Educação ambiental aplicada à gestão de resíduos sólidos: experiência no ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva dos Anjos, Raquel
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Clara Vieira Ferreira, Joyce
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Acta Geográfica (Online)
Texto Completo: http://revista.ufrr.br/actageo/article/view/6733
Resumo: O artigo tem como objetivo desenvolver uma prática de Educação Ambiental na turma de 5º ano do ensino fundamental da Universidade da Infância, voltada à gestão de resíduos sólidos durante as aulas de Geografia. Dessa forma, foram adotados os seguintes procedimentos metodológicos: pesquisa bibliográfica, a partir do levantamento de obras e autores com base em temáticas da Educação Ambiental e dos resíduos sólidos, principalmente; pesquisa de campo, dentro da qual foram realizadas aulas teórico-práticas de Educação Ambiental, relacionadas à gestão dos resíduos sólidos, bem como registros fotográficos (na prática de campo), cuja finalidade foi a construção de uma composteira. Constata-se que muitos são os benefícios pedagógicos proporcionados por iniciativas de compostagem e reciclagem no ambiente escolar, uma vez que o tema dos resíduos sólidos está associado diretamente aos impactos socioambientais e interferem diretamente na forma de viver do aluno. No mais, a concretização desse trabalho foi bastante significativa não apenas no que se refere à prática em si, mas em algo maior, que é o encantamento no processo de aprendizagem através da Educação Ambiental.
id UFRR-3_8976fefcb831b6dc8cf667fcb394b33e
oai_identifier_str oai:oai.revista.ufrr.br:article/6733
network_acronym_str UFRR-3
network_name_str Acta Geográfica (Online)
repository_id_str
spelling Educação ambiental aplicada à gestão de resíduos sólidos: experiência no ensino fundamentalEducação ambiental. Resíduos sólidos. Compostagem. Ensino fundamental.O artigo tem como objetivo desenvolver uma prática de Educação Ambiental na turma de 5º ano do ensino fundamental da Universidade da Infância, voltada à gestão de resíduos sólidos durante as aulas de Geografia. Dessa forma, foram adotados os seguintes procedimentos metodológicos: pesquisa bibliográfica, a partir do levantamento de obras e autores com base em temáticas da Educação Ambiental e dos resíduos sólidos, principalmente; pesquisa de campo, dentro da qual foram realizadas aulas teórico-práticas de Educação Ambiental, relacionadas à gestão dos resíduos sólidos, bem como registros fotográficos (na prática de campo), cuja finalidade foi a construção de uma composteira. Constata-se que muitos são os benefícios pedagógicos proporcionados por iniciativas de compostagem e reciclagem no ambiente escolar, uma vez que o tema dos resíduos sólidos está associado diretamente aos impactos socioambientais e interferem diretamente na forma de viver do aluno. No mais, a concretização desse trabalho foi bastante significativa não apenas no que se refere à prática em si, mas em algo maior, que é o encantamento no processo de aprendizagem através da Educação Ambiental.Universidade Federal de Roraima2022-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.ufrr.br/actageo/article/view/6733ACTA GEOGRÁFICA; v. 16 n. 40 (2022): Jan./Abr. (2022); 86 - 1032177-43071980-5772reponame:Acta Geográfica (Online)instname:Universidade Federal de Roraima (UFRR)instacron:UFRRporhttp://revista.ufrr.br/actageo/article/view/6733/3519Copyright (c) 2022 ACTA GEOGRÁFICAhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva dos Anjos, RaquelClara Vieira Ferreira, Joyce2022-10-07T12:57:06Zoai:oai.revista.ufrr.br:article/6733Revistahttps://revista.ufrr.br/actageoPUBhttp://revista.ufrr.br/index.php/actageo/oai||actageografica@gmail.com|| rafasolufrr@gmail.com2177-43071980-5772opendoar:2022-10-07T12:57:06Acta Geográfica (Online) - Universidade Federal de Roraima (UFRR)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação ambiental aplicada à gestão de resíduos sólidos: experiência no ensino fundamental
title Educação ambiental aplicada à gestão de resíduos sólidos: experiência no ensino fundamental
spellingShingle Educação ambiental aplicada à gestão de resíduos sólidos: experiência no ensino fundamental
Silva dos Anjos, Raquel
Educação ambiental. Resíduos sólidos. Compostagem. Ensino fundamental.
title_short Educação ambiental aplicada à gestão de resíduos sólidos: experiência no ensino fundamental
title_full Educação ambiental aplicada à gestão de resíduos sólidos: experiência no ensino fundamental
title_fullStr Educação ambiental aplicada à gestão de resíduos sólidos: experiência no ensino fundamental
title_full_unstemmed Educação ambiental aplicada à gestão de resíduos sólidos: experiência no ensino fundamental
title_sort Educação ambiental aplicada à gestão de resíduos sólidos: experiência no ensino fundamental
author Silva dos Anjos, Raquel
author_facet Silva dos Anjos, Raquel
Clara Vieira Ferreira, Joyce
author_role author
author2 Clara Vieira Ferreira, Joyce
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva dos Anjos, Raquel
Clara Vieira Ferreira, Joyce
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental. Resíduos sólidos. Compostagem. Ensino fundamental.
topic Educação ambiental. Resíduos sólidos. Compostagem. Ensino fundamental.
description O artigo tem como objetivo desenvolver uma prática de Educação Ambiental na turma de 5º ano do ensino fundamental da Universidade da Infância, voltada à gestão de resíduos sólidos durante as aulas de Geografia. Dessa forma, foram adotados os seguintes procedimentos metodológicos: pesquisa bibliográfica, a partir do levantamento de obras e autores com base em temáticas da Educação Ambiental e dos resíduos sólidos, principalmente; pesquisa de campo, dentro da qual foram realizadas aulas teórico-práticas de Educação Ambiental, relacionadas à gestão dos resíduos sólidos, bem como registros fotográficos (na prática de campo), cuja finalidade foi a construção de uma composteira. Constata-se que muitos são os benefícios pedagógicos proporcionados por iniciativas de compostagem e reciclagem no ambiente escolar, uma vez que o tema dos resíduos sólidos está associado diretamente aos impactos socioambientais e interferem diretamente na forma de viver do aluno. No mais, a concretização desse trabalho foi bastante significativa não apenas no que se refere à prática em si, mas em algo maior, que é o encantamento no processo de aprendizagem através da Educação Ambiental.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.ufrr.br/actageo/article/view/6733
url http://revista.ufrr.br/actageo/article/view/6733
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.ufrr.br/actageo/article/view/6733/3519
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 ACTA GEOGRÁFICA
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 ACTA GEOGRÁFICA
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Roraima
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Roraima
dc.source.none.fl_str_mv ACTA GEOGRÁFICA; v. 16 n. 40 (2022): Jan./Abr. (2022); 86 - 103
2177-4307
1980-5772
reponame:Acta Geográfica (Online)
instname:Universidade Federal de Roraima (UFRR)
instacron:UFRR
instname_str Universidade Federal de Roraima (UFRR)
instacron_str UFRR
institution UFRR
reponame_str Acta Geográfica (Online)
collection Acta Geográfica (Online)
repository.name.fl_str_mv Acta Geográfica (Online) - Universidade Federal de Roraima (UFRR)
repository.mail.fl_str_mv ||actageografica@gmail.com|| rafasolufrr@gmail.com
_version_ 1799769937613422592