Uso de lodo de esgoto e resíduos orgânicos no crescimento de mudas de Sesbania virgata (Cav.) Pers.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Delarmelina, William Macedo
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Caldeira, Marcos Vinicius Winckler, Faria, Júlio Cézar Tannure, Gonçalves, Elzimar de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Agro@mbiente on-line
Texto Completo: https://revista.ufrr.br/agroambiente/article/view/888
Resumo: Na fase de produção de mudas, o substrato exerce influência significativa no crescimento das plantas, e sua utilização pode ser feita de forma original ou combinados, tornando necessário, estudos voltados para obtenção de substratos capazes de garantir adequado crescimento e qualidade das mudas produzidas em viveiro. Visando contribuir para o conhecimento da espécie Sesbania virgata (Cav.) Pers, objetivou-se com este trabalho avaliar a melhor proporção entre componentes para formação de substrato para mudas. Os tratamentos foram formulados utilizando lodo de esgoto (LE), palha de café in natura (PC in natura), composto orgânico (CO) e o substrato comercial (SC) em diferentes proporções. As mudas foram produzidas em tubetes com capacidade para 120 cm3. O experimento foi conduzido em um delineamento inteiramente casualizado (DIC) e constituído de dez tratamentos, com cinco repetições de cinco mudas cada. Após 150 dias da semeadura foram analisadas as seguintes características: altura, diâmetro do coleto, relação altura/diâmetro do coleto, massa seca da parte aérea, massa seca radicular, massa seca total, relação massa seca da parte aérea/radicular e índice de qualidade de Dickson. Os resultados indicaram que os tratamentos que continham lodo de esgoto e composto orgânico em sua composição, especialmente o tratamento T7 (40% LE + 60% CO), proporcionaram os melhores resultados para as características morfológicas relacionadas com o crescimento das mudas de Sesbania virgata.
id UFRR-4_20451085d1c8f6e6c24aabca09c3e328
oai_identifier_str oai:oai.revista.ufrr.br:article/888
network_acronym_str UFRR-4
network_name_str Agro@mbiente on-line
repository_id_str
spelling Uso de lodo de esgoto e resíduos orgânicos no crescimento de mudas de Sesbania virgata (Cav.) Pers.Produção de mudas florestais. Qualidade de mudas. Resíduos orgânicos.Na fase de produção de mudas, o substrato exerce influência significativa no crescimento das plantas, e sua utilização pode ser feita de forma original ou combinados, tornando necessário, estudos voltados para obtenção de substratos capazes de garantir adequado crescimento e qualidade das mudas produzidas em viveiro. Visando contribuir para o conhecimento da espécie Sesbania virgata (Cav.) Pers, objetivou-se com este trabalho avaliar a melhor proporção entre componentes para formação de substrato para mudas. Os tratamentos foram formulados utilizando lodo de esgoto (LE), palha de café in natura (PC in natura), composto orgânico (CO) e o substrato comercial (SC) em diferentes proporções. As mudas foram produzidas em tubetes com capacidade para 120 cm3. O experimento foi conduzido em um delineamento inteiramente casualizado (DIC) e constituído de dez tratamentos, com cinco repetições de cinco mudas cada. Após 150 dias da semeadura foram analisadas as seguintes características: altura, diâmetro do coleto, relação altura/diâmetro do coleto, massa seca da parte aérea, massa seca radicular, massa seca total, relação massa seca da parte aérea/radicular e índice de qualidade de Dickson. Os resultados indicaram que os tratamentos que continham lodo de esgoto e composto orgânico em sua composição, especialmente o tratamento T7 (40% LE + 60% CO), proporcionaram os melhores resultados para as características morfológicas relacionadas com o crescimento das mudas de Sesbania virgata.UFRR2013-09-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Científica no campo das Ciências Agrárias.application/pdfhttps://revista.ufrr.br/agroambiente/article/view/88810.18227/1982-8470ragro.v7i2.888AGRO@MBIENTE ON-LINE JOURNALRAGR; Vol. 7 No. 2 (2013); 184-192REVISTA AGRO@MBIENTE ON-LINE; Vol. 7 Núm. 2 (2013); 184-192REVISTA AGRO@MBIENTE ON-LINE; v. 7 n. 2 (2013); 184-1921982-8470reponame:Agro@mbiente on-lineinstname:Universidade Federal de Roraima (UFRR)instacron:UFRRporhttps://revista.ufrr.br/agroambiente/article/view/888/1148Delarmelina, William MacedoCaldeira, Marcos Vinicius WincklerFaria, Júlio Cézar TannureGonçalves, Elzimar de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-09-04T22:28:33Zoai:oai.revista.ufrr.br:article/888Revistahttps://revista.ufrr.br/index.php/agroambientePUBhttps://revista.ufrr.br/index.php/agroambiente/oai||scpuchoa@dsi.ufrr.br|| arcanjoalves@oi.com.br1982-84701982-8470opendoar:2013-09-04T22:28:33Agro@mbiente on-line - Universidade Federal de Roraima (UFRR)false
dc.title.none.fl_str_mv Uso de lodo de esgoto e resíduos orgânicos no crescimento de mudas de Sesbania virgata (Cav.) Pers.
title Uso de lodo de esgoto e resíduos orgânicos no crescimento de mudas de Sesbania virgata (Cav.) Pers.
spellingShingle Uso de lodo de esgoto e resíduos orgânicos no crescimento de mudas de Sesbania virgata (Cav.) Pers.
