Componentes de produção, produtividade e qualidade de sementes de feijão-caupi em Vitória da Conquista, Bahia.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Alexandre Carneiro da
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Morais, Otoniel Magalhães, Santos, Jerffson Lucas, d'Arêde, Lucialdo Oliveira, Silva, Pedro Bento da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Agro@mbiente on-line
DOI: 10.18227/1982-8470ragro.v8i3.1894
Texto Completo: https://revista.ufrr.br/agroambiente/article/view/1894
Resumo: Objetivou-se com este trabalho avaliar os componentes de produção, a produtividade e a qualidade de sementes de cultivares de feijão-caupi cultivadas em Vitória da Conquista, Bahia. Para isso, um experimento foi conduzido no delineamento estatístico de blocos ao acaso, com oito cultivares (BRS Marataoã, BRS Paraguaçu, BRS Pajeú, BRS Xiquexique, BRS Guariba, BRS Potengi, BRS Cauamé e BRS Itaim) e quatro repetições. Foram avaliados os componentes de produção: número de vagens por planta (NVP); número de sementes por vagem (NSV); peso de cem sementes (P100); porcentagem de sobrevivência de plantas (%SBV) e a produtividade de sementes (PROD). Para avaliar a qualidade fisiológica das sementes, foi determinado o teor de água (%U) e massa de mil sementes (MMIL) e foram realizados os testes de porcentagem de germinação (%G), primeira contagem da germinação (PC), condutividade elétrica (CE), porcentagem (%E) e índice de velocidade de emergência de plântulas (IVE). Os dados obtidos foram submetidos à análise de variância e as médias comparadas pelo teste de Tukey, adotando-se o nível de 5% de probabilidade de erro, e os componentes de produção correlacionados pelo método de Pearson. A elevada PROD alcançada por todas as cultivares, com média de 1.749,08 kg ha-1, e a boa qualidade fisiológica das sementes, que atende aos padrões de produção e comercialização, indicam que Vitória da Conquista, Bahia, possui condições favoráveis para a produção de sementes de feijão-caupi, com semeadura no mês de novembro. O NVP é o componente de produção que mais influencia a PROD.
id UFRR-4_b468fe16eb4a106436ee7c162e40307a
oai_identifier_str oai:oai.revista.ufrr.br:article/1894
network_acronym_str UFRR-4
network_name_str Agro@mbiente on-line
spelling Componentes de produção, produtividade e qualidade de sementes de feijão-caupi em Vitória da Conquista, Bahia.Vigna unguiculata. Ambiente de cultivoGerminaçãoVigor.Objetivou-se com este trabalho avaliar os componentes de produção, a produtividade e a qualidade de sementes de cultivares de feijão-caupi cultivadas em Vitória da Conquista, Bahia. Para isso, um experimento foi conduzido no delineamento estatístico de blocos ao acaso, com oito cultivares (BRS Marataoã, BRS Paraguaçu, BRS Pajeú, BRS Xiquexique, BRS Guariba, BRS Potengi, BRS Cauamé e BRS Itaim) e quatro repetições. Foram avaliados os componentes de produção: número de vagens por planta (NVP); número de sementes por vagem (NSV); peso de cem sementes (P100); porcentagem de sobrevivência de plantas (%SBV) e a produtividade de sementes (PROD). Para avaliar a qualidade fisiológica das sementes, foi determinado o teor de água (%U) e massa de mil sementes (MMIL) e foram realizados os testes de porcentagem de germinação (%G), primeira contagem da germinação (PC), condutividade elétrica (CE), porcentagem (%E) e índice de velocidade de emergência de plântulas (IVE). Os dados obtidos foram submetidos à análise de variância e as médias comparadas pelo teste de Tukey, adotando-se o nível de 5% de probabilidade de erro, e os componentes de produção correlacionados pelo método de Pearson. A elevada PROD alcançada por todas as cultivares, com média de 1.749,08 kg ha-1, e a boa qualidade fisiológica das sementes, que atende aos padrões de produção e comercialização, indicam que Vitória da Conquista, Bahia, possui condições favoráveis para a produção de sementes de feijão-caupi, com semeadura no mês de novembro. O NVP é o componente de produção que mais influencia a PROD.UFRR2014-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.ufrr.br/agroambiente/article/view/189410.18227/1982-8470ragro.v8i3.1894AGRO@MBIENTE ON-LINE JOURNALRAGR; Vol. 8 No. 3 (2014); 327-335REVISTA AGRO@MBIENTE ON-LINE; Vol. 8 Núm. 3 (2014); 327-335REVISTA AGRO@MBIENTE ON-LINE; v. 8 n. 3 (2014); 327-3351982-8470reponame:Agro@mbiente on-lineinstname:Universidade Federal de Roraima (UFRR)instacron:UFRRporhttps://revista.ufrr.br/agroambiente/article/view/1894/1427Silva, Alexandre Carneiro daMorais, Otoniel MagalhãesSantos, Jerffson Lucasd'Arêde, Lucialdo OliveiraSilva, Pedro Bento dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-12-14T07:52:32Zoai:oai.revista.ufrr.br:article/1894Revistahttps://revista.ufrr.br/index.php/agroambientePUBhttps://revista.ufrr.br/index.php/agroambiente/oai||scpuchoa@dsi.ufrr.br|| arcanjoalves@oi.com.br1982-84701982-8470opendoar:2014-12-14T07:52:32Agro@mbiente on-line - Universidade Federal de Roraima (UFRR)false
dc.title.none.fl_str_mv Componentes de produção, produtividade e qualidade de sementes de feijão-caupi em Vitória da Conquista, Bahia.
title Componentes de produção, produtividade e qualidade de sementes de feijão-caupi em Vitória da Conquista, Bahia.
spellingShingle Componentes de produção, produtividade e qualidade de sementes de feijão-caupi em Vitória da Conquista, Bahia.
