Articulação entre Terreiros e Quilombos no Município de Ponta Grossa – PR
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Acta Geográfica (Online) |
Texto Completo: | http://revista.ufrr.br/actageo/article/view/1692 |
Resumo: | A partir do Terreiro de Candomblé e Umbanda da Sociedade Afro-brasileira Cacique Pena Branca, localizado em área urbana, buscou-se estabelecer articulações com a Comunidade Quilombola de Santa Cruz, localizada em área rural do município de Ponta Grossa-PR. Para isto adotaram-se metodologias e técnicas pautadas nos fundamentos da “descrição densa” de Clifford Geertz (1973), tornando a “observação participante” como procedimento para a apreensão dos aspectos sociais que estão entrelaçados à prática religiosa afro-brasileira de uma parcela da comunidade quilombola. O conceito de lugar sob o viés humanístico trouxe o aporte teórico para esta reflexão, cuja abordagem centrou-se nas acepções de Tuan. Com relação às espacialidades do terreiro, foram observados no seu interior tanto elementos filantrópicos como religiosos. Concluiu-se que as religiões de raízes afro-brasileiras se apresentam para os quilombolas como uma prática religiosa paralela a crença católica, praticada na própria comunidade. Palavras-chave: Comunidade Quilombola, Lugar, Religiões Afro-brasileiras. |
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Articulação entre Terreiros e Quilombos no Município de Ponta Grossa – PRComunidade QuilombolaLugarReligiões Afro-brasileirasA partir do Terreiro de Candomblé e Umbanda da Sociedade Afro-brasileira Cacique Pena Branca, localizado em área urbana, buscou-se estabelecer articulações com a Comunidade Quilombola de Santa Cruz, localizada em área rural do município de Ponta Grossa-PR. Para isto adotaram-se metodologias e técnicas pautadas nos fundamentos da “descrição densa” de Clifford Geertz (1973), tornando a “observação participante” como procedimento para a apreensão dos aspectos sociais que estão entrelaçados à prática religiosa afro-brasileira de uma parcela da comunidade quilombola. O conceito de lugar sob o viés humanístico trouxe o aporte teórico para esta reflexão, cuja abordagem centrou-se nas acepções de Tuan. Com relação às espacialidades do terreiro, foram observados no seu interior tanto elementos filantrópicos como religiosos. Concluiu-se que as religiões de raízes afro-brasileiras se apresentam para os quilombolas como uma prática religiosa paralela a crença católica, praticada na própria comunidade. Palavras-chave: Comunidade Quilombola, Lugar, Religiões Afro-brasileiras.Universidade Federal de Roraima2015-05-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.ufrr.br/actageo/article/view/169210.18227/2177-4307.acta.v8i18.1692ACTA GEOGRÁFICA; v. 8 n. 18 (2014): set./dez.; 130-1342177-43071980-5772reponame:Acta Geográfica (Online)instname:Universidade Federal de Roraima (UFRR)instacron:UFRRporhttp://revista.ufrr.br/actageo/article/view/1692/1528Copyright (c) 2015 ACTA GEOGRÁFICAhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessKataoka, Caio Shigueharu2022-11-16T19:53:36Zoai:oai.revista.ufrr.br:article/1692Revistahttps://revista.ufrr.br/actageoPUBhttp://revista.ufrr.br/index.php/actageo/oai||actageografica@gmail.com|| rafasolufrr@gmail.com2177-43071980-5772opendoar:2022-11-16T19:53:36Acta Geográfica (Online) - Universidade Federal de Roraima (UFRR)false |
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