Época de semeadura de híbridos de milho forrageiro colhidos em diferentes estádios de maturação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Marcelo Cruz
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Gabriel, André, Faria, Marcos Ventura, Rossi, Evandrei Santos, Júnior, Omar Possatto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Agro@mbiente on-line
Texto Completo: https://revista.ufrr.br/agroambiente/article/view/2316
Resumo: Época de semeadura e ponto de corte de plantas de milho forrageiro são fatores importantes na produção de forragem de alto rendimento. O objetivo deste trabalho foi avaliar a participação dos componentes da planta em diferentes épocas de semeadura e estádios de colheita, em híbridos comerciais de milho recomendados para produção de forragem. O delineamento foi em blocos casualizados, com três repetições, esquema fatorial 4x2, sendo quatro híbridos de milho (P30B39H, DKB245, 2B688H e DKB330Y) e duas épocas de semeadura (outubro e novembro). O experimento foi conduzido no município de Guarapuava, PR. As avaliações foram realizadas nos estádios R4 e R5, sendo avaliados a porcentagem em matéria seca da folha (PPFOL), colmo (PPCOL), brácteas e sabugo (PPSAB), e grãos (PPGR) por meio de fracionamento da planta. O hibrido DKB245 apresentou menor participação de folhas, colmo, brácteas e sabugo, e maior participação de grãos nos estádios reprodutivos grãos farináceos e grãos farináceos duros, independente da época de semeadura. Com o avanço do estádio reprodutivo grãos farináceos para grãos farináceos duros houve elevação do percentual de grãos nos híbridos avaliados e redução na participação de folhas, colmos, brácteas e sabugo, nas duas épocas de semeadura (outubro e novembro). No estádio grãos farináceos duros os genótipos avaliados foram menos influenciados pelo efeito da época de semeadura, tendo maior participação de grãos para todos os genótipos, sendo a época indicada para a colheita da forragem.
id UFRR-4_4eeb8530150e26d468737cf1ede41ab2
oai_identifier_str oai:oai.revista.ufrr.br:article/2316
network_acronym_str UFRR-4
network_name_str Agro@mbiente on-line
repository_id_str
spelling Época de semeadura de híbridos de milho forrageiro colhidos em diferentes estádios de maturaçãoForragem. Fragmentação da planta. Ponto de colheita. Zea mays L.Época de semeadura e ponto de corte de plantas de milho forrageiro são fatores importantes na produção de forragem de alto rendimento. O objetivo deste trabalho foi avaliar a participação dos componentes da planta em diferentes épocas de semeadura e estádios de colheita, em híbridos comerciais de milho recomendados para produção de forragem. O delineamento foi em blocos casualizados, com três repetições, esquema fatorial 4x2, sendo quatro híbridos de milho (P30B39H, DKB245, 2B688H e DKB330Y) e duas épocas de semeadura (outubro e novembro). O experimento foi conduzido no município de Guarapuava, PR. As avaliações foram realizadas nos estádios R4 e R5, sendo avaliados a porcentagem em matéria seca da folha (PPFOL), colmo (PPCOL), brácteas e sabugo (PPSAB), e grãos (PPGR) por meio de fracionamento da planta. O hibrido DKB245 apresentou menor participação de folhas, colmo, brácteas e sabugo, e maior participação de grãos nos estádios reprodutivos grãos farináceos e grãos farináceos duros, independente da época de semeadura. Com o avanço do estádio reprodutivo grãos farináceos para grãos farináceos duros houve elevação do percentual de grãos nos híbridos avaliados e redução na participação de folhas, colmos, brácteas e sabugo, nas duas épocas de semeadura (outubro e novembro). No estádio grãos farináceos duros os genótipos avaliados foram menos influenciados pelo efeito da época de semeadura, tendo maior participação de grãos para todos os genótipos, sendo a época indicada para a colheita da forragem.UFRR2015-07-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Científica no campo das Ciências Agráriasapplication/pdfhttps://revista.ufrr.br/agroambiente/article/view/231610.18227/1982-8470ragro.v9i2.2316AGRO@MBIENTE ON-LINE JOURNALRAGR; Vol. 9 No. 2 (2015); 136-142REVISTA AGRO@MBIENTE ON-LINE; Vol. 9 Núm. 2 (2015); 136-142REVISTA AGRO@MBIENTE ON-LINE; v. 9 n. 2 (2015); 136-1421982-8470reponame:Agro@mbiente on-lineinstname:Universidade Federal de Roraima (UFRR)instacron:UFRRporhttps://revista.ufrr.br/agroambiente/article/view/2316/1576Mendes, Marcelo CruzGabriel, AndréFaria, Marcos VenturaRossi, Evandrei SantosJúnior, Omar Possattoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-07-06T21:41:51Zoai:oai.revista.ufrr.br:article/2316Revistahttps://revista.ufrr.br/index.php/agroambientePUBhttps://revista.ufrr.br/index.php/agroambiente/oai||scpuchoa@dsi.ufrr.br|| arcanjoalves@oi.com.br1982-84701982-8470opendoar:2015-07-06T21:41:51Agro@mbiente on-line - Universidade Federal de Roraima (UFRR)false
dc.title.none.fl_str_mv Época de semeadura de híbridos de milho forrageiro colhidos em diferentes estádios de maturação
title Época de semeadura de híbridos de milho forrageiro colhidos em diferentes estádios de maturação
spellingShingle Época de semeadura de híbridos de milho forrageiro colhidos em diferentes estádios de maturação
Mendes, Marcelo Cruz
Forragem. Fragmentação da planta. Ponto de colheita. Zea mays L.
