ENERGIA EÓLICA E O CONTROLE DO LUGAR SOBRE A PARCELA TÉCNICA DA PRODUÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Traldi, Mariana
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Acta Geográfica (Online)
Texto Completo: http://revista.ufrr.br/actageo/article/view/3232
Resumo: Com este texto pretendemos mostrar que a evolução do macrossistema elétrico brasileiro, a partir da instalação de parques eólicos, acabou por retirar dos lugares o comando da parcela técnica da produção. Para tanto, iniciamos nossa discussão revelando a atual organização do sistema elétrico brasileiro, com o objetivo de mostrar que ele se configura enquanto um macrossistema técnico. O texto segue discutindo a atual composição da matriz elétrica brasileira, revelando que ela tende à diversificação. Entre as novas fontes inseridas no macrossistema elétrico brasileiro está a energia eólica. Retomamos a origem e a expansão dessa técnica de geração de energia elétrica pelo mundo até sua chegada ao Brasil. Tratamos ainda da instalação de parques eólicos no território brasileiro com o objetivo de mostrar que sua implantação vem se dando de forma concentrada, nas regiões Nordeste e Sul, especialmente, no semiárido nordestino. Por fim discutimos, tendo como base os dados colhidos em trabalho de campo realizados no semiárido dos estados da Bahia e do Rio Grande do Norte, como a nova forma de organização e operação do macrossistema elétrico brasileiro retira dos lugares, onde os parques eólicos são instalados, o controle da parcela técnica da produção de energia elétrica.
id UFRR-3_676ebcefb8b785c3fd66e0c10ffa1a25
oai_identifier_str oai:oai.revista.ufrr.br:article/3232
network_acronym_str UFRR-3
network_name_str Acta Geográfica (Online)
repository_id_str
spelling ENERGIA EÓLICA E O CONTROLE DO LUGAR SOBRE A PARCELA TÉCNICA DA PRODUÇÃOMacrossistema técnicouso do territórioenergia eólicaCom este texto pretendemos mostrar que a evolução do macrossistema elétrico brasileiro, a partir da instalação de parques eólicos, acabou por retirar dos lugares o comando da parcela técnica da produção. Para tanto, iniciamos nossa discussão revelando a atual organização do sistema elétrico brasileiro, com o objetivo de mostrar que ele se configura enquanto um macrossistema técnico. O texto segue discutindo a atual composição da matriz elétrica brasileira, revelando que ela tende à diversificação. Entre as novas fontes inseridas no macrossistema elétrico brasileiro está a energia eólica. Retomamos a origem e a expansão dessa técnica de geração de energia elétrica pelo mundo até sua chegada ao Brasil. Tratamos ainda da instalação de parques eólicos no território brasileiro com o objetivo de mostrar que sua implantação vem se dando de forma concentrada, nas regiões Nordeste e Sul, especialmente, no semiárido nordestino. Por fim discutimos, tendo como base os dados colhidos em trabalho de campo realizados no semiárido dos estados da Bahia e do Rio Grande do Norte, como a nova forma de organização e operação do macrossistema elétrico brasileiro retira dos lugares, onde os parques eólicos são instalados, o controle da parcela técnica da produção de energia elétrica.Universidade Federal de Roraima2018-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.ufrr.br/actageo/article/view/323210.18227/2177-4307.acta.v11i27.3232ACTA GEOGRÁFICA; v. 11 n. 27 (2017): set/dez-2017; 20-412177-43071980-5772reponame:Acta Geográfica (Online)instname:Universidade Federal de Roraima (UFRR)instacron:UFRRporhttp://revista.ufrr.br/actageo/article/view/3232/2397Copyright (c) 2018 ACTA GEOGRÁFICAhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTraldi, Mariana2022-11-16T19:17:23Zoai:oai.revista.ufrr.br:article/3232Revistahttps://revista.ufrr.br/actageoPUBhttp://revista.ufrr.br/index.php/actageo/oai||actageografica@gmail.com|| rafasolufrr@gmail.com2177-43071980-5772opendoar:2022-11-16T19:17:23Acta Geográfica (Online) - Universidade Federal de Roraima (UFRR)false
