Fitossociologia de plantas daninhas na cultura do pimentão nos sistemas de plantio direto e convencional.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Jorge Luiz Xavier Lins
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Freitas, Francisco Cláudio Lopes de, Coelho, Maria Eliani Holanda, Silva, Marcio Gledson Oliveira da, Silva, Kaliane de Souza, Nascimento, Paula Gracielly Morais Lima do
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Agro@mbiente on-line
Texto Completo: https://revista.ufrr.br/agroambiente/article/view/1647
Resumo: Objetivou-se com este trabalho realizar o estudo fitossociológico das plantas daninhas em área cultivada com pimentão nos sistemas de plantio direto (SPD) e convencional (SPC), na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Para cada sistema de plantio, aos 60 dias após o transplantio da cultura, foram realizadas 32 amostragens com quadrado vazado de 0,50 m de lado, onde as plantas daninhas foram coletadas ao nível do solo, separadas por espécie, contadas e levadas à estufa, até massa constante, para determinação da massa seca. A partir desses valores, determinaram-se as seguintes características: densidade, frequência, abundância, densidade relativa, frequência relativa, abundância relativa, massa seca relativa e índice de valor de importância relativa. Foram identificadas 18 espécies e 13 famílias botânicas; sendo a família Poaceae a mais representativa, seguida pela Amaranthaceae. Todas as espécies avaliadas estavam presentes no SPC, que apresentou densidade de 466,5 plantas m-2 com destaque para as espécies Cyperus rotundus e Triantema portulacastrum com 201 e 99 plantas m-2 respectivamente. No SPD, ocorreram 13 espécies com densidade de 79,12 plantas m-2, sendo o Phyllanthus tenellus e o Commelina benghalensis com maior densidade, embora, a espécie Croton lobatus tenha se destacado em relação às demais em relação ao acúmulo de massa seca. O sistema de plantio direto modificou a dinâmica da comunidade infestante, reduzindo a densidade total de plantas infestantes em 83,04% em relação ao plantio convencional.
id UFRR-4_3634c21abdf8b90593b6044096d34276
oai_identifier_str oai:oai.revista.ufrr.br:article/1647
network_acronym_str UFRR-4
network_name_str Agro@mbiente on-line
repository_id_str
spelling Fitossociologia de plantas daninhas na cultura do pimentão nos sistemas de plantio direto e convencional.Capsicum annum. Cobertura morta. Croton lobatos. Cyperus rotundus. Triantema portulacastrum.Objetivou-se com este trabalho realizar o estudo fitossociológico das plantas daninhas em área cultivada com pimentão nos sistemas de plantio direto (SPD) e convencional (SPC), na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Para cada sistema de plantio, aos 60 dias após o transplantio da cultura, foram realizadas 32 amostragens com quadrado vazado de 0,50 m de lado, onde as plantas daninhas foram coletadas ao nível do solo, separadas por espécie, contadas e levadas à estufa, até massa constante, para determinação da massa seca. A partir desses valores, determinaram-se as seguintes características: densidade, frequência, abundância, densidade relativa, frequência relativa, abundância relativa, massa seca relativa e índice de valor de importância relativa. Foram identificadas 18 espécies e 13 famílias botânicas; sendo a família Poaceae a mais representativa, seguida pela Amaranthaceae. Todas as espécies avaliadas estavam presentes no SPC, que apresentou densidade de 466,5 plantas m-2 com destaque para as espécies Cyperus rotundus e Triantema portulacastrum com 201 e 99 plantas m-2 respectivamente. No SPD, ocorreram 13 espécies com densidade de 79,12 plantas m-2, sendo o Phyllanthus tenellus e o Commelina benghalensis com maior densidade, embora, a espécie Croton lobatus tenha se destacado em relação às demais em relação ao acúmulo de massa seca. O sistema de plantio direto modificou a dinâmica da comunidade infestante, reduzindo a densidade total de plantas infestantes em 83,04% em relação ao plantio convencional.UFRR2014-05-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Científica no campo das Ciências Agráriasapplication/pdfhttps://revista.ufrr.br/agroambiente/article/view/164710.18227/1982-8470ragro.v8i1.1647AGRO@MBIENTE ON-LINE JOURNALRAGR; Vol. 8 No. 1 (2014); 119-126REVISTA AGRO@MBIENTE ON-LINE; Vol. 8 Núm. 1 (2014); 119-126REVISTA AGRO@MBIENTE ON-LINE; v. 8 n. 1 (2014); 119-1261982-8470reponame:Agro@mbiente on-lineinstname:Universidade Federal de Roraima (UFRR)instacron:UFRRporhttps://revista.ufrr.br/agroambiente/article/view/1647/1304Cunha, Jorge Luiz Xavier LinsFreitas, Francisco Cláudio Lopes deCoelho, Maria Eliani HolandaSilva, Marcio Gledson Oliveira daSilva, Kaliane de SouzaNascimento, Paula Gracielly Morais Lima doinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-05-03T00:53:36Zoai:oai.revista.ufrr.br:article/1647Revistahttps://revista.ufrr.br/index.php/agroambientePUBhttps://revista.ufrr.br/index.php/agroambiente/oai||scpuchoa@dsi.ufrr.br|| arcanjoalves@oi.com.br1982-84701982-8470opendoar:2014-05-03T00:53:36Agro@mbiente on-line - Universidade Federal de Roraima (UFRR)false
dc.title.none.fl_str_mv Fitossociologia de plantas daninhas na cultura do pimentão nos sistemas de plantio direto e convencional.
title Fitossociologia de plantas daninhas na cultura do pimentão nos sistemas de plantio direto e convencional.
spellingShingle Fitossociologia de plantas daninhas na cultura do pimentão nos sistemas de plantio direto e convencional.
