A prática extensionista – análise dos projetos de ATER no Rio Grande do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dorneles, Martin Alencar da Rosa
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Redin, Ezequiel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Acta Geográfica (Online)
Texto Completo: http://revista.ufrr.br/actageo/article/view/1424
Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar e contextualizar os desafios da prática extensionista e o imediatismo dos projetos de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER). O foco são os projetos das entidades executoras vencedoras das chamadas públicas da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) coordenadas pelo Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural (DATER). No primeiro momento, abordamos brevemente noções sobre as conquistas dos movimentos sociais, o acesso limitado das políticas públicas e a subjetividade na escolha do público beneficiário dos programas e projetos de ATER. Em seguida, trata-se da forma de trabalho dos extensionistas, a necessidade de mudança na metodologia de coleta de dados e informações de campo, ultrapassando apenas aspectos técnicos. Discute-se o uso de questionários padrões em distintas realidades, limitando a elaboração de futuros projetos. Desse modo, surgem problemas na construção de diagnósticos, pois os idealizadores dos projetos de cooperação técnica, em certa medida, desconsideram aspectos regionais, culturais, históricos e sociais. Por outro lado, são inúmeros problemas de ordem infraestrutura e logística que atrasam ou dificultam o trabalho dos extensionistas. Adiciona-se a isso, a necessidade de cumprir metas e alcançar resultados em curto espaço de tempo. De outra forma, talvez um trabalho em longo prazo torna-se um meio de compreensão mais apurada da complexidade do meio rural e das famílias agricultoras e, através da ação extensionista continuada, possa constituir avanços na prática social e nas políticas para o espaço rural.
id UFRR-3_f918a0eb09920a23c9eab1ab7accd3dd
oai_identifier_str oai:oai.revista.ufrr.br:article/1424
network_acronym_str UFRR-3
network_name_str Acta Geográfica (Online)
repository_id_str
spelling A prática extensionista – análise dos projetos de ATER no Rio Grande do Sulextensão ruralassistência técnicapolítica de ATERimediatismoO objetivo deste trabalho é analisar e contextualizar os desafios da prática extensionista e o imediatismo dos projetos de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER). O foco são os projetos das entidades executoras vencedoras das chamadas públicas da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) coordenadas pelo Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural (DATER). No primeiro momento, abordamos brevemente noções sobre as conquistas dos movimentos sociais, o acesso limitado das políticas públicas e a subjetividade na escolha do público beneficiário dos programas e projetos de ATER. Em seguida, trata-se da forma de trabalho dos extensionistas, a necessidade de mudança na metodologia de coleta de dados e informações de campo, ultrapassando apenas aspectos técnicos. Discute-se o uso de questionários padrões em distintas realidades, limitando a elaboração de futuros projetos. Desse modo, surgem problemas na construção de diagnósticos, pois os idealizadores dos projetos de cooperação técnica, em certa medida, desconsideram aspectos regionais, culturais, históricos e sociais. Por outro lado, são inúmeros problemas de ordem infraestrutura e logística que atrasam ou dificultam o trabalho dos extensionistas. Adiciona-se a isso, a necessidade de cumprir metas e alcançar resultados em curto espaço de tempo. De outra forma, talvez um trabalho em longo prazo torna-se um meio de compreensão mais apurada da complexidade do meio rural e das famílias agricultoras e, através da ação extensionista continuada, possa constituir avanços na prática social e nas políticas para o espaço rural.Universidade Federal de Roraima2015-03-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.ufrr.br/actageo/article/view/142410.18227/2177-4307.acta.v8i17.1424ACTA GEOGRÁFICA; v. 8 n. 17 (2014); 33-492177-43071980-5772reponame:Acta Geográfica (Online)instname:Universidade Federal de Roraima (UFRR)instacron:UFRRporhttp://revista.ufrr.br/actageo/article/view/1424/1498Copyright (c) 2015 ACTA GEOGRÁFICAhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDorneles, Martin Alencar da RosaRedin, Ezequiel2022-11-16T19:51:50Zoai:oai.revista.ufrr.br:article/1424Revistahttps://revista.ufrr.br/actageoPUBhttp://revista.ufrr.br/index.php/actageo/oai||actageografica@gmail.com|| rafasolufrr@gmail.com2177-43071980-5772opendoar:2022-11-16T19:51:50Acta Geográfica (Online) - Universidade Federal de Roraima (UFRR)false
