Educação ambiental aplicada à gestão de resíduos sólidos: experiência no ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Acta Geográfica (Online) |
Texto Completo: | http://revista.ufrr.br/actageo/article/view/6733 |
Resumo: | O artigo tem como objetivo desenvolver uma prática de Educação Ambiental na turma de 5º ano do ensino fundamental da Universidade da Infância, voltada à gestão de resíduos sólidos durante as aulas de Geografia. Dessa forma, foram adotados os seguintes procedimentos metodológicos: pesquisa bibliográfica, a partir do levantamento de obras e autores com base em temáticas da Educação Ambiental e dos resíduos sólidos, principalmente; pesquisa de campo, dentro da qual foram realizadas aulas teórico-práticas de Educação Ambiental, relacionadas à gestão dos resíduos sólidos, bem como registros fotográficos (na prática de campo), cuja finalidade foi a construção de uma composteira. Constata-se que muitos são os benefícios pedagógicos proporcionados por iniciativas de compostagem e reciclagem no ambiente escolar, uma vez que o tema dos resíduos sólidos está associado diretamente aos impactos socioambientais e interferem diretamente na forma de viver do aluno. No mais, a concretização desse trabalho foi bastante significativa não apenas no que se refere à prática em si, mas em algo maior, que é o encantamento no processo de aprendizagem através da Educação Ambiental. |
id |
UFRR-3_8976fefcb831b6dc8cf667fcb394b33e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:oai.revista.ufrr.br:article/6733 |
network_acronym_str |
UFRR-3 |
network_name_str |
Acta Geográfica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação ambiental aplicada à gestão de resíduos sólidos: experiência no ensino fundamentalEducação ambiental. Resíduos sólidos. Compostagem. Ensino fundamental.O artigo tem como objetivo desenvolver uma prática de Educação Ambiental na turma de 5º ano do ensino fundamental da Universidade da Infância, voltada à gestão de resíduos sólidos durante as aulas de Geografia. Dessa forma, foram adotados os seguintes procedimentos metodológicos: pesquisa bibliográfica, a partir do levantamento de obras e autores com base em temáticas da Educação Ambiental e dos resíduos sólidos, principalmente; pesquisa de campo, dentro da qual foram realizadas aulas teórico-práticas de Educação Ambiental, relacionadas à gestão dos resíduos sólidos, bem como registros fotográficos (na prática de campo), cuja finalidade foi a construção de uma composteira. Constata-se que muitos são os benefícios pedagógicos proporcionados por iniciativas de compostagem e reciclagem no ambiente escolar, uma vez que o tema dos resíduos sólidos está associado diretamente aos impactos socioambientais e interferem diretamente na forma de viver do aluno. No mais, a concretização desse trabalho foi bastante significativa não apenas no que se refere à prática em si, mas em algo maior, que é o encantamento no processo de aprendizagem através da Educação Ambiental.Universidade Federal de Roraima2022-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.ufrr.br/actageo/article/view/6733ACTA GEOGRÁFICA; v. 16 n. 40 (2022): Jan./Abr. (2022); 86 - 1032177-43071980-5772reponame:Acta Geográfica (Online)instname:Universidade Federal de Roraima (UFRR)instacron:UFRRporhttp://revista.ufrr.br/actageo/article/view/6733/3519Copyright (c) 2022 ACTA GEOGRÁFICAhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva dos Anjos, RaquelClara Vieira Ferreira, Joyce2022-10-07T12:57:06Zoai:oai.revista.ufrr.br:article/6733Revistahttps://revista.ufrr.br/actageoPUBhttp://revista.ufrr.br/index.php/actageo/oai||actageografica@gmail.com|| rafasolufrr@gmail.com2177-43071980-5772opendoar:2022-10-07T12:57:06Acta Geográfica (Online) - Universidade Federal de Roraima (UFRR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação ambiental aplicada à gestão de resíduos sólidos: experiência no ensino fundamental |
title |
Educação ambiental aplicada à gestão de resíduos sólidos: experiência no ensino fundamental |
spellingShingle |
Educação ambiental aplicada à gestão de resíduos sólidos: experiência no ensino fundamental Silva dos Anjos, Raquel Educação ambiental. Resíduos sólidos. Compostagem. Ensino fundamental. |
title_short |
Educação ambiental aplicada à gestão de resíduos sólidos: experiência no ensino fundamental |
title_full |
Educação ambiental aplicada à gestão de resíduos sólidos: experiência no ensino fundamental |
title_fullStr |
Educação ambiental aplicada à gestão de resíduos sólidos: experiência no ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Educação ambiental aplicada à gestão de resíduos sólidos: experiência no ensino fundamental |
title_sort |
Educação ambiental aplicada à gestão de resíduos sólidos: experiência no ensino fundamental |
author |
Silva dos Anjos, Raquel |
author_facet |
Silva dos Anjos, Raquel Clara Vieira Ferreira, Joyce |
author_role |
author |
author2 |
Clara Vieira Ferreira, Joyce |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva dos Anjos, Raquel Clara Vieira Ferreira, Joyce |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação ambiental. Resíduos sólidos. Compostagem. Ensino fundamental. |
topic |
Educação ambiental. Resíduos sólidos. Compostagem. Ensino fundamental. |
description |
O artigo tem como objetivo desenvolver uma prática de Educação Ambiental na turma de 5º ano do ensino fundamental da Universidade da Infância, voltada à gestão de resíduos sólidos durante as aulas de Geografia. Dessa forma, foram adotados os seguintes procedimentos metodológicos: pesquisa bibliográfica, a partir do levantamento de obras e autores com base em temáticas da Educação Ambiental e dos resíduos sólidos, principalmente; pesquisa de campo, dentro da qual foram realizadas aulas teórico-práticas de Educação Ambiental, relacionadas à gestão dos resíduos sólidos, bem como registros fotográficos (na prática de campo), cuja finalidade foi a construção de uma composteira. Constata-se que muitos são os benefícios pedagógicos proporcionados por iniciativas de compostagem e reciclagem no ambiente escolar, uma vez que o tema dos resíduos sólidos está associado diretamente aos impactos socioambientais e interferem diretamente na forma de viver do aluno. No mais, a concretização desse trabalho foi bastante significativa não apenas no que se refere à prática em si, mas em algo maior, que é o encantamento no processo de aprendizagem através da Educação Ambiental. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revista.ufrr.br/actageo/article/view/6733 |
url |
http://revista.ufrr.br/actageo/article/view/6733 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revista.ufrr.br/actageo/article/view/6733/3519 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 ACTA GEOGRÁFICA https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 ACTA GEOGRÁFICA https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Roraima |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Roraima |
dc.source.none.fl_str_mv |
ACTA GEOGRÁFICA; v. 16 n. 40 (2022): Jan./Abr. (2022); 86 - 103 2177-4307 1980-5772 reponame:Acta Geográfica (Online) instname:Universidade Federal de Roraima (UFRR) instacron:UFRR |
instname_str |
Universidade Federal de Roraima (UFRR) |
instacron_str |
UFRR |
institution |
UFRR |
reponame_str |
Acta Geográfica (Online) |
collection |
Acta Geográfica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Acta Geográfica (Online) - Universidade Federal de Roraima (UFRR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||actageografica@gmail.com|| rafasolufrr@gmail.com |
_version_ |
1799769937613422592 |