OS RISCOS AMBIENTAIS RELACIONADOS AOS PROCESSOS EROSIVOS NA GEOGRAFIA ESCOLAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Samuel de Oliveira
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: de Novaes, Gean Santos, de Moraes, Eliana Marta Barbosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Acta Geográfica (Online)
Texto Completo: http://revista.ufrr.br/actageo/article/view/4773
Resumo: O cotidiano constitui uma importante referência para o trabalho com os conteúdos geográficos. E para discutir seu papel na Geografia Escolar, apresentamos neste texto algumas reflexões acerca do tema riscos ambientais, com destaque para a maneira como os processos erosivos nos solos têm sido abordados na Educação Básica. Mediante pesquisa de cunho qualitativo, realizamos revisão bibliográfica sobre conhecimentos docentes, ensino de Geografia, solos, processos erosivos e riscos e impactos ambientais, entrevistamos professores de Geografia da Rede Municipal de Educação de Goiânia e analisamos materiais pedagógico-didáticos de Geografia. Como resultado verificamos que a abordagem dos riscos associados aos processos erosivos não se configura como um dos temas centrais de análise na prática dos professores e nos materiais didáticos. Quando esse tema é abordado, encontra-se mais próximo à perspectiva dos impactos ambientais. Comumente, as abordagens reforçam um ideário midiático que culpabiliza a sociedade pelos problemas que caracterizam o quadro de degradação ambiental da atualidade, sem inserir nesse quadro a compreensão em torno dos componentes físico-naturais do espaço. Além disso, verifica-se que no ensino dos conteúdos relativos aos processos erosivos utiliza-se como escala de análise, predominantemente, a área rural, dificultando a compreensão dos estudantes acerca desses processos em áreas urbanas, espaço de vivência da maioria deles. Esses aspectos evidenciam a importância de uma sólida formação inicial e continuada dos profissionais na Educação Básica, visando favorecer o trabalho com essa temática e contribuindo, consequentemente, para a formação cidadã dos alunos.
id UFRR-3_88769f6180084b46c919a12cf9c25b47
oai_identifier_str oai:oai.revista.ufrr.br:article/4773
network_acronym_str UFRR-3
network_name_str Acta Geográfica (Online)
repository_id_str
spelling OS RISCOS AMBIENTAIS RELACIONADOS AOS PROCESSOS EROSIVOS NA GEOGRAFIA ESCOLAREnsino de GeografiaRiscos ambientaisProcessos erosivosO cotidiano constitui uma importante referência para o trabalho com os conteúdos geográficos. E para discutir seu papel na Geografia Escolar, apresentamos neste texto algumas reflexões acerca do tema riscos ambientais, com destaque para a maneira como os processos erosivos nos solos têm sido abordados na Educação Básica. Mediante pesquisa de cunho qualitativo, realizamos revisão bibliográfica sobre conhecimentos docentes, ensino de Geografia, solos, processos erosivos e riscos e impactos ambientais, entrevistamos professores de Geografia da Rede Municipal de Educação de Goiânia e analisamos materiais pedagógico-didáticos de Geografia. Como resultado verificamos que a abordagem dos riscos associados aos processos erosivos não se configura como um dos temas centrais de análise na prática dos professores e nos materiais didáticos. Quando esse tema é abordado, encontra-se mais próximo à perspectiva dos impactos ambientais. Comumente, as abordagens reforçam um ideário midiático que culpabiliza a sociedade pelos problemas que caracterizam o quadro de degradação ambiental da atualidade, sem inserir nesse quadro a compreensão em torno dos componentes físico-naturais do espaço. Além disso, verifica-se que no ensino dos conteúdos relativos aos processos erosivos utiliza-se como escala de análise, predominantemente, a área rural, dificultando a compreensão dos estudantes acerca desses processos em áreas urbanas, espaço de vivência da maioria deles. Esses aspectos evidenciam a importância de uma sólida formação inicial e continuada dos profissionais na Educação Básica, visando favorecer o trabalho com essa temática e contribuindo, consequentemente, para a formação cidadã dos alunos.Universidade Federal de Roraima2018-01-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.ufrr.br/actageo/article/view/477310.18227/2177-4307.acta.v11iee.4773ACTA GEOGRÁFICA; 2017: Edição Especial: Ensino de Geografia; 66-812177-43071980-5772reponame:Acta Geográfica (Online)instname:Universidade Federal de Roraima (UFRR)instacron:UFRRporhttp://revista.ufrr.br/actageo/article/view/4773/2415Copyright (c) 2018 ACTA GEOGRÁFICAhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMendes, Samuel de Oliveirade Novaes, Gean Santosde Moraes, Eliana Marta Barbosa2022-11-16T19:11:58Zoai:oai.revista.ufrr.br:article/4773Revistahttps://revista.ufrr.br/actageoPUBhttp://revista.ufrr.br/index.php/actageo/oai||actageografica@gmail.com|| rafasolufrr@gmail.com2177-43071980-5772opendoar:2022-11-16T19:11:58Acta Geográfica (Online) - Universidade Federal de Roraima (UFRR)false
