Vol. 13 No. 1 (2023)
Revista Administración de Roraima (RARR); Vol. 13 Núm. 1 (2023)
Revista de Administração de Roraima - RARR; v. 13 n. 1 (2023)
2237-8057
reponame:Revista de Administração de Roraima - RARR
instname:Universidade Federal de Roraima (UFRR)
instacron:UFRR
instname_str Universidade Federal de Roraima (UFRR)
instacron_str UFRR
institution UFRR
reponame_str Revista de Administração de Roraima - RARR
collection Revista de Administração de Roraima - RARR
repository.name.fl_str_mv Revista de Administração de Roraima - RARR - Universidade Federal de Roraima (UFRR)
repository.mail.fl_str_mv rarr.ufrr@gmail.com||emersonclaytonarantes@gmail.com
_version_ 1809277524944879616