dc.title.none.fl_str_mv A prática extensionista – análise dos projetos de ATER no Rio Grande do Sul
title A prática extensionista – análise dos projetos de ATER no Rio Grande do Sul
spellingShingle A prática extensionista – análise dos projetos de ATER no Rio Grande do Sul
Dorneles, Martin Alencar da Rosa
extensão rural
assistência técnica
política de ATER
imediatismo
title_short A prática extensionista – análise dos projetos de ATER no Rio Grande do Sul
title_full A prática extensionista – análise dos projetos de ATER no Rio Grande do Sul
title_fullStr A prática extensionista – análise dos projetos de ATER no Rio Grande do Sul
title_full_unstemmed A prática extensionista – análise dos projetos de ATER no Rio Grande do Sul
title_sort A prática extensionista – análise dos projetos de ATER no Rio Grande do Sul
author Dorneles, Martin Alencar da Rosa
author_facet Dorneles, Martin Alencar da Rosa
Redin, Ezequiel
author_role author
author2 Redin, Ezequiel
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dorneles, Martin Alencar da Rosa
Redin, Ezequiel
dc.subject.por.fl_str_mv extensão rural
assistência técnica
política de ATER
imediatismo
topic extensão rural
assistência técnica
política de ATER
imediatismo
description O objetivo deste trabalho é analisar e contextualizar os desafios da prática extensionista e o imediatismo dos projetos de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER). O foco são os projetos das entidades executoras vencedoras das chamadas públicas da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) coordenadas pelo Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural (DATER). No primeiro momento, abordamos brevemente noções sobre as conquistas dos movimentos sociais, o acesso limitado das políticas públicas e a subjetividade na escolha do público beneficiário dos programas e projetos de ATER. Em seguida, trata-se da forma de trabalho dos extensionistas, a necessidade de mudança na metodologia de coleta de dados e informações de campo, ultrapassando apenas aspectos técnicos. Discute-se o uso de questionários padrões em distintas realidades, limitando a elaboração de futuros projetos. Desse modo, surgem problemas na construção de diagnósticos, pois os idealizadores dos projetos de cooperação técnica, em certa medida, desconsideram aspectos regionais, culturais, históricos e sociais. Por outro lado, são inúmeros problemas de ordem infraestrutura e logística que atrasam ou dificultam o trabalho dos extensionistas. Adiciona-se a isso, a necessidade de cumprir metas e alcançar resultados em curto espaço de tempo. De outra forma, talvez um trabalho em longo prazo torna-se um meio de compreensão mais apurada da complexidade do meio rural e das famílias agricultoras e, através da ação extensionista continuada, possa constituir avanços na prática social e nas políticas para o espaço rural.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.ufrr.br/actageo/article/view/1424
10.18227/2177-4307.acta.v8i17.1424
url http://revista.ufrr.br/actageo/article/view/1424
identifier_str_mv 10.18227/2177-4307.acta.v8i17.1424
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.ufrr.br/actageo/article/view/1424/1498
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 ACTA GEOGRÁFICA
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 ACTA GEOGRÁFICA
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Roraima
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Roraima
dc.source.none.fl_str_mv ACTA GEOGRÁFICA; v. 8 n. 17 (2014); 33-49
2177-4307
1980-5772
reponame:Acta Geográfica (Online)
instname:Universidade Federal de Roraima (UFRR)
instacron:UFRR
instname_str Universidade Federal de Roraima (UFRR)
instacron_str UFRR
institution UFRR
reponame_str Acta Geográfica (Online)
collection Acta Geográfica (Online)
repository.name.fl_str_mv Acta Geográfica (Online) - Universidade Federal de Roraima (UFRR)
repository.mail.fl_str_mv ||actageografica@gmail.com|| rafasolufrr@gmail.com
_version_ 1799769936037412864