Cunha, Jorge Luiz Xavier Lins
Capsicum annum. Cobertura morta. Croton lobatos. Cyperus rotundus. Triantema portulacastrum.
title_short Fitossociologia de plantas daninhas na cultura do pimentão nos sistemas de plantio direto e convencional.
title_full Fitossociologia de plantas daninhas na cultura do pimentão nos sistemas de plantio direto e convencional.
title_fullStr Fitossociologia de plantas daninhas na cultura do pimentão nos sistemas de plantio direto e convencional.
title_full_unstemmed Fitossociologia de plantas daninhas na cultura do pimentão nos sistemas de plantio direto e convencional.
title_sort Fitossociologia de plantas daninhas na cultura do pimentão nos sistemas de plantio direto e convencional.
author Cunha, Jorge Luiz Xavier Lins
author_facet Cunha, Jorge Luiz Xavier Lins
Freitas, Francisco Cláudio Lopes de
Coelho, Maria Eliani Holanda
Silva, Marcio Gledson Oliveira da
Silva, Kaliane de Souza
Nascimento, Paula Gracielly Morais Lima do
author_role author
author2 Freitas, Francisco Cláudio Lopes de
Coelho, Maria Eliani Holanda
Silva, Marcio Gledson Oliveira da
Silva, Kaliane de Souza
Nascimento, Paula Gracielly Morais Lima do
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Jorge Luiz Xavier Lins
Freitas, Francisco Cláudio Lopes de
Coelho, Maria Eliani Holanda
Silva, Marcio Gledson Oliveira da
Silva, Kaliane de Souza
Nascimento, Paula Gracielly Morais Lima do
dc.subject.por.fl_str_mv Capsicum annum. Cobertura morta. Croton lobatos. Cyperus rotundus. Triantema portulacastrum.
topic Capsicum annum. Cobertura morta. Croton lobatos. Cyperus rotundus. Triantema portulacastrum.
description Objetivou-se com este trabalho realizar o estudo fitossociológico das plantas daninhas em área cultivada com pimentão nos sistemas de plantio direto (SPD) e convencional (SPC), na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Para cada sistema de plantio, aos 60 dias após o transplantio da cultura, foram realizadas 32 amostragens com quadrado vazado de 0,50 m de lado, onde as plantas daninhas foram coletadas ao nível do solo, separadas por espécie, contadas e levadas à estufa, até massa constante, para determinação da massa seca. A partir desses valores, determinaram-se as seguintes características: densidade, frequência, abundância, densidade relativa, frequência relativa, abundância relativa, massa seca relativa e índice de valor de importância relativa. Foram identificadas 18 espécies e 13 famílias botânicas; sendo a família Poaceae a mais representativa, seguida pela Amaranthaceae. Todas as espécies avaliadas estavam presentes no SPC, que apresentou densidade de 466,5 plantas m-2 com destaque para as espécies Cyperus rotundus e Triantema portulacastrum com 201 e 99 plantas m-2 respectivamente. No SPD, ocorreram 13 espécies com densidade de 79,12 plantas m-2, sendo o Phyllanthus tenellus e o Commelina benghalensis com maior densidade, embora, a espécie Croton lobatus tenha se destacado em relação às demais em relação ao acúmulo de massa seca. O sistema de plantio direto modificou a dinâmica da comunidade infestante, reduzindo a densidade total de plantas infestantes em 83,04% em relação ao plantio convencional.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-05-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa Científica no campo das Ciências Agrárias
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.ufrr.br/agroambiente/article/view/1647
10.18227/1982-8470ragro.v8i1.1647
url https://revista.ufrr.br/agroambiente/article/view/1647
identifier_str_mv 10.18227/1982-8470ragro.v8i1.1647
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.ufrr.br/agroambiente/article/view/1647/1304
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFRR
publisher.none.fl_str_mv UFRR
dc.source.none.fl_str_mv AGRO@MBIENTE ON-LINE JOURNALRAGR; Vol. 8 No. 1 (2014); 119-126
REVISTA AGRO@MBIENTE ON-LINE; Vol. 8 Núm. 1 (2014); 119-126
REVISTA AGRO@MBIENTE ON-LINE; v. 8 n. 1 (2014); 119-126
1982-8470
reponame:Agro@mbiente on-line
instname:Universidade Federal de Roraima (UFRR)
instacron:UFRR
instname_str Universidade Federal de Roraima (UFRR)
instacron_str UFRR
institution UFRR
reponame_str Agro@mbiente on-line
collection Agro@mbiente on-line
repository.name.fl_str_mv Agro@mbiente on-line - Universidade Federal de Roraima (UFRR)
repository.mail.fl_str_mv ||scpuchoa@dsi.ufrr.br|| arcanjoalves@oi.com.br
_version_ 1799770040505991168