IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA PARTICIPATIVO DE CERTIFICAÇÃO ORGÂNICA PELOS ASSENTADOS DA REFORMA AGRÁRIA: O CASO DO OCS CERRO DOS MUNHOZ EM SANTANA DO LIVRAMENTO (RS)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Juliana Gomes
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Becker, Cláudio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Acta Geográfica (Online)
Texto Completo: http://revista.ufrr.br/actageo/article/view/4155
Resumo: No Brasil existem inúmeras iniciativas de produção orgânica, sendo a agricultura família, a grande responsável por tal produção. A certificação dessa produção possui regulamentos específicos, os quais admitem a certificação pelo processo de controle social (OCS). Esse sistema é uma forma pela qual quem dá a garantia de qualidade dos produtos é o produtor acompanhado de perto pela sociedade. Assim sendo, esse estudo teve como objetivo geral analisar as condicionantes para a implementação de um sistema participativo de certificação por parte de um grupo de assentados rurais de Santana do Livramento (RS). A metodologia utilizada foi de caráter qualitativo, na qual os dados foram obtidos por meio de uma pesquisa exploratória, que contemplou um estudo de caso no Assentamento rural Cerro dos Munhoz. Foram realizadas entrevistas com informantes-chaves e com sete agricultores dispostos a integrar essa iniciativa. Os resultados da pesquisa demonstraram que um dos principais desafios identificados é a manutenção da produção orgânica diante da monocultura da soja com aplicação constante de agrotóxicos nos arredores dos lotes. Dentre as possibilidades identificadas ressalta-se a produção orgânica já praticada pelos assentados e a confiança depositada nos mediadores sociais envolvidos.
id UFRR-3_c1bd6dad4ce78d7eff5206a5f72bc5ca
oai_identifier_str oai:oai.revista.ufrr.br:article/4155
network_acronym_str UFRR-3
network_name_str Acta Geográfica (Online)
repository_id_str
spelling IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA PARTICIPATIVO DE CERTIFICAÇÃO ORGÂNICA PELOS ASSENTADOS DA REFORMA AGRÁRIA: O CASO DO OCS CERRO DOS MUNHOZ EM SANTANA DO LIVRAMENTO (RS)Certificação participativaassentamentos ruraisprodução orgânicadesenvolvimento territorial.No Brasil existem inúmeras iniciativas de produção orgânica, sendo a agricultura família, a grande responsável por tal produção. A certificação dessa produção possui regulamentos específicos, os quais admitem a certificação pelo processo de controle social (OCS). Esse sistema é uma forma pela qual quem dá a garantia de qualidade dos produtos é o produtor acompanhado de perto pela sociedade. Assim sendo, esse estudo teve como objetivo geral analisar as condicionantes para a implementação de um sistema participativo de certificação por parte de um grupo de assentados rurais de Santana do Livramento (RS). A metodologia utilizada foi de caráter qualitativo, na qual os dados foram obtidos por meio de uma pesquisa exploratória, que contemplou um estudo de caso no Assentamento rural Cerro dos Munhoz. Foram realizadas entrevistas com informantes-chaves e com sete agricultores dispostos a integrar essa iniciativa. Os resultados da pesquisa demonstraram que um dos principais desafios identificados é a manutenção da produção orgânica diante da monocultura da soja com aplicação constante de agrotóxicos nos arredores dos lotes. Dentre as possibilidades identificadas ressalta-se a produção orgânica já praticada pelos assentados e a confiança depositada nos mediadores sociais envolvidos.Universidade Federal de Roraima2018-04-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.ufrr.br/actageo/article/view/415510.18227/2177-4307.acta.v12i28.4155ACTA GEOGRÁFICA; v. 12 n. 28 (2018): Jan/Abr-2018; 1-162177-43071980-5772reponame:Acta Geográfica (Online)instname:Universidade Federal de Roraima (UFRR)instacron:UFRRporhttp://revista.ufrr.br/actageo/article/view/4155/2455Copyright (c) 2018 ACTA GEOGRÁFICAhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMoreira, Juliana GomesBecker, Cláudio2022-11-16T19:01:04Zoai:oai.revista.ufrr.br:article/4155Revistahttps://revista.ufrr.br/actageoPUBhttp://revista.ufrr.br/index.php/actageo/oai||actageografica@gmail.com|| rafasolufrr@gmail.com2177-43071980-5772opendoar:2022-11-16T19:01:04Acta Geográfica (Online) - Universidade Federal de Roraima (UFRR)false
dc.title.none.fl_str_mv IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA PARTICIPATIVO DE CERTIFICAÇÃO ORGÂNICA PELOS ASSENTADOS DA REFORMA AGRÁRIA: O CASO DO OCS CERRO DOS MUNHOZ EM SANTANA DO LIVRAMENTO (RS)
title IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA PARTICIPATIVO DE CERTIFICAÇÃO ORGÂNICA PELOS ASSENTADOS DA REFORMA AGRÁRIA: O CASO DO OCS CERRO DOS MUNHOZ EM SANTANA DO LIVRAMENTO (RS)
spellingShingle IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA PARTICIPATIVO DE CERTIFICAÇÃO ORGÂNICA PELOS ASSENTADOS DA REFORMA AGRÁRIA: O CASO DO OCS CERRO DOS MUNHOZ EM SANTANA DO LIVRAMENTO (RS)
Moreira, Juliana Gomes
Certificação participativa
assentamentos rurais
produção orgânica
desenvolvimento territorial.
