CARTOGRAFIA TÁTIL E O ENSINO DE GEOGRAFIA: A EXPERIÊNCIA DO GLOBO ADAPTADO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jordão, Barbara Gomes Flaire
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: de Sena, Carla Cristina Reinaldo Gimenes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Acta Geográfica (Online)
Texto Completo: http://revista.ufrr.br/actageo/article/view/1946
Resumo: A inclusão social é uma tendência mundial, cujo inicio remonta as décadas de 60 e 70 do século XX, e tem como base um novo paradigma de sociedade que começa a se construir, contrapondo-se ao modelo ariano, hegemônico, cartesiano e positivista até então vigente. Há três décadas se vem ensaiando a inclusão escolar no Brasil. Nesta pesquisa o foco foi as pessoas com deficiência visual. São cerca de 35 milhões de brasileiros (IBGE, 2010) que possuem alguma dificuldade de funcionamento da visão. O eixo em que foi focada esta pesquisa se encontra na interdisciplinaridade da Geografia com a Cartografia, trata-se de coordenadas geográficas. Como representar um conteúdo abstrato para um indivíduo com deficiência visual? Dentro da perspectiva da Cartografia Tátil, a produção de um globo terrestre adaptado para este público, a princípio, foi a alternativa encontrada. Porém, através de pesquisa bibliográfica e da avaliação de 90 estudantes, 30 com deficiência e 60 sem deficiência a utilização deste na sala de aula comum confirmou que a Cartografia Tátil não deve ficar confinada as instituições especializadas, mas sim fazer parte do cotidiano escolar.
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