dc.title.none.fl_str_mv OS RISCOS AMBIENTAIS RELACIONADOS AOS PROCESSOS EROSIVOS NA GEOGRAFIA ESCOLAR
title OS RISCOS AMBIENTAIS RELACIONADOS AOS PROCESSOS EROSIVOS NA GEOGRAFIA ESCOLAR
spellingShingle OS RISCOS AMBIENTAIS RELACIONADOS AOS PROCESSOS EROSIVOS NA GEOGRAFIA ESCOLAR
Mendes, Samuel de Oliveira
Ensino de Geografia
Riscos ambientais
Processos erosivos
title_short OS RISCOS AMBIENTAIS RELACIONADOS AOS PROCESSOS EROSIVOS NA GEOGRAFIA ESCOLAR
title_full OS RISCOS AMBIENTAIS RELACIONADOS AOS PROCESSOS EROSIVOS NA GEOGRAFIA ESCOLAR
title_fullStr OS RISCOS AMBIENTAIS RELACIONADOS AOS PROCESSOS EROSIVOS NA GEOGRAFIA ESCOLAR
title_full_unstemmed OS RISCOS AMBIENTAIS RELACIONADOS AOS PROCESSOS EROSIVOS NA GEOGRAFIA ESCOLAR
title_sort OS RISCOS AMBIENTAIS RELACIONADOS AOS PROCESSOS EROSIVOS NA GEOGRAFIA ESCOLAR
author Mendes, Samuel de Oliveira
author_facet Mendes, Samuel de Oliveira
de Novaes, Gean Santos
de Moraes, Eliana Marta Barbosa
author_role author
author2 de Novaes, Gean Santos
de Moraes, Eliana Marta Barbosa
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Samuel de Oliveira
de Novaes, Gean Santos
de Moraes, Eliana Marta Barbosa
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Geografia
Riscos ambientais
Processos erosivos
topic Ensino de Geografia
Riscos ambientais
Processos erosivos
description O cotidiano constitui uma importante referência para o trabalho com os conteúdos geográficos. E para discutir seu papel na Geografia Escolar, apresentamos neste texto algumas reflexões acerca do tema riscos ambientais, com destaque para a maneira como os processos erosivos nos solos têm sido abordados na Educação Básica. Mediante pesquisa de cunho qualitativo, realizamos revisão bibliográfica sobre conhecimentos docentes, ensino de Geografia, solos, processos erosivos e riscos e impactos ambientais, entrevistamos professores de Geografia da Rede Municipal de Educação de Goiânia e analisamos materiais pedagógico-didáticos de Geografia. Como resultado verificamos que a abordagem dos riscos associados aos processos erosivos não se configura como um dos temas centrais de análise na prática dos professores e nos materiais didáticos. Quando esse tema é abordado, encontra-se mais próximo à perspectiva dos impactos ambientais. Comumente, as abordagens reforçam um ideário midiático que culpabiliza a sociedade pelos problemas que caracterizam o quadro de degradação ambiental da atualidade, sem inserir nesse quadro a compreensão em torno dos componentes físico-naturais do espaço. Além disso, verifica-se que no ensino dos conteúdos relativos aos processos erosivos utiliza-se como escala de análise, predominantemente, a área rural, dificultando a compreensão dos estudantes acerca desses processos em áreas urbanas, espaço de vivência da maioria deles. Esses aspectos evidenciam a importância de uma sólida formação inicial e continuada dos profissionais na Educação Básica, visando favorecer o trabalho com essa temática e contribuindo, consequentemente, para a formação cidadã dos alunos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.ufrr.br/actageo/article/view/4773
10.18227/2177-4307.acta.v11iee.4773
url http://revista.ufrr.br/actageo/article/view/4773
identifier_str_mv 10.18227/2177-4307.acta.v11iee.4773
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.ufrr.br/actageo/article/view/4773/2415
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 ACTA GEOGRÁFICA
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 ACTA GEOGRÁFICA
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Roraima
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Roraima
dc.source.none.fl_str_mv ACTA GEOGRÁFICA; 2017: Edição Especial: Ensino de Geografia; 66-81
2177-4307
1980-5772
reponame:Acta Geográfica (Online)
instname:Universidade Federal de Roraima (UFRR)
instacron:UFRR
instname_str Universidade Federal de Roraima (UFRR)
instacron_str UFRR
institution UFRR
reponame_str Acta Geográfica (Online)
collection Acta Geográfica (Online)
repository.name.fl_str_mv Acta Geográfica (Online) - Universidade Federal de Roraima (UFRR)
repository.mail.fl_str_mv ||actageografica@gmail.com|| rafasolufrr@gmail.com
_version_ 1799769937066065920