SEGREGAÇÃO SOCIOESPACIAL NO ENSINO DE GEOGRAFIA: um conceito em foco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavalcanti, Lana de Souza
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Araújo, Manoel Victor Peres
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Acta Geográfica (Online)
Texto Completo: http://revista.ufrr.br/actageo/article/view/4775
Resumo: Este trabalho tem por objetivo discutir as potencialidades do conteúdo de segregação socioespacial no ensino de Geografia e sua importância na formação do pensamento geográfico. Num primeiro momento discute-se as bases teóricas que coloca esse conceito como um foco a ser considerado no ensino de Geografia. A segregação socioespacial é um processo que fragmenta as classes sociais em espaços distintos da cidade. Nesse sentido, o cotidiano das pessoas que habitam esses lugares é marcado pela insegurança, violência, moradias precárias, falta de infraestrutura e acesso aos serviços básicos e ao lazer. Esses aspectos são motivações para pensar em como o ensino de Geografia pode colaborar para o estudo e a problematização dessa temática. Posteriormente, propõe-se uma intervenção para a mediação didática do conteúdo de segregação socioespacial. O resultado do estudo constatou que a intervenção didática pode contribuir para a construção do conceito de segregação socioespacial na medida em que os jovens alunos identificaram as dimensões desse processo no seu cotidiano, com destaque para a ausência de espaços públicos para o lazer, o que indica um limite da sua relação com a cidade.
id UFRR-3_9d3c2ab0aea4b27d2a2bcfdd63ef00f2
oai_identifier_str oai:oai.revista.ufrr.br:article/4775
network_acronym_str UFRR-3
network_name_str Acta Geográfica (Online)
repository_id_str
spelling SEGREGAÇÃO SOCIOESPACIAL NO ENSINO DE GEOGRAFIA: um conceito em focoSegregação SocioespacialEnsino de GeografiaMediação DidáticaEste trabalho tem por objetivo discutir as potencialidades do conteúdo de segregação socioespacial no ensino de Geografia e sua importância na formação do pensamento geográfico. Num primeiro momento discute-se as bases teóricas que coloca esse conceito como um foco a ser considerado no ensino de Geografia. A segregação socioespacial é um processo que fragmenta as classes sociais em espaços distintos da cidade. Nesse sentido, o cotidiano das pessoas que habitam esses lugares é marcado pela insegurança, violência, moradias precárias, falta de infraestrutura e acesso aos serviços básicos e ao lazer. Esses aspectos são motivações para pensar em como o ensino de Geografia pode colaborar para o estudo e a problematização dessa temática. Posteriormente, propõe-se uma intervenção para a mediação didática do conteúdo de segregação socioespacial. O resultado do estudo constatou que a intervenção didática pode contribuir para a construção do conceito de segregação socioespacial na medida em que os jovens alunos identificaram as dimensões desse processo no seu cotidiano, com destaque para a ausência de espaços públicos para o lazer, o que indica um limite da sua relação com a cidade.Universidade Federal de Roraima2018-01-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.ufrr.br/actageo/article/view/477510.18227/2177-4307.acta.v11iee.4775ACTA GEOGRÁFICA; 2017: Edição Especial: Ensino de Geografia; 140-1592177-43071980-5772reponame:Acta Geográfica (Online)instname:Universidade Federal de Roraima (UFRR)instacron:UFRRporhttp://revista.ufrr.br/actageo/article/view/4775/2419Copyright (c) 2018 ACTA GEOGRÁFICAhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCavalcanti, Lana de SouzaAraújo, Manoel Victor Peres2022-11-16T19:13:34Zoai:oai.revista.ufrr.br:article/4775Revistahttps://revista.ufrr.br/actageoPUBhttp://revista.ufrr.br/index.php/actageo/oai||actageografica@gmail.com|| rafasolufrr@gmail.com2177-43071980-5772opendoar:2024-01-29T11:49:59.018455Acta Geográfica (Online) - Universidade Federal de Roraima (UFRR)false
