GEOGRAFIA COMPORTAMENTAL E O COMPORTAMENTO CRIMINOSO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faria, Antonio Hot Pereira de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Diniz, Alexandre Magno Alves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Acta Geográfica (Online)
Texto Completo: http://revista.ufrr.br/actageo/article/view/5330
Resumo: Apesar do grande interesse pelo estudo do crime e sua relação com o ambiente onde ele ocorre, poucos trabalhos tem enfocado os protagonistas deste fenômeno, ou seja, os autores de delitos. A importância do estudo do comportamento criminal em nível individual surge da constatação de que os crimes, mesmo que comumente tratados como pacotes de eventos, são fenômenos provocados por indivíduos. Neste sentido, têm-se as contribuições a ciência geográfica para o estudo do crime, no âmbito das investigações do comportamento espacial dos autores de delitos. O objetivo deste trabalho é de abordar as principais teorias de geografia comportamental aplicadas ao estudo do crime, a fim de se criar um quadro teórico que possa dialogar com as demais ciências, notadamente às ciências sociais e criminológicas, no entendimento do fenômeno criminal a partir da variável espacial. Trata-se de um estudo exploratório, de revisão da literatura especializada. Como produto, obteve-se um breve compêndio de teorias que podem contribuir para novas abordagens do fenômeno criminal. Dentre as principais teorias elencadas têm-se os Mapas Mentais, os Espaços de consciência (awareness space), a Jornada para o Crime (Journey to Crime) e o Perfil Geográfico (Geographic Profile).
id UFRR-3_335c48e7145732b29f25b676b3e856ad
oai_identifier_str oai:oai.revista.ufrr.br:article/5330
network_acronym_str UFRR-3
network_name_str Acta Geográfica (Online)
repository_id_str
spelling GEOGRAFIA COMPORTAMENTAL E O COMPORTAMENTO CRIMINOSOGeografia ComportamentalGeografia CrimeComportamento criminoso.Apesar do grande interesse pelo estudo do crime e sua relação com o ambiente onde ele ocorre, poucos trabalhos tem enfocado os protagonistas deste fenômeno, ou seja, os autores de delitos. A importância do estudo do comportamento criminal em nível individual surge da constatação de que os crimes, mesmo que comumente tratados como pacotes de eventos, são fenômenos provocados por indivíduos. Neste sentido, têm-se as contribuições a ciência geográfica para o estudo do crime, no âmbito das investigações do comportamento espacial dos autores de delitos. O objetivo deste trabalho é de abordar as principais teorias de geografia comportamental aplicadas ao estudo do crime, a fim de se criar um quadro teórico que possa dialogar com as demais ciências, notadamente às ciências sociais e criminológicas, no entendimento do fenômeno criminal a partir da variável espacial. Trata-se de um estudo exploratório, de revisão da literatura especializada. Como produto, obteve-se um breve compêndio de teorias que podem contribuir para novas abordagens do fenômeno criminal. Dentre as principais teorias elencadas têm-se os Mapas Mentais, os Espaços de consciência (awareness space), a Jornada para o Crime (Journey to Crime) e o Perfil Geográfico (Geographic Profile).Universidade Federal de Roraima2020-12-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.ufrr.br/actageo/article/view/533010.18227/2177-4307.acta.v14i36.5330ACTA GEOGRÁFICA; v. 14 n. 36 (2020): Set/Dez 2020; 100-1172177-43071980-5772reponame:Acta Geográfica (Online)instname:Universidade Federal de Roraima (UFRR)instacron:UFRRporhttp://revista.ufrr.br/actageo/article/view/5330/3216Copyright (c) 2020 ACTA GEOGRÁFICAhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFaria, Antonio Hot Pereira deDiniz, Alexandre Magno Alves2022-10-17T19:54:00Zoai:oai.revista.ufrr.br:article/5330Revistahttps://revista.ufrr.br/actageoPUBhttp://revista.ufrr.br/index.php/actageo/oai||actageografica@gmail.com|| rafasolufrr@gmail.com2177-43071980-5772opendoar:2022-10-17T19:54Acta Geográfica (Online) - Universidade Federal de Roraima (UFRR)false
dc.title.none.fl_str_mv GEOGRAFIA COMPORTAMENTAL E O COMPORTAMENTO CRIMINOSO
title GEOGRAFIA COMPORTAMENTAL E O COMPORTAMENTO CRIMINOSO
spellingShingle GEOGRAFIA COMPORTAMENTAL E O COMPORTAMENTO CRIMINOSO
Faria, Antonio Hot Pereira de
Geografia Comportamental
Geografia Crime
Comportamento criminoso.
