ACAMPAMENTOS RURAIS: TERRITÓRIO E TERRITORIALIDADES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pessoa da Silva, Haiane
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Acta Geográfica (Online)
Texto Completo: http://revista.ufrr.br/actageo/article/view/3494
Resumo: Nos últimos anos o espaço agrário brasileiro vem passando por transformações estruturais que tentam minimizar o processo histórico de concentração fundiária. Desta forma, foram criados os territórios do desenvolvimento e da cidadania pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Contudo, essas medidas parecem não estar alcançando os resultados esperados, e, portanto, as formações de acampamentos rurais denunciam que o acesso a terra ainda é um direito a ser conquistado. Deste modo, este artigo analisa a realidade do espaço agrário brasileiro levando em consideração as políticas públicas territoriais adotadas, bem como as estratégias desenvolvidas pelos movimentos socioterritoriais no campo. E, para tanto foram utilizados dados secundários: bibliográfico e consulta aos órgãos (DATALUTA, MDA, INCRA, SEAGRI, IBGE e SEPLAN); e primários, por meio de experiências vivenciadas nos acampamentos no município de Itaporanga D’Ajuda/ SE. Conclui-se que é preciso repensar as estratégias territoriais adotadas até o momento, pois essas medidas não têm alcançado resultados satisfatórios, já que há a perpetuação dos territórios de pobreza e a transformação de acampamentos em territórios fixos.
id UFRR-3_53acfb5a588e4ef4fa18ceca86ad452a
oai_identifier_str oai:oai.revista.ufrr.br:article/3494
network_acronym_str UFRR-3
network_name_str Acta Geográfica (Online)
repository_id_str
spelling ACAMPAMENTOS RURAIS: TERRITÓRIO E TERRITORIALIDADESEspaço agrárioDesenvolvimento territorialMovimento sócio-territorialNos últimos anos o espaço agrário brasileiro vem passando por transformações estruturais que tentam minimizar o processo histórico de concentração fundiária. Desta forma, foram criados os territórios do desenvolvimento e da cidadania pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Contudo, essas medidas parecem não estar alcançando os resultados esperados, e, portanto, as formações de acampamentos rurais denunciam que o acesso a terra ainda é um direito a ser conquistado. Deste modo, este artigo analisa a realidade do espaço agrário brasileiro levando em consideração as políticas públicas territoriais adotadas, bem como as estratégias desenvolvidas pelos movimentos socioterritoriais no campo. E, para tanto foram utilizados dados secundários: bibliográfico e consulta aos órgãos (DATALUTA, MDA, INCRA, SEAGRI, IBGE e SEPLAN); e primários, por meio de experiências vivenciadas nos acampamentos no município de Itaporanga D’Ajuda/ SE. Conclui-se que é preciso repensar as estratégias territoriais adotadas até o momento, pois essas medidas não têm alcançado resultados satisfatórios, já que há a perpetuação dos territórios de pobreza e a transformação de acampamentos em territórios fixos.Universidade Federal de Roraima2017-01-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.ufrr.br/actageo/article/view/349410.18227/2177-4307.acta.v10i24.3494ACTA GEOGRÁFICA; v. 10 n. 24 (2016): set-dez/2016; 112-1272177-43071980-5772reponame:Acta Geográfica (Online)instname:Universidade Federal de Roraima (UFRR)instacron:UFRRporhttp://revista.ufrr.br/actageo/article/view/3494/2208Copyright (c) 2017 ACTA GEOGRÁFICAhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPessoa da Silva, Haiane2022-11-16T19:35:44Zoai:oai.revista.ufrr.br:article/3494Revistahttps://revista.ufrr.br/actageoPUBhttp://revista.ufrr.br/index.php/actageo/oai||actageografica@gmail.com|| rafasolufrr@gmail.com2177-43071980-5772opendoar:2022-11-16T19:35:44Acta Geográfica (Online) - Universidade Federal de Roraima (UFRR)false
dc.title.none.fl_str_mv ACAMPAMENTOS RURAIS: TERRITÓRIO E TERRITORIALIDADES
title ACAMPAMENTOS RURAIS: TERRITÓRIO E TERRITORIALIDADES
spellingShingle ACAMPAMENTOS RURAIS: TERRITÓRIO E TERRITORIALIDADES
Pessoa da Silva, Haiane
Espaço agrário
Desenvolvimento territorial
Movimento sócio-territorial
title_short ACAMPAMENTOS RURAIS: TERRITÓRIO E TERRITORIALIDADES
title_full ACAMPAMENTOS RURAIS: TERRITÓRIO E TERRITORIALIDADES
title_fullStr ACAMPAMENTOS RURAIS: TERRITÓRIO E TERRITORIALIDADES
title_full_unstemmed ACAMPAMENTOS RURAIS: TERRITÓRIO E TERRITORIALIDADES
title_sort ACAMPAMENTOS RURAIS: TERRITÓRIO E TERRITORIALIDADES
author Pessoa da Silva, Haiane
author_facet Pessoa da Silva, Haiane
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pessoa da Silva, Haiane
dc.subject.por.fl_str_mv Espaço agrário
Desenvolvimento territorial
Movimento sócio-territorial
topic Espaço agrário
Desenvolvimento territorial
Movimento sócio-territorial
description Nos últimos anos o espaço agrário brasileiro vem passando por transformações estruturais que tentam minimizar o processo histórico de concentração fundiária. Desta forma, foram criados os territórios do desenvolvimento e da cidadania pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Contudo, essas medidas parecem não estar alcançando os resultados esperados, e, portanto, as formações de acampamentos rurais denunciam que o acesso a terra ainda é um direito a ser conquistado. Deste modo, este artigo analisa a realidade do espaço agrário brasileiro levando em consideração as políticas públicas territoriais adotadas, bem como as estratégias desenvolvidas pelos movimentos socioterritoriais no campo. E, para tanto foram utilizados dados secundários: bibliográfico e consulta aos órgãos (DATALUTA, MDA, INCRA, SEAGRI, IBGE e SEPLAN); e primários, por meio de experiências vivenciadas nos acampamentos no município de Itaporanga D’Ajuda/ SE. Conclui-se que é preciso repensar as estratégias territoriais adotadas até o momento, pois essas medidas não têm alcançado resultados satisfatórios, já que há a perpetuação dos territórios de pobreza e a transformação de acampamentos em territórios fixos.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.ufrr.br/actageo/article/view/3494
10.18227/2177-4307.acta.v10i24.3494
url http://revista.ufrr.br/actageo/article/view/3494
identifier_str_mv 10.18227/2177-4307.acta.v10i24.3494
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.ufrr.br/actageo/article/view/3494/2208
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 ACTA GEOGRÁFICA
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 ACTA GEOGRÁFICA
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Roraima
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Roraima
dc.source.none.fl_str_mv ACTA GEOGRÁFICA; v. 10 n. 24 (2016): set-dez/2016; 112-127
2177-4307
1980-5772
reponame:Acta Geográfica (Online)
instname:Universidade Federal de Roraima (UFRR)
instacron:UFRR
instname_str Universidade Federal de Roraima (UFRR)
instacron_str UFRR
institution UFRR
reponame_str Acta Geográfica (Online)
collection Acta Geográfica (Online)
repository.name.fl_str_mv Acta Geográfica (Online) - Universidade Federal de Roraima (UFRR)
repository.mail.fl_str_mv ||actageografica@gmail.com|| rafasolufrr@gmail.com
_version_ 1799769936531292160