title_short IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA PARTICIPATIVO DE CERTIFICAÇÃO ORGÂNICA PELOS ASSENTADOS DA REFORMA AGRÁRIA: O CASO DO OCS CERRO DOS MUNHOZ EM SANTANA DO LIVRAMENTO (RS)
title_full IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA PARTICIPATIVO DE CERTIFICAÇÃO ORGÂNICA PELOS ASSENTADOS DA REFORMA AGRÁRIA: O CASO DO OCS CERRO DOS MUNHOZ EM SANTANA DO LIVRAMENTO (RS)
title_fullStr IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA PARTICIPATIVO DE CERTIFICAÇÃO ORGÂNICA PELOS ASSENTADOS DA REFORMA AGRÁRIA: O CASO DO OCS CERRO DOS MUNHOZ EM SANTANA DO LIVRAMENTO (RS)
title_full_unstemmed IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA PARTICIPATIVO DE CERTIFICAÇÃO ORGÂNICA PELOS ASSENTADOS DA REFORMA AGRÁRIA: O CASO DO OCS CERRO DOS MUNHOZ EM SANTANA DO LIVRAMENTO (RS)
title_sort IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA PARTICIPATIVO DE CERTIFICAÇÃO ORGÂNICA PELOS ASSENTADOS DA REFORMA AGRÁRIA: O CASO DO OCS CERRO DOS MUNHOZ EM SANTANA DO LIVRAMENTO (RS)
author Moreira, Juliana Gomes
author_facet Moreira, Juliana Gomes
Becker, Cláudio
author_role author
author2 Becker, Cláudio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Juliana Gomes
Becker, Cláudio
dc.subject.por.fl_str_mv Certificação participativa
assentamentos rurais
produção orgânica
desenvolvimento territorial.
topic Certificação participativa
assentamentos rurais
produção orgânica
desenvolvimento territorial.
description No Brasil existem inúmeras iniciativas de produção orgânica, sendo a agricultura família, a grande responsável por tal produção. A certificação dessa produção possui regulamentos específicos, os quais admitem a certificação pelo processo de controle social (OCS). Esse sistema é uma forma pela qual quem dá a garantia de qualidade dos produtos é o produtor acompanhado de perto pela sociedade. Assim sendo, esse estudo teve como objetivo geral analisar as condicionantes para a implementação de um sistema participativo de certificação por parte de um grupo de assentados rurais de Santana do Livramento (RS). A metodologia utilizada foi de caráter qualitativo, na qual os dados foram obtidos por meio de uma pesquisa exploratória, que contemplou um estudo de caso no Assentamento rural Cerro dos Munhoz. Foram realizadas entrevistas com informantes-chaves e com sete agricultores dispostos a integrar essa iniciativa. Os resultados da pesquisa demonstraram que um dos principais desafios identificados é a manutenção da produção orgânica diante da monocultura da soja com aplicação constante de agrotóxicos nos arredores dos lotes. Dentre as possibilidades identificadas ressalta-se a produção orgânica já praticada pelos assentados e a confiança depositada nos mediadores sociais envolvidos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.ufrr.br/actageo/article/view/4155
10.18227/2177-4307.acta.v12i28.4155
url http://revista.ufrr.br/actageo/article/view/4155
identifier_str_mv 10.18227/2177-4307.acta.v12i28.4155
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.ufrr.br/actageo/article/view/4155/2455
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 ACTA GEOGRÁFICA
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 ACTA GEOGRÁFICA
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Roraima
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Roraima
dc.source.none.fl_str_mv ACTA GEOGRÁFICA; v. 12 n. 28 (2018): Jan/Abr-2018; 1-16
2177-4307
1980-5772
reponame:Acta Geográfica (Online)
instname:Universidade Federal de Roraima (UFRR)
instacron:UFRR
instname_str Universidade Federal de Roraima (UFRR)
instacron_str UFRR
institution UFRR
reponame_str Acta Geográfica (Online)
collection Acta Geográfica (Online)
repository.name.fl_str_mv Acta Geográfica (Online) - Universidade Federal de Roraima (UFRR)
repository.mail.fl_str_mv ||actageografica@gmail.com|| rafasolufrr@gmail.com
_version_ 1799769936975888384