Componentes de produção, produtividade e qualidade de sementes de feijão-caupi em Vitória da Conquista, Bahia.
Silva, Alexandre Carneiro da
Vigna unguiculata. Ambiente de cultivo
Germinação
Vigor.
Silva, Alexandre Carneiro da
Vigna unguiculata. Ambiente de cultivo
Germinação
Vigor.
title_short Componentes de produção, produtividade e qualidade de sementes de feijão-caupi em Vitória da Conquista, Bahia.
title_full Componentes de produção, produtividade e qualidade de sementes de feijão-caupi em Vitória da Conquista, Bahia.
title_fullStr Componentes de produção, produtividade e qualidade de sementes de feijão-caupi em Vitória da Conquista, Bahia.
Componentes de produção, produtividade e qualidade de sementes de feijão-caupi em Vitória da Conquista, Bahia.
title_full_unstemmed Componentes de produção, produtividade e qualidade de sementes de feijão-caupi em Vitória da Conquista, Bahia.
Componentes de produção, produtividade e qualidade de sementes de feijão-caupi em Vitória da Conquista, Bahia.
title_sort Componentes de produção, produtividade e qualidade de sementes de feijão-caupi em Vitória da Conquista, Bahia.
author Silva, Alexandre Carneiro da
author_facet Silva, Alexandre Carneiro da
Silva, Alexandre Carneiro da
Morais, Otoniel Magalhães
Santos, Jerffson Lucas
d'Arêde, Lucialdo Oliveira
Silva, Pedro Bento da
Morais, Otoniel Magalhães
Santos, Jerffson Lucas
d'Arêde, Lucialdo Oliveira
Silva, Pedro Bento da
author_role author
author2 Morais, Otoniel Magalhães
Santos, Jerffson Lucas
d'Arêde, Lucialdo Oliveira
Silva, Pedro Bento da
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Alexandre Carneiro da
Morais, Otoniel Magalhães
Santos, Jerffson Lucas
d'Arêde, Lucialdo Oliveira
Silva, Pedro Bento da
dc.subject.por.fl_str_mv Vigna unguiculata. Ambiente de cultivo
Germinação
Vigor.
topic Vigna unguiculata. Ambiente de cultivo
Germinação
Vigor.
description Objetivou-se com este trabalho avaliar os componentes de produção, a produtividade e a qualidade de sementes de cultivares de feijão-caupi cultivadas em Vitória da Conquista, Bahia. Para isso, um experimento foi conduzido no delineamento estatístico de blocos ao acaso, com oito cultivares (BRS Marataoã, BRS Paraguaçu, BRS Pajeú, BRS Xiquexique, BRS Guariba, BRS Potengi, BRS Cauamé e BRS Itaim) e quatro repetições. Foram avaliados os componentes de produção: número de vagens por planta (NVP); número de sementes por vagem (NSV); peso de cem sementes (P100); porcentagem de sobrevivência de plantas (%SBV) e a produtividade de sementes (PROD). Para avaliar a qualidade fisiológica das sementes, foi determinado o teor de água (%U) e massa de mil sementes (MMIL) e foram realizados os testes de porcentagem de germinação (%G), primeira contagem da germinação (PC), condutividade elétrica (CE), porcentagem (%E) e índice de velocidade de emergência de plântulas (IVE). Os dados obtidos foram submetidos à análise de variância e as médias comparadas pelo teste de Tukey, adotando-se o nível de 5% de probabilidade de erro, e os componentes de produção correlacionados pelo método de Pearson. A elevada PROD alcançada por todas as cultivares, com média de 1.749,08 kg ha-1, e a boa qualidade fisiológica das sementes, que atende aos padrões de produção e comercialização, indicam que Vitória da Conquista, Bahia, possui condições favoráveis para a produção de sementes de feijão-caupi, com semeadura no mês de novembro. O NVP é o componente de produção que mais influencia a PROD.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.ufrr.br/agroambiente/article/view/1894
10.18227/1982-8470ragro.v8i3.1894
url https://revista.ufrr.br/agroambiente/article/view/1894
identifier_str_mv 10.18227/1982-8470ragro.v8i3.1894
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.ufrr.br/agroambiente/article/view/1894/1427
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFRR
publisher.none.fl_str_mv UFRR
dc.source.none.fl_str_mv AGRO@MBIENTE ON-LINE JOURNALRAGR; Vol. 8 No. 3 (2014); 327-335
REVISTA AGRO@MBIENTE ON-LINE; Vol. 8 Núm. 3 (2014); 327-335
REVISTA AGRO@MBIENTE ON-LINE; v. 8 n. 3 (2014); 327-335
1982-8470
reponame:Agro@mbiente on-line
instname:Universidade Federal de Roraima (UFRR)
instacron:UFRR
instname_str Universidade Federal de Roraima (UFRR)
instacron_str UFRR
institution UFRR
reponame_str Agro@mbiente on-line
collection Agro@mbiente on-line
repository.name.fl_str_mv Agro@mbiente on-line - Universidade Federal de Roraima (UFRR)
repository.mail.fl_str_mv ||scpuchoa@dsi.ufrr.br|| arcanjoalves@oi.com.br
_version_ 1822181602118074368
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.18227/1982-8470ragro.v8i3.1894