dc.title.none.fl_str_mv ENERGIA EÓLICA E O CONTROLE DO LUGAR SOBRE A PARCELA TÉCNICA DA PRODUÇÃO
title ENERGIA EÓLICA E O CONTROLE DO LUGAR SOBRE A PARCELA TÉCNICA DA PRODUÇÃO
spellingShingle ENERGIA EÓLICA E O CONTROLE DO LUGAR SOBRE A PARCELA TÉCNICA DA PRODUÇÃO
Traldi, Mariana
Macrossistema técnico
uso do território
energia eólica
title_short ENERGIA EÓLICA E O CONTROLE DO LUGAR SOBRE A PARCELA TÉCNICA DA PRODUÇÃO
title_full ENERGIA EÓLICA E O CONTROLE DO LUGAR SOBRE A PARCELA TÉCNICA DA PRODUÇÃO
title_fullStr ENERGIA EÓLICA E O CONTROLE DO LUGAR SOBRE A PARCELA TÉCNICA DA PRODUÇÃO
title_full_unstemmed ENERGIA EÓLICA E O CONTROLE DO LUGAR SOBRE A PARCELA TÉCNICA DA PRODUÇÃO
title_sort ENERGIA EÓLICA E O CONTROLE DO LUGAR SOBRE A PARCELA TÉCNICA DA PRODUÇÃO
author Traldi, Mariana
author_facet Traldi, Mariana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Traldi, Mariana
dc.subject.por.fl_str_mv Macrossistema técnico
uso do território
energia eólica
topic Macrossistema técnico
uso do território
energia eólica
description Com este texto pretendemos mostrar que a evolução do macrossistema elétrico brasileiro, a partir da instalação de parques eólicos, acabou por retirar dos lugares o comando da parcela técnica da produção. Para tanto, iniciamos nossa discussão revelando a atual organização do sistema elétrico brasileiro, com o objetivo de mostrar que ele se configura enquanto um macrossistema técnico. O texto segue discutindo a atual composição da matriz elétrica brasileira, revelando que ela tende à diversificação. Entre as novas fontes inseridas no macrossistema elétrico brasileiro está a energia eólica. Retomamos a origem e a expansão dessa técnica de geração de energia elétrica pelo mundo até sua chegada ao Brasil. Tratamos ainda da instalação de parques eólicos no território brasileiro com o objetivo de mostrar que sua implantação vem se dando de forma concentrada, nas regiões Nordeste e Sul, especialmente, no semiárido nordestino. Por fim discutimos, tendo como base os dados colhidos em trabalho de campo realizados no semiárido dos estados da Bahia e do Rio Grande do Norte, como a nova forma de organização e operação do macrossistema elétrico brasileiro retira dos lugares, onde os parques eólicos são instalados, o controle da parcela técnica da produção de energia elétrica.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.ufrr.br/actageo/article/view/3232
10.18227/2177-4307.acta.v11i27.3232
url http://revista.ufrr.br/actageo/article/view/3232
identifier_str_mv 10.18227/2177-4307.acta.v11i27.3232
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.ufrr.br/actageo/article/view/3232/2397
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 ACTA GEOGRÁFICA
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 ACTA GEOGRÁFICA
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Roraima
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Roraima
dc.source.none.fl_str_mv ACTA GEOGRÁFICA; v. 11 n. 27 (2017): set/dez-2017; 20-41
2177-4307
1980-5772
reponame:Acta Geográfica (Online)
instname:Universidade Federal de Roraima (UFRR)
instacron:UFRR
instname_str Universidade Federal de Roraima (UFRR)
instacron_str UFRR
institution UFRR
reponame_str Acta Geográfica (Online)
collection Acta Geográfica (Online)
repository.name.fl_str_mv Acta Geográfica (Online) - Universidade Federal de Roraima (UFRR)
repository.mail.fl_str_mv ||actageografica@gmail.com|| rafasolufrr@gmail.com
_version_ 1799769936504029184