Sintomas de deficiência de macro e micronutrientes de plantas de milho híbrido BRS 1010

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Magna Maria Macedo
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Agro@mbiente on-line
Texto Completo: https://revista.ufrr.br/agroambiente/article/view/569
Resumo: As deficiências nutricionais na cultura do milho contribuem significativamente para a queda da produtividade e, consequentemente, do lucro do produtor. Dessa forma, é importante que pesquisas sejam conduzidas no sentido de identificálas no início do ciclo da planta para que as devidas providências sejam tomadas a tempo de de não prejudicar a colheita. Com base nisso, objetivou-se com esse trabalho identificar a sintomatologia de deficiência dos nutrientes nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio, magnésio, enxofre, ferro, boro, manganês, zinco, molibdênio e cobre no milho híbrido BRS 1010. O experimento foi conduzido em casa de vegetação pertencente ao Departamento de Solos e Irrigação do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Roraima, entre 07 de abril e 11 de maio de 2010. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente ao acaso com treze tratamentos e três repetições, perfazendo um total de 39 parcelas experimentais. Cada parcela foi representada por um vaso de Leonard contendo duas plantas. O tratamento ‘completo’ foi representado pelas plantas que receberam, via solução nutritiva, todos os nutrientes essenciais ao crescimento e desenvolvimento. Os demais tratamentos consistiram de uma subtração de cada nutriente mencionado anteriormente, sendo os demais supridos normalmente. Os sintomas de deficiência de cada macro e micronutrientes foram descritos, tão logo apareciam e durante todo o período de condução do experimento. O método da diagnose por subtração mostrou-se eficiente para avaliar visualmente os sintomas de deficiência nutricional no milho.
id UFRR-4_18f96e5acca0d39e1f55cf46ec58602c
oai_identifier_str oai:oai.revista.ufrr.br:article/569
network_acronym_str UFRR-4
network_name_str Agro@mbiente on-line
repository_id_str
spelling Sintomas de deficiência de macro e micronutrientes de plantas de milho híbrido BRS 1010Deficiência nutricional. Diagnose por subtração. Diagnose visual. Macronutrientes. Zea mays LAs deficiências nutricionais na cultura do milho contribuem significativamente para a queda da produtividade e, consequentemente, do lucro do produtor. Dessa forma, é importante que pesquisas sejam conduzidas no sentido de identificálas no início do ciclo da planta para que as devidas providências sejam tomadas a tempo de de não prejudicar a colheita. Com base nisso, objetivou-se com esse trabalho identificar a sintomatologia de deficiência dos nutrientes nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio, magnésio, enxofre, ferro, boro, manganês, zinco, molibdênio e cobre no milho híbrido BRS 1010. O experimento foi conduzido em casa de vegetação pertencente ao Departamento de Solos e Irrigação do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Roraima, entre 07 de abril e 11 de maio de 2010. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente ao acaso com treze tratamentos e três repetições, perfazendo um total de 39 parcelas experimentais. Cada parcela foi representada por um vaso de Leonard contendo duas plantas. O tratamento ‘completo’ foi representado pelas plantas que receberam, via solução nutritiva, todos os nutrientes essenciais ao crescimento e desenvolvimento. Os demais tratamentos consistiram de uma subtração de cada nutriente mencionado anteriormente, sendo os demais supridos normalmente. Os sintomas de deficiência de cada macro e micronutrientes foram descritos, tão logo apareciam e durante todo o período de condução do experimento. O método da diagnose por subtração mostrou-se eficiente para avaliar visualmente os sintomas de deficiência nutricional no milho.UFRR2012-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.ufrr.br/agroambiente/article/view/56910.18227/1982-8470ragro.v6i1.569AGRO@MBIENTE ON-LINE JOURNALRAGR; Vol. 6 No. 1 (2012); 74-83REVISTA AGRO@MBIENTE ON-LINE; Vol. 6 Núm. 1 (2012); 74-83REVISTA AGRO@MBIENTE ON-LINE; v. 6 n. 1 (2012); 74-831982-8470reponame:Agro@mbiente on-lineinstname:Universidade Federal de Roraima (UFRR)instacron:UFRRporhttps://revista.ufrr.br/agroambiente/article/view/569/662Ferreira, Magna Maria Macedoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-06-10T18:07:50Zoai:oai.revista.ufrr.br:article/569Revistahttps://revista.ufrr.br/index.php/agroambientePUBhttps://revista.ufrr.br/index.php/agroambiente/oai||scpuchoa@dsi.ufrr.br|| arcanjoalves@oi.com.br1982-84701982-8470opendoar:2012-06-10T18:07:50Agro@mbiente on-line - Universidade Federal de Roraima (UFRR)false
