Gerenciamento zootécnico na bovinocultura leiteira em regime de economia familiar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bett, Vanderlei
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Silva, Frederico Fonseca da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Agro@mbiente on-line
Texto Completo: https://revista.ufrr.br/agroambiente/article/view/207
Resumo: Objetivou-se com esse trabalho avaliar o gerenciamento da bovinocultura leiteira nas propriedades de economia familiar e traçar estratégias gerenciais para a produção. Neste trabalho foram estudadas três propriedades na região noroeste do Estado do Paraná, classificadas em alta, média e baixa tecnificação. Foram colhidos dados de manejo geral, nutricional e índices reprodutivos. Na de alta tecnificação o rebanho recebia ração total misturada, com silagem de milho e ração concentrada produzida na fazenda. Após a ordenha eram liberadas para os piquetes formados com grama estrela (Cynodon nlenfuensis). O intervalo entre partos médio do rebanho era de 14,65 meses. Recomendou-se a seleção de animais mais prolíferos. Na propriedade de média tecnificação, a ração foi formulada por um representante comercial, era misturada no chão com auxílio de uma enxada e continha falhas na formulação, pois não fechava em 100%. A exigência de energia líquida para lactação não era suprida, além de outros déficits, refletindo nos índices reprodutivos dos animais. Recomendou-se o fornecimento de dieta cujas exigências eram atendidas. Na propriedade com baixa tecnifi cação, a ordenha era realiza manualmente uma vez ao dia. A dieta fornecida possuía déficit de El lac, NDT, PB, frações da proteína e de extrato etéreo. Nesta propriedade recomendou-se a mudança da dieta, plantio de novas forrageiras e a efetiva manutenção das anotações zootécnicas. Concluímos neste estudo que o déficit energético leva ao retardamento da volta ao ciclo no pós-parto das vacas e, conseqüentemente, piora dos índices reprodutivos do rebanho.
id UFRR-4_a58ad7ef337d4c8e214cdf2afab5de62
oai_identifier_str oai:oai.revista.ufrr.br:article/207
network_acronym_str UFRR-4
network_name_str Agro@mbiente on-line
repository_id_str
spelling Gerenciamento zootécnico na bovinocultura leiteira em regime de economia familiarIntervalo entre partos. Período de serviço. Produção de leite.Objetivou-se com esse trabalho avaliar o gerenciamento da bovinocultura leiteira nas propriedades de economia familiar e traçar estratégias gerenciais para a produção. Neste trabalho foram estudadas três propriedades na região noroeste do Estado do Paraná, classificadas em alta, média e baixa tecnificação. Foram colhidos dados de manejo geral, nutricional e índices reprodutivos. Na de alta tecnificação o rebanho recebia ração total misturada, com silagem de milho e ração concentrada produzida na fazenda. Após a ordenha eram liberadas para os piquetes formados com grama estrela (Cynodon nlenfuensis). O intervalo entre partos médio do rebanho era de 14,65 meses. Recomendou-se a seleção de animais mais prolíferos. Na propriedade de média tecnificação, a ração foi formulada por um representante comercial, era misturada no chão com auxílio de uma enxada e continha falhas na formulação, pois não fechava em 100%. A exigência de energia líquida para lactação não era suprida, além de outros déficits, refletindo nos índices reprodutivos dos animais. Recomendou-se o fornecimento de dieta cujas exigências eram atendidas. Na propriedade com baixa tecnifi cação, a ordenha era realiza manualmente uma vez ao dia. A dieta fornecida possuía déficit de El lac, NDT, PB, frações da proteína e de extrato etéreo. Nesta propriedade recomendou-se a mudança da dieta, plantio de novas forrageiras e a efetiva manutenção das anotações zootécnicas. Concluímos neste estudo que o déficit energético leva ao retardamento da volta ao ciclo no pós-parto das vacas e, conseqüentemente, piora dos índices reprodutivos do rebanho.UFRR2010-05-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.ufrr.br/agroambiente/article/view/20710.18227/1982-8470ragro.v3i1.207AGRO@MBIENTE ON-LINE JOURNALRAGR; Vol. 3 No. 1 (2009); 42-52REVISTA AGRO@MBIENTE ON-LINE; Vol. 3 Núm. 1 (2009); 42-52REVISTA AGRO@MBIENTE ON-LINE; v. 3 n. 1 (2009); 42-521982-8470reponame:Agro@mbiente on-lineinstname:Universidade Federal de Roraima (UFRR)instacron:UFRRporhttps://revista.ufrr.br/agroambiente/article/view/207/199Bett, VanderleiSilva, Frederico Fonseca dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2010-05-24T22:04:33Zoai:oai.revista.ufrr.br:article/207Revistahttps://revista.ufrr.br/index.php/agroambientePUBhttps://revista.ufrr.br/index.php/agroambiente/oai||scpuchoa@dsi.ufrr.br|| arcanjoalves@oi.com.br1982-84701982-8470opendoar:2010-05-24T22:04:33Agro@mbiente on-line - Universidade Federal de Roraima (UFRR)false
dc.title.none.fl_str_mv Gerenciamento zootécnico na bovinocultura leiteira em regime de economia familiar
title Gerenciamento zootécnico na bovinocultura leiteira em regime de economia familiar
spellingShingle Gerenciamento zootécnico na bovinocultura leiteira em regime de economia familiar
Bett, Vanderlei
Intervalo entre partos. Período de serviço. Produção de leite.