title_short GEOGRAFIA COMPORTAMENTAL E O COMPORTAMENTO CRIMINOSO
title_full GEOGRAFIA COMPORTAMENTAL E O COMPORTAMENTO CRIMINOSO
title_fullStr GEOGRAFIA COMPORTAMENTAL E O COMPORTAMENTO CRIMINOSO
title_full_unstemmed GEOGRAFIA COMPORTAMENTAL E O COMPORTAMENTO CRIMINOSO
title_sort GEOGRAFIA COMPORTAMENTAL E O COMPORTAMENTO CRIMINOSO
author Faria, Antonio Hot Pereira de
author_facet Faria, Antonio Hot Pereira de
Diniz, Alexandre Magno Alves
author_role author
author2 Diniz, Alexandre Magno Alves
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Faria, Antonio Hot Pereira de
Diniz, Alexandre Magno Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia Comportamental
Geografia Crime
Comportamento criminoso.
topic Geografia Comportamental
Geografia Crime
Comportamento criminoso.
description Apesar do grande interesse pelo estudo do crime e sua relação com o ambiente onde ele ocorre, poucos trabalhos tem enfocado os protagonistas deste fenômeno, ou seja, os autores de delitos. A importância do estudo do comportamento criminal em nível individual surge da constatação de que os crimes, mesmo que comumente tratados como pacotes de eventos, são fenômenos provocados por indivíduos. Neste sentido, têm-se as contribuições a ciência geográfica para o estudo do crime, no âmbito das investigações do comportamento espacial dos autores de delitos. O objetivo deste trabalho é de abordar as principais teorias de geografia comportamental aplicadas ao estudo do crime, a fim de se criar um quadro teórico que possa dialogar com as demais ciências, notadamente às ciências sociais e criminológicas, no entendimento do fenômeno criminal a partir da variável espacial. Trata-se de um estudo exploratório, de revisão da literatura especializada. Como produto, obteve-se um breve compêndio de teorias que podem contribuir para novas abordagens do fenômeno criminal. Dentre as principais teorias elencadas têm-se os Mapas Mentais, os Espaços de consciência (awareness space), a Jornada para o Crime (Journey to Crime) e o Perfil Geográfico (Geographic Profile).
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.ufrr.br/actageo/article/view/5330
10.18227/2177-4307.acta.v14i36.5330
url http://revista.ufrr.br/actageo/article/view/5330
identifier_str_mv 10.18227/2177-4307.acta.v14i36.5330
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.ufrr.br/actageo/article/view/5330/3216
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 ACTA GEOGRÁFICA
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 ACTA GEOGRÁFICA
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Roraima
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Roraima
dc.source.none.fl_str_mv ACTA GEOGRÁFICA; v. 14 n. 36 (2020): Set/Dez 2020; 100-117
2177-4307
1980-5772
reponame:Acta Geográfica (Online)
instname:Universidade Federal de Roraima (UFRR)
instacron:UFRR
instname_str Universidade Federal de Roraima (UFRR)
instacron_str UFRR
institution UFRR
reponame_str Acta Geográfica (Online)
collection Acta Geográfica (Online)
repository.name.fl_str_mv Acta Geográfica (Online) - Universidade Federal de Roraima (UFRR)
repository.mail.fl_str_mv ||actageografica@gmail.com|| rafasolufrr@gmail.com
_version_ 1799769937495982080