dc.title.none.fl_str_mv Sintomas de deficiência de macro e micronutrientes de plantas de milho híbrido BRS 1010
title Sintomas de deficiência de macro e micronutrientes de plantas de milho híbrido BRS 1010
spellingShingle Sintomas de deficiência de macro e micronutrientes de plantas de milho híbrido BRS 1010
Ferreira, Magna Maria Macedo
Deficiência nutricional. Diagnose por subtração. Diagnose visual. Macronutrientes. Zea mays L
title_short Sintomas de deficiência de macro e micronutrientes de plantas de milho híbrido BRS 1010
title_full Sintomas de deficiência de macro e micronutrientes de plantas de milho híbrido BRS 1010
title_fullStr Sintomas de deficiência de macro e micronutrientes de plantas de milho híbrido BRS 1010
title_full_unstemmed Sintomas de deficiência de macro e micronutrientes de plantas de milho híbrido BRS 1010
title_sort Sintomas de deficiência de macro e micronutrientes de plantas de milho híbrido BRS 1010
author Ferreira, Magna Maria Macedo
author_facet Ferreira, Magna Maria Macedo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Magna Maria Macedo
dc.subject.por.fl_str_mv Deficiência nutricional. Diagnose por subtração. Diagnose visual. Macronutrientes. Zea mays L
topic Deficiência nutricional. Diagnose por subtração. Diagnose visual. Macronutrientes. Zea mays L
description As deficiências nutricionais na cultura do milho contribuem significativamente para a queda da produtividade e, consequentemente, do lucro do produtor. Dessa forma, é importante que pesquisas sejam conduzidas no sentido de identificálas no início do ciclo da planta para que as devidas providências sejam tomadas a tempo de de não prejudicar a colheita. Com base nisso, objetivou-se com esse trabalho identificar a sintomatologia de deficiência dos nutrientes nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio, magnésio, enxofre, ferro, boro, manganês, zinco, molibdênio e cobre no milho híbrido BRS 1010. O experimento foi conduzido em casa de vegetação pertencente ao Departamento de Solos e Irrigação do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Roraima, entre 07 de abril e 11 de maio de 2010. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente ao acaso com treze tratamentos e três repetições, perfazendo um total de 39 parcelas experimentais. Cada parcela foi representada por um vaso de Leonard contendo duas plantas. O tratamento ‘completo’ foi representado pelas plantas que receberam, via solução nutritiva, todos os nutrientes essenciais ao crescimento e desenvolvimento. Os demais tratamentos consistiram de uma subtração de cada nutriente mencionado anteriormente, sendo os demais supridos normalmente. Os sintomas de deficiência de cada macro e micronutrientes foram descritos, tão logo apareciam e durante todo o período de condução do experimento. O método da diagnose por subtração mostrou-se eficiente para avaliar visualmente os sintomas de deficiência nutricional no milho.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-05-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.ufrr.br/agroambiente/article/view/569
10.18227/1982-8470ragro.v6i1.569
url https://revista.ufrr.br/agroambiente/article/view/569
identifier_str_mv 10.18227/1982-8470ragro.v6i1.569
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.ufrr.br/agroambiente/article/view/569/662
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFRR
publisher.none.fl_str_mv UFRR
dc.source.none.fl_str_mv AGRO@MBIENTE ON-LINE JOURNALRAGR; Vol. 6 No. 1 (2012); 74-83
REVISTA AGRO@MBIENTE ON-LINE; Vol. 6 Núm. 1 (2012); 74-83
REVISTA AGRO@MBIENTE ON-LINE; v. 6 n. 1 (2012); 74-83
1982-8470
reponame:Agro@mbiente on-line
instname:Universidade Federal de Roraima (UFRR)
instacron:UFRR
instname_str Universidade Federal de Roraima (UFRR)
instacron_str UFRR
institution UFRR
reponame_str Agro@mbiente on-line
collection Agro@mbiente on-line
repository.name.fl_str_mv Agro@mbiente on-line - Universidade Federal de Roraima (UFRR)
repository.mail.fl_str_mv ||scpuchoa@dsi.ufrr.br|| arcanjoalves@oi.com.br
_version_ 1799770040037277696