title_short Época de semeadura de híbridos de milho forrageiro colhidos em diferentes estádios de maturação
title_full Época de semeadura de híbridos de milho forrageiro colhidos em diferentes estádios de maturação
title_fullStr Época de semeadura de híbridos de milho forrageiro colhidos em diferentes estádios de maturação
title_full_unstemmed Época de semeadura de híbridos de milho forrageiro colhidos em diferentes estádios de maturação
title_sort Época de semeadura de híbridos de milho forrageiro colhidos em diferentes estádios de maturação
author Mendes, Marcelo Cruz
author_facet Mendes, Marcelo Cruz
Gabriel, André
Faria, Marcos Ventura
Rossi, Evandrei Santos
Júnior, Omar Possatto
author_role author
author2 Gabriel, André
Faria, Marcos Ventura
Rossi, Evandrei Santos
Júnior, Omar Possatto
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Marcelo Cruz
Gabriel, André
Faria, Marcos Ventura
Rossi, Evandrei Santos
Júnior, Omar Possatto
dc.subject.por.fl_str_mv Forragem. Fragmentação da planta. Ponto de colheita. Zea mays L.
topic Forragem. Fragmentação da planta. Ponto de colheita. Zea mays L.
description Época de semeadura e ponto de corte de plantas de milho forrageiro são fatores importantes na produção de forragem de alto rendimento. O objetivo deste trabalho foi avaliar a participação dos componentes da planta em diferentes épocas de semeadura e estádios de colheita, em híbridos comerciais de milho recomendados para produção de forragem. O delineamento foi em blocos casualizados, com três repetições, esquema fatorial 4x2, sendo quatro híbridos de milho (P30B39H, DKB245, 2B688H e DKB330Y) e duas épocas de semeadura (outubro e novembro). O experimento foi conduzido no município de Guarapuava, PR. As avaliações foram realizadas nos estádios R4 e R5, sendo avaliados a porcentagem em matéria seca da folha (PPFOL), colmo (PPCOL), brácteas e sabugo (PPSAB), e grãos (PPGR) por meio de fracionamento da planta. O hibrido DKB245 apresentou menor participação de folhas, colmo, brácteas e sabugo, e maior participação de grãos nos estádios reprodutivos grãos farináceos e grãos farináceos duros, independente da época de semeadura. Com o avanço do estádio reprodutivo grãos farináceos para grãos farináceos duros houve elevação do percentual de grãos nos híbridos avaliados e redução na participação de folhas, colmos, brácteas e sabugo, nas duas épocas de semeadura (outubro e novembro). No estádio grãos farináceos duros os genótipos avaliados foram menos influenciados pelo efeito da época de semeadura, tendo maior participação de grãos para todos os genótipos, sendo a época indicada para a colheita da forragem.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa Científica no campo das Ciências Agrárias
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.ufrr.br/agroambiente/article/view/2316
10.18227/1982-8470ragro.v9i2.2316
url https://revista.ufrr.br/agroambiente/article/view/2316
identifier_str_mv 10.18227/1982-8470ragro.v9i2.2316
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.ufrr.br/agroambiente/article/view/2316/1576
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFRR
publisher.none.fl_str_mv UFRR
dc.source.none.fl_str_mv AGRO@MBIENTE ON-LINE JOURNALRAGR; Vol. 9 No. 2 (2015); 136-142
REVISTA AGRO@MBIENTE ON-LINE; Vol. 9 Núm. 2 (2015); 136-142
REVISTA AGRO@MBIENTE ON-LINE; v. 9 n. 2 (2015); 136-142
1982-8470
reponame:Agro@mbiente on-line
instname:Universidade Federal de Roraima (UFRR)
instacron:UFRR
instname_str Universidade Federal de Roraima (UFRR)
instacron_str UFRR
institution UFRR
reponame_str Agro@mbiente on-line
collection Agro@mbiente on-line
repository.name.fl_str_mv Agro@mbiente on-line - Universidade Federal de Roraima (UFRR)
repository.mail.fl_str_mv ||scpuchoa@dsi.ufrr.br|| arcanjoalves@oi.com.br
_version_ 1799770040605605888