dc.title.none.fl_str_mv SEGREGAÇÃO SOCIOESPACIAL NO ENSINO DE GEOGRAFIA: um conceito em foco
title SEGREGAÇÃO SOCIOESPACIAL NO ENSINO DE GEOGRAFIA: um conceito em foco
spellingShingle SEGREGAÇÃO SOCIOESPACIAL NO ENSINO DE GEOGRAFIA: um conceito em foco
Cavalcanti, Lana de Souza
Segregação Socioespacial
Ensino de Geografia
Mediação Didática
title_short SEGREGAÇÃO SOCIOESPACIAL NO ENSINO DE GEOGRAFIA: um conceito em foco
title_full SEGREGAÇÃO SOCIOESPACIAL NO ENSINO DE GEOGRAFIA: um conceito em foco
title_fullStr SEGREGAÇÃO SOCIOESPACIAL NO ENSINO DE GEOGRAFIA: um conceito em foco
title_full_unstemmed SEGREGAÇÃO SOCIOESPACIAL NO ENSINO DE GEOGRAFIA: um conceito em foco
title_sort SEGREGAÇÃO SOCIOESPACIAL NO ENSINO DE GEOGRAFIA: um conceito em foco
author Cavalcanti, Lana de Souza
author_facet Cavalcanti, Lana de Souza
Araújo, Manoel Victor Peres
author_role author
author2 Araújo, Manoel Victor Peres
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cavalcanti, Lana de Souza
Araújo, Manoel Victor Peres
dc.subject.por.fl_str_mv Segregação Socioespacial
Ensino de Geografia
Mediação Didática
topic Segregação Socioespacial
Ensino de Geografia
Mediação Didática
description Este trabalho tem por objetivo discutir as potencialidades do conteúdo de segregação socioespacial no ensino de Geografia e sua importância na formação do pensamento geográfico. Num primeiro momento discute-se as bases teóricas que coloca esse conceito como um foco a ser considerado no ensino de Geografia. A segregação socioespacial é um processo que fragmenta as classes sociais em espaços distintos da cidade. Nesse sentido, o cotidiano das pessoas que habitam esses lugares é marcado pela insegurança, violência, moradias precárias, falta de infraestrutura e acesso aos serviços básicos e ao lazer. Esses aspectos são motivações para pensar em como o ensino de Geografia pode colaborar para o estudo e a problematização dessa temática. Posteriormente, propõe-se uma intervenção para a mediação didática do conteúdo de segregação socioespacial. O resultado do estudo constatou que a intervenção didática pode contribuir para a construção do conceito de segregação socioespacial na medida em que os jovens alunos identificaram as dimensões desse processo no seu cotidiano, com destaque para a ausência de espaços públicos para o lazer, o que indica um limite da sua relação com a cidade.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.ufrr.br/actageo/article/view/4775
10.18227/2177-4307.acta.v11iee.4775
url http://revista.ufrr.br/actageo/article/view/4775
identifier_str_mv 10.18227/2177-4307.acta.v11iee.4775
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.ufrr.br/actageo/article/view/4775/2419
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 ACTA GEOGRÁFICA
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 ACTA GEOGRÁFICA
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Roraima
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Roraima
dc.source.none.fl_str_mv ACTA GEOGRÁFICA; 2017: Edição Especial: Ensino de Geografia; 140-159
2177-4307
1980-5772
reponame:Acta Geográfica (Online)
instname:Universidade Federal de Roraima (UFRR)
instacron:UFRR
instname_str Universidade Federal de Roraima (UFRR)
instacron_str UFRR
institution UFRR
reponame_str Acta Geográfica (Online)
collection Acta Geográfica (Online)
repository.name.fl_str_mv Acta Geográfica (Online) - Universidade Federal de Roraima (UFRR)
repository.mail.fl_str_mv ||actageografica@gmail.com|| rafasolufrr@gmail.com
_version_ 1824964392564817920