Delarmelina, William Macedo
Produção de mudas florestais. Qualidade de mudas. Resíduos orgânicos.
title_short Uso de lodo de esgoto e resíduos orgânicos no crescimento de mudas de Sesbania virgata (Cav.) Pers.
title_full Uso de lodo de esgoto e resíduos orgânicos no crescimento de mudas de Sesbania virgata (Cav.) Pers.
title_fullStr Uso de lodo de esgoto e resíduos orgânicos no crescimento de mudas de Sesbania virgata (Cav.) Pers.
title_full_unstemmed Uso de lodo de esgoto e resíduos orgânicos no crescimento de mudas de Sesbania virgata (Cav.) Pers.
title_sort Uso de lodo de esgoto e resíduos orgânicos no crescimento de mudas de Sesbania virgata (Cav.) Pers.
author Delarmelina, William Macedo
author_facet Delarmelina, William Macedo
Caldeira, Marcos Vinicius Winckler
Faria, Júlio Cézar Tannure
Gonçalves, Elzimar de Oliveira
author_role author
author2 Caldeira, Marcos Vinicius Winckler
Faria, Júlio Cézar Tannure
Gonçalves, Elzimar de Oliveira
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Delarmelina, William Macedo
Caldeira, Marcos Vinicius Winckler
Faria, Júlio Cézar Tannure
Gonçalves, Elzimar de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Produção de mudas florestais. Qualidade de mudas. Resíduos orgânicos.
topic Produção de mudas florestais. Qualidade de mudas. Resíduos orgânicos.
description Na fase de produção de mudas, o substrato exerce influência significativa no crescimento das plantas, e sua utilização pode ser feita de forma original ou combinados, tornando necessário, estudos voltados para obtenção de substratos capazes de garantir adequado crescimento e qualidade das mudas produzidas em viveiro. Visando contribuir para o conhecimento da espécie Sesbania virgata (Cav.) Pers, objetivou-se com este trabalho avaliar a melhor proporção entre componentes para formação de substrato para mudas. Os tratamentos foram formulados utilizando lodo de esgoto (LE), palha de café in natura (PC in natura), composto orgânico (CO) e o substrato comercial (SC) em diferentes proporções. As mudas foram produzidas em tubetes com capacidade para 120 cm3. O experimento foi conduzido em um delineamento inteiramente casualizado (DIC) e constituído de dez tratamentos, com cinco repetições de cinco mudas cada. Após 150 dias da semeadura foram analisadas as seguintes características: altura, diâmetro do coleto, relação altura/diâmetro do coleto, massa seca da parte aérea, massa seca radicular, massa seca total, relação massa seca da parte aérea/radicular e índice de qualidade de Dickson. Os resultados indicaram que os tratamentos que continham lodo de esgoto e composto orgânico em sua composição, especialmente o tratamento T7 (40% LE + 60% CO), proporcionaram os melhores resultados para as características morfológicas relacionadas com o crescimento das mudas de Sesbania virgata.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa Científica no campo das Ciências Agrárias.
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.ufrr.br/agroambiente/article/view/888
10.18227/1982-8470ragro.v7i2.888
url https://revista.ufrr.br/agroambiente/article/view/888
identifier_str_mv 10.18227/1982-8470ragro.v7i2.888
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.ufrr.br/agroambiente/article/view/888/1148
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFRR
publisher.none.fl_str_mv UFRR
dc.source.none.fl_str_mv AGRO@MBIENTE ON-LINE JOURNALRAGR; Vol. 7 No. 2 (2013); 184-192
REVISTA AGRO@MBIENTE ON-LINE; Vol. 7 Núm. 2 (2013); 184-192
REVISTA AGRO@MBIENTE ON-LINE; v. 7 n. 2 (2013); 184-192
1982-8470
reponame:Agro@mbiente on-line
instname:Universidade Federal de Roraima (UFRR)
instacron:UFRR
instname_str Universidade Federal de Roraima (UFRR)
instacron_str UFRR
institution UFRR
reponame_str Agro@mbiente on-line
collection Agro@mbiente on-line
repository.name.fl_str_mv Agro@mbiente on-line - Universidade Federal de Roraima (UFRR)
repository.mail.fl_str_mv ||scpuchoa@dsi.ufrr.br|| arcanjoalves@oi.com.br
_version_ 1799770040123260928