title_short Gerenciamento zootécnico na bovinocultura leiteira em regime de economia familiar
title_full Gerenciamento zootécnico na bovinocultura leiteira em regime de economia familiar
title_fullStr Gerenciamento zootécnico na bovinocultura leiteira em regime de economia familiar
title_full_unstemmed Gerenciamento zootécnico na bovinocultura leiteira em regime de economia familiar
title_sort Gerenciamento zootécnico na bovinocultura leiteira em regime de economia familiar
author Bett, Vanderlei
author_facet Bett, Vanderlei
Silva, Frederico Fonseca da
author_role author
author2 Silva, Frederico Fonseca da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bett, Vanderlei
Silva, Frederico Fonseca da
dc.subject.por.fl_str_mv Intervalo entre partos. Período de serviço. Produção de leite.
topic Intervalo entre partos. Período de serviço. Produção de leite.
description Objetivou-se com esse trabalho avaliar o gerenciamento da bovinocultura leiteira nas propriedades de economia familiar e traçar estratégias gerenciais para a produção. Neste trabalho foram estudadas três propriedades na região noroeste do Estado do Paraná, classificadas em alta, média e baixa tecnificação. Foram colhidos dados de manejo geral, nutricional e índices reprodutivos. Na de alta tecnificação o rebanho recebia ração total misturada, com silagem de milho e ração concentrada produzida na fazenda. Após a ordenha eram liberadas para os piquetes formados com grama estrela (Cynodon nlenfuensis). O intervalo entre partos médio do rebanho era de 14,65 meses. Recomendou-se a seleção de animais mais prolíferos. Na propriedade de média tecnificação, a ração foi formulada por um representante comercial, era misturada no chão com auxílio de uma enxada e continha falhas na formulação, pois não fechava em 100%. A exigência de energia líquida para lactação não era suprida, além de outros déficits, refletindo nos índices reprodutivos dos animais. Recomendou-se o fornecimento de dieta cujas exigências eram atendidas. Na propriedade com baixa tecnifi cação, a ordenha era realiza manualmente uma vez ao dia. A dieta fornecida possuía déficit de El lac, NDT, PB, frações da proteína e de extrato etéreo. Nesta propriedade recomendou-se a mudança da dieta, plantio de novas forrageiras e a efetiva manutenção das anotações zootécnicas. Concluímos neste estudo que o déficit energético leva ao retardamento da volta ao ciclo no pós-parto das vacas e, conseqüentemente, piora dos índices reprodutivos do rebanho.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-05-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.ufrr.br/agroambiente/article/view/207
10.18227/1982-8470ragro.v3i1.207
url https://revista.ufrr.br/agroambiente/article/view/207
identifier_str_mv 10.18227/1982-8470ragro.v3i1.207
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.ufrr.br/agroambiente/article/view/207/199
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFRR
publisher.none.fl_str_mv UFRR
dc.source.none.fl_str_mv AGRO@MBIENTE ON-LINE JOURNALRAGR; Vol. 3 No. 1 (2009); 42-52
REVISTA AGRO@MBIENTE ON-LINE; Vol. 3 Núm. 1 (2009); 42-52
REVISTA AGRO@MBIENTE ON-LINE; v. 3 n. 1 (2009); 42-52
1982-8470
reponame:Agro@mbiente on-line
instname:Universidade Federal de Roraima (UFRR)
instacron:UFRR
instname_str Universidade Federal de Roraima (UFRR)
instacron_str UFRR
institution UFRR
reponame_str Agro@mbiente on-line
collection Agro@mbiente on-line
repository.name.fl_str_mv Agro@mbiente on-line - Universidade Federal de Roraima (UFRR)
repository.mail.fl_str_mv ||scpuchoa@dsi.ufrr.br|| arcanjoalves@oi.com.br
_